Segundo Oscar Wilde, escritor britânico, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. Nessa linha de raciocínio, é preciso dar o primeiro em relação à precarização do trabalho no mundo contemporâneo, existente na sociedade brasileira. Nesse sentido, a modernização dos meios de produção e o descumprimento das leis trabalhistas são características associadas a essa precarização.
Diante desse cenário, a crescente modernização dos meios de produção corroboram o problema. Durante a primeira Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, surgiram diversas máquinas e muitas tarefas passaram a ser realizadas de forma mecanizada em fábricas e indústrias, o que fez muitos trabalhadores serem dispensados e ficarem desempregados. De maneira análoga, no atual século XXI, tal impasse persiste e é uma das causas da precarização do trabalho, pois, uma vez que os meios de produção possuem máquinas cada vez mais modernas e eficientes para a realização de tarefas, a mão de obra humana torna-se mais dispensável, ficando à mercê de condições de trabalho degradantes e precárias.
Outrossim, como consequência dessa intensa modernização dos meios de produção e da precarização do trabalho, tem-se o descumprimento das leis trabalhistas. Em meados da década de 1940, Getúlio Vargas, presidente do Brasil da época, criou a Consolidação das Leis Trabalhistas, que garante condições dignas de trabalho, como jornada de no máximo 8 horas e seguro-desemprego. No entanto, com a precarização do trabalho essas leis são descumpridas, visto que as pessoas desempregadas acabam recorrendo a condições pouco dignas de emprego, sem terem seus direitos respeitados, o que demonstra a necessidade de reverter essa situação.
Portanto, o Governo Federal deve investir na qualificação de trabalhadores, por meio de cursos profissionalizantes, que sejam gratuitos e acessíveis a pessoas de todas as idades, a fim de amenizar o desemprego gerado pela modernização dos meios de produção. Ademais, cabe ao Ministério do Trabalho, como instância máxima dos aspectos trabalhistas no país, realizar fiscalizações em grandes e pequenas empresas, por meio de entrevistas com trabalhadores e donos de núcleos empresariais, com o intuito de garantir que as leis trabalhistas sejam cumpridas. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo para a evolução citado por Oscar Wilde.
Projeto Redação
Olá, espero que goste da correção! Qualquer dúvida, mande-me uma mensagem.
Introdução:
Segundo Oscar Wilde, escritor britânico, “O [1] primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou [2] nação”. Nessa linha de raciocínio, é preciso dar o primeiro em relação à precarização do trabalho no mundo contemporâneo, existente na sociedade brasileira. [3] Nesse sentido, a modernização dos meios de produção e o descumprimento das leis trabalhistas são características associadas a essa precarização.
Obs.:
1 – Só será letra maiúscula quando antes da citação direta estiver posicionado dois pontos (:)
2 – Mantenha o paralelismo sintático. O correto é “[…] na evolução de um homem ou de uma nação”.
3 – O repertório foi bom e é legitimado, mas não há pertinência; todavia, ela poderia ser encontrada na produtividade feita pelo repertório, porém não há.
SUGESTÃO:
No entanto, ao seguir essa linha de raciocínio, percebe-se que a sociedade brasileira não tem tido essa evolução, já que parte do corpo social presencia a precarização do trabalho no mundo contemporâneo, o que faz com que o direito ao trabalho digno seja mutilado.
Desenvolvimento 01:
Diante desse cenário, a crescente modernização dos meios de produção corroboram [1] o problema. Durante a primeira Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, surgiram diversas máquinas e muitas tarefas passaram a ser realizadas de forma mecanizada [2] em fábricas e indústrias, o que fez muitos trabalhadores serem dispensados e ficarem desempregados. De maneira análoga, no atual século XXI, tal impasse persiste e é uma das causas da precarização do trabalho, pois, uma vez que os meios de produção possuem máquinas cada vez mais modernas e eficientes para a realização de tarefas, a mão de obra humana torna-se mais dispensável, ficando à mercê de condições de trabalho degradantes e precárias.
Obs.:
1 – Erro de concordância verbal. O correto é “corrobora”, pois concorda com “a crescente”.
2 – Ausência de vírgula para isolar o adjunto adverbial longo.
Em relação à argumentação, está ok. Só tome cuidado com o tópico frasal, pois você usou as mesmas palavras da tese, use sinônimos para não se prejudicar na Competência 4.
Desenvolvimento 02:
Outrossim, como consequência dessa intensa modernização dos meios de produção e da precarização do trabalho, tem-se o descumprimento das leis trabalhistas. Em meados da década de 1940, Getúlio Vargas, presidente do Brasil da época, criou a Consolidação das Leis Trabalhistas, que garante condições dignas de trabalho, como jornada de no máximo 8 horas e seguro-desemprego. No entanto, com a precarização do trabalho [1] essas leis são descumpridas, visto que as pessoas desempregadas acabam recorrendo a condições pouco dignas de emprego, sem terem seus direitos respeitados, o que demonstra a necessidade de reverter essa situação.
Obs.:
1 – Ausência de vírgula para isolar o adjunto adverbial.
– A argumentação está boa, mas senti falta de um maior aprofundamento. Poderia ter dado alguns exemplos de trabalhos precarizados, como o informal, o qual não garante ao cidadão o direito a férias remuneradas, bem como ao vale alimentação. Além disso, em alguns casos, esse tipo de trabalho não assegura o direito à segurança do indivíduo.
– Cuidado com a retomada da tese, repetiu a mesma coisa.
Conclusão:
Portanto, o Governo Federal [1] deve investir na qualificação de trabalhadores, por meio de* cursos profissionalizantes, que sejam gratuitos e acessíveis a pessoas de todas as idades, a fim de amenizar o desemprego gerado pela modernização dos meios de produção. Ademais, cabe ao Ministério do Trabalho, como instância máxima dos aspectos trabalhistas no país, realizar fiscalizações em grandes e pequenas empresas, por meio de* entrevistas com trabalhadores e donos de núcleos empresariais, com o intuito de garantir que as leis trabalhistas sejam cumpridas. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo para a evolução citado por Oscar Wilde.
1 – O recomendável é escrever “governo federal” com as iniciais minúsculas, porém o Enem não vai penalizar você caso faça desse jeito.
* Para evitar a repetição, poderia ter usado: por intermédio de, mediante, a partir…
Nota:
c1: 160
c2: 200
c3: 160
c4: 200
c5: 200
Total: 920, parabéns.