Estudante

A precarização das relações de trabalho

  • 0

A precarização do trabalho tem traços históricos, tendo em vista que durante a Revolução industrial, as condições de trabalho eram precárias. Contudo, após a promulgação da lei trabalhista, os direitos dos trabalhadores tornaram-se válidos, porém com o avanço da tecnologia na sociedade moderna, a mão de obra usada na Revolução Industrial se torna presente no século XXI, através da modernização das relações de trabalho decorrente da popularização dos aplicativos de contratação de serviço e da lacuna existente na lei para proteção dos direitos desses cidadãos.

Em primeira análise, pode-se mencionar, por exemplo, o filme “ Você não estava aqui” o personagem Ricky é entregador em uma empresa sem vínculo empregatício, com jornadas excessivas. Fora da ficção, esse cenário se torna presente, pois com o avanço da tecnologia o método de vendas por aplicativo se tornou constante, dessa forma aumentando o número de trabalhadores sem contrato formal, que por sua vez cumprem jornadas exaustivas, sem direito à hora extra, salário fixo, 13salário e até mesmo privando-os da contribuição previdenciária.

Outrossim, deve-se salientar que com a inovação crescente das relações de trabalho e tecnologia não possuir regulamentação, os acidentes de trabalho, no caso de motoristas e ciclistas, estão sendo mascarados ao negligenciar esses trabalhadores. Além disso, à falta de lei para proteção desses cidadãos, deixa escancarado a perversão desse processo de precarização trabalhista que deixa o trabalhador completamente desamparado.

Logo, é mister que o Estado tome as devidas providências para que essa problemática seja resolvida. Por isso, o Legislativo deve-se reunir com o Presidente da Câmara para formular um projeto de lei que regulamente os direitos dessa classe, para que possam exercer suas atividades de forma digna. Ademais, para que essa lei seja cumprida o Ministério do Trabalho, deve exercer sua função como órgão fiscalizador e verificar às empresas que fazem uso desses serviços para que não haja descumprimento das normas estabelecidas.

 

 

Coloquem notas, por favor , obrigada :)

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, parabéns pelo texto

    Quero deixar aqui minha opinião, tendo como critério os requisitos de uma dissertação.
    Bom o seu texto teve como base 2 argumentos e você trouxe alguns exemplos, isso é bom, porém poderia melhorar ainda mais, caso estivessem com uma visão um pouco mais profunda do contexto. Por exemplo, “Outrossim, deve-se salientar que com a inovação crescente das relações de trabalho e tecnologia não possuir regulamentação, os acidentes de trabalho, no caso de motoristas e ciclistas” nesse trecho nota-se a falta de organização do argumento. No entanto, essas são as minhas observações principais.
    Bons estudos Carol

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.