Iniciante

A PRECARIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO

  • 1

Para o filósofo Aristóteles, “o prazer no trabalho aperfeiçoa a obra”. A Ideia, entretanto, diverge do cenário atual brasileiro, pois, as relações de trabalho por muitas vezes exploram o proletário. Nesse sentido, é necessário analisar dois fatores agentes para o aumento da problemática: a disparidade de salários e a falta de conhecimento acerca dos direitos trabalhistas.

A priori, convém lembrar, o Mito de Sísifo, que foi condenado a viver eternamente num trabalho inútil e sem expectativa de mudança. No século XXI, isso reflete a situação de muitos trabalhadores terceirizados, que sofrem constantemente com atrasos no pagamento. Os mesmos, por falta de melhores oportunidades, exercem funções definidas como inferiores ou de pessoas sem tanta escolaridade, se submetendo a exploração como meio de sobrevivência.

Outrossim, não conhecer, logo, não usufruir dos seus direitos, diminui a expectativa de mudança. Esse aspecto pode ser detectado no personagem Fabiano, em Vidas Secas, que por ser analfabeto, é incapaz de criticar a exploração que sofria no trabalho. Do mesmo modo, muitos patrões e o próprio governo, veem na ignorância, um meio de enriquecer cobrando altos impostos, enquanto ao mesmo tempo ofertam um valor salarial desproporcional à força de trabalho gasta.

Logo, para serem oferecidas condições dignas de trabalho, faz-se necessário que o Ministério do Trabalho, em conjunto com o Poder Judiciário, fiscalize as regras contratuais estipuladas pelas empresas, obrigando-as a oferecer corretamente todos os auxílios estipulados pela lei aos funcionários. Ademais, essas organizações têm o dever de responder a toda contestação acerca de desvios salariais e prejuízos causados pelo excesso de trabalho. Dessa maneira, finalmente, o trabalhador poderá concretizar o pensamento de Aristóteles.

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei muito do texto redacional e da relação entre as alusões filosóficas e contemporaneidade do mundo do trabalho. Cabe salientar que a proposta de intervenção é coerente e faz referência a necessidades reais, porém, há alguns erros gramaticas e quanto a utilização de vírgulas, uma vez que não deve separar sujeito, verbo e complemento, além da estruturação do parágrafo não estar adequada. Assim, no geral, essa redação tem como nota “800”.

    • 1
  2. Caramba! Gostei muito da sua redação heyvictro. Você expôs bem a sua opinião diante do título sugerido e até fez uma citação de Aristóteles. Isso conta muito na nota. E outra coisa, seu texto esta bem organizado, está com uma ligação boa entre os 4 parágrafos.
    Mas vamos aos pequenos errinhos.
    Quando você vai começar um novo parágrafo, dá um espaço para justamente identificar que vais começar um novo parágrafo.
    E outra coisa que pode custar muito na sua nota: Não coloca respostas já na introdução de sua redação, você poderia ter encaixado esse trecho: ´´Nesse sentido, é necessário analisar dois fatores agentes para o aumento da problemática: a disparidade de salários e a falta de conhecimento acerca dos direitos trabalhistas.“ no começo do primeiro Desenvolvimento, ficaria melhor , dai é claro que você teria que rever algo ali, mas tome cuidado em colocar respostas já no início da redação.
    Bom , esses foram os erros que encontrei, é bom sempre dar uma olhada na pontuação , sempre tem alguma coisa chata pra se rever , mas é bom.
    É isso, você tem potencial, continue assim. Boa sorte.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.