A precariedade da saúde pública do Brasil

  • 2

A grande revolta de quase 90% da população brasileira com o sistema de saúde público é algo alarmante, tanto quanto o tempo de espera na fila do sus (sistema único de saúde) como também pela falta de médicos qualificados e dispostos a fazer um bom trabalho.

O sus tinha tudo para ser o melhor sistema de saúde público do mundo, porém a sua má administração de recursos deixa a desejar. Por vezes ouvimos falar de pessoas que morreram na fila de espera, no aguardo por uma consulta ou um exame que deveria ser tido como emergência, mas ao invés disso foi tratado com total descaso.

Em contrapartida com aqueles que não foram atendidos, temos aqueles que foram atendidos mas receberam um péssimo atendimento. Médicos pouco receptivos ou simpáticos, totalmente sem preparo para fazer um trabalho eficiente e extremamente desanimados com a sua profissão, não inspirando confiança no paciente.

A melhor forma de resolver os problemas citados acima seria criando uma pirâmide de prioridades. Como base é preciso de uma melhor administração de recursos, para que assim seja possível pôr no meio a contratação de novos médicos melhores qualificados, remunerar bem cada funcionário, comprar máquinas e equipamentos mais eficientes e por último, no topo da Pirâmide estaria a diminuição do tempo de espera.

Compartilhar

5 Correções

  1. O assunto e as ideias foram bem elaboradas, porem mal apresentadas. Procure praticar mais a estrutura e organização da sua redação antes de fazer ela.
    Lembre sempre:
    PRIMEIRO PARAGRAFO – TEMA, TESE, PROBLEMA (sem o aprofundamento)
    SEGUNDO E TERCEIRO PARAGRAFO – OS SEUS ARGUMENTOS, O APROFUNDAMENTO DO TEMA JA CITADO NO PRIMEIRO PARAGRAFO
    QUARTO PARAGRAFO – RETOMADA DA TESE E SUA INTERVENÇÃO OU CONCLUSÃO SOBRE O TEMA (depende de qual objetivo é a sua redação, se for para o Enem use intervenção, se for para vestibulares não é obrigatorio)

    • 0
  2. acho que você poderia desenvolver melhor sua introdução…
    apresentar o tema de forma mais direta seria algo legal.
    ex:
    “A grande revolta de quase 90% da população brasileira com o sistema de saúde públicA é algo alarmante.”
    e depois você coloca a tese, os argumentos e a P.I
    é importante deixar bem claro p corretor/leitor qual é a sua tese, seus argumentos…

    • 0
  3. Uma boa redação, trata do problema e tenta dar uma solução pra ele .Mas achei que poderia ser mais clara poderia pra mim parecia que tinha duas introduções.
    Depois de terminada a redação é sempre bom dar uma revisada para ter certeza que está tudo correto , e com a leitura fica mais fácil de ver também os de concordância

    • 0
  4. Olá! Creio que poderia anexar o primeiro e segundo parágrafos em um desenvolvimento e criar uma introdução que contextualize um pouco mais através de contradições pontos de intervalo… ou seja, poderia ter um primeiro parágrafo conciso mas informativo (que forneça ao leito apenas o necessário até que chegue ao desenvolvimento).
    Poderia manter seu terceiro desenvolvimento, que nesse modelo sugerido se tornaria o segundo e criar um próximo parágrafo falando sobre o que poderia melhorar na educação para que haja “médicos melhores qualificados “.
    Tente usar advérbios no início do último parágrafo, para que a conclusão torne-se mais consistente.

    • 0
  5. INTRODUÇÃO: Poderia ter trabalho mais nela, mas conseguiu trazer o problema e pincelou os dois parágrafos de desenvolvimento. Notei um pequeno erro ortográfico: seria “saúde pública”.
    DESENVOLVIMENTO: Conseguiu problematizar bem os dois problemas.
    CONCLUSÃO: Você pensou em uma boa proposta de intervenção, mas acabou esquecendo de citar quem seria o agente para solucionar esse problema, talvez perdesse pontos na competência 5, mas foi uma boa idéia de proposta.
    • Senti a falta de repertório sócio-cultural, algo bastante avaliado em redações no Enem.
    Parabéns :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.