No filme estadunidense “The Duff”, a personagem Bianca passa a sofrer bullying no ambiente escolar após um vídeo da mesma ser publicado na internet por um de seus colegas. Fora da ficção, diversas crianças e adolescentes passam por situação semelhante à da personagem Bianca. Nesse contexto, fica evidente que bullying ainda é um problema comum nas escolas brasileiras, tendo como principal motivo a insuficiência dos gestores escolares em garantir um ambiente seguro e igualitário, bem como o crescimento desses indivíduos em ambientes que normalizam tais práticas.
A priori, é obrigação dos gestores da escola garantir um ambiente seguro para melhor desenvolvimento do aprendizado e da socialização. Contudo, como mostra a pesquisa da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, cerca de 40% dos estudantes sofreram algum tipo de violência física ou verbal dentro da escola, esse dado evidencia que esses gestores estão falhando em cumprir suas obrigações perante as escolas onde trabalham. Assim, essa insuficiência administrativa deixa alunos sujeitos às práticas de violência causadas pelo bullying.
Outrossim, de acordo com o sociólogo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar, influenciada pelo ambiente onde se está inserido. Portanto, o bullying encaixa-se na teoria do autor, se uma criança cresce em uma família que normaliza práticas comum ao bullying, como piadas para inferiorizar alguém, esse indivíduo em formação tende a repetir tais comportamentos. Dessa maneira, o ambiente onde a criança cresce teria influência sobre seus comportamentos, repetindo ações que são comuns em seu convívio.
Diante desses aspectos, fica imperativo ao Ministério da Educação educar os gestores para lidar e combater o bullying dentro de suas escolas por meio de cursos preparatórios obrigatórios a fim de promover um escola segura e igualitária. Ademais, cabe ao Governo Federal, junto às escolas, promoverem campanhas que conscientizem as famílias sobre os problemas gerados pela normalização do bullying nos ambientes onde as crianças crescem a fim de influenciar estas a comportamentos saudáveis. Desse modo, evitando que mais crianças como a Bianca não sofram mais agressões como esta no ambiente escolar.
MarinaBicalho
Oii!!
Você fez uso de excelentes referências, continue assim .No entanto, tome cuidado ao usa referências de filmes e séries que não sejam brasileiros, dê sempre prioridade aos filmes nacionais.
Ademais, também mostrou um ótimo desempenho quanto ao uso dos conectivos, senti falta apenas do uso de algum no início da redação, como por exemplo “De acordo com o filme…”, “Analogamente ao filme…”.
No mais a sua redação está ótima,parabéns!!