No filme “Extraordinário”, é retratado a história de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma deformidade facial. Aos dez anos de idade, ele frequentará a escola pela primeira vez, todavia, por ser portador de uma doença crônica, o protagonista é vitima de bullying por parte de seus colegas de classe. No contraste fictício com a realidade contemporânea brasileira, é notório os impasses à pluralidade de diferentes indivíduos em âmbito escolar. Isso ocorre tanto pela pelo déficit nas relações interpessoais familiar quanto pela negligência do estabelecimento de ensino.
Em primeira plano, é relevante destacar a importância do núcleo familiar no comportamento do indivíduo que prática o bullying, visto que é uma instituição para a formação ética e moral. Desse modo, com a ausência dos país na formação educacional, o indivíduo estará propício a praticar tanto a violência psicológica quanto a física em âmbito escolar. Sob esse viés, o filosófo John Locke afirma em sua teoria que o ser humano nasce como uma tela em branco que é preenchida com experiências e influências. Nesse sentido, observa-se que as práticas adotadas pelo público infanto-juvenil, tem origem no cotidiano de suas famílias, justamente pela insuficiência de ensinamento das consequências que os atos agressivos podem trazer ao indivíduo que sofreu esse tipo de violência.
Outrossim, funcionários escolares tendem a ignorar as desavenças entre os alunos por considerarem uma fase, que posteriormente deixa o vitimado sem proteção. E, em outros casos, propagam a ideia de que o agredido deve ignorar as pseudo-brindadeiras, o que responsabiliza a vítima por sua infelicidade, exclusão e depressão. Dessa forma, pela falta de respaldo no meio escolar e, muitas vezes, a ocultação de sua situação para os familiares, o aluno é instigado a cometer atos de mutilação, suicídio e vingança, como o ocorrido no ano de 2017, em Goiânia, no qual um estudante levou uma arma à escola e disparou tiros contra alunos.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para o combate à prática de bullying em escolas brasileiras. As instituições de ensino devem capacitar os professores e toda a equipe pedagógica para que eles saibam como identificar e lidar com o conflito. Com isso, as vítimas recebem o suporte necessário para superar e enfrentar o que aconteceu e o agressor é punido tendo a noção que seus atos foram errados e que isso não poderá ocorrer novamente. Ademais, o Ministério da Educação e a mídia devem criar animações que sejam transmitidas em horário nobre refente às consequências dos atos conflituosos a fim de que os jovens tenham consciência dos danos aos indivíduos que sofreram tal agressão. Espera-se desse modo que a violência sofrida pelo protagonista do filme seja diferente.
DaviMCutrim
Obs:
D1- “ausência dos país” (linha 4)- pais e não país
D1- “Nesse sentido, observa-se que as práticas adotadas pelo público infanto-juvenil, tem origem no cotidiano de suas famílias” (linha 9)- concordância verbal
Nesse sentido, observa-se que as práticas adotadas pelo público infanto-juvenil TÊM origem no cotidiano de suas famílias
Conclusão: “Espera-se desse modo que a violência “- use as vírgulas para isolar o aposto explicativo. = Espera-se, desse modo, que a violência
Myrian Moraes
Seu texto está muito bom! É evidente que você tem um amplo repertório sociocultural e acredito que receberia a nota máxima neste critério, pois utilizou-os de forma inteligente. Também percebo que você domina o uso de recursos coesivos, o que é muito importante para a relação entre as partes do texto e te garantirá uma boa nota global.
Apenas indico para tomar cuidado com alguns pontos, por exemplo, algumas partes do texto estão levemente confusas na estruturação. Tente organizar um pouco mais as ideias, e sintetizar alguns pontos para não escrever frases muito extensas ou muito curtas. Já que você tem bastante bagagem cultural, é importante saber aplicá-la de forma coerente (que foi o que você fez na maior parte do texto). Acredito que você também perderia um pouco de nota no primeiro critério por alguns desvios gramaticais, mas também nada tão grave.
Por fim, a conclusão está boa, só precisa de um detalhamento melhor e sintético, para que o parágrafo também não fique extenso demais.
Creio que você receberia entre 900 a 940 nesta redação, pois está ótima. Continue assim e bons estudos! :)
Faileszz
Olá, muito obrigado por sua correção. Eu gostaria que você me apontasse quais sãos os erros gramaticais. :) ########################################################################################################################################################################################################################################################
amandaramos219
Bom a redação abordada acima, é de exrema importância para o nosso cotidiano, efim, vamos lá!
Introdução: Apresenta um conhecimento excelente do tema e da escrita formal da lingua portuguesa, obtem alguns devios aceitaveis, usa conectivos adequados ao tema.
Desenvolvimento: Prpicio ao tema, demostrar domínio a argumentação do tema e aplica conceitos fundamentais que tende a melhor compeeensão do tema.
Conclussão: O tema tem uma conclusão ao nivel de peculiaridade, bem detalhada e argumentada, envolvendo mais de dois agente, pois todos tem o dever de contribuir para sanar com o bullying em todos os locais e meios sociais, existentes.
Também usou o contexto do acontecimento em Goiania, ou seja, demosntrou um conhecimento do mesmo ao assunto e suas adversidsades no meio em que vivemos.
c1= 180
c2=200
c3=180
c4=160
c5=200
Total= 920 pontos