A série norte-americana “13 Reasons Why” passa-se a personagem Hannah Backer que suicida-se após ser vítima de bullying, machismo, objetificação feminina, estupro, entre outros fatores. Infelizmente, a narrativa se faz presente no Brasil, porém diferente dos Estados Unidos, a luta contra o bullying aqui é muito recente, e precisa ser valorizada, principalmente no ambiente escolar.
Em primeiro lugar, vale trazer o livro “Sociedade do Espetáculo” do filósofo e sociólogo Guy Debord, onde é explicitado sua teoria de que pessoas vivem suas vidas como se fosse uma performance, tentando aparentar sempre o seu melhor e aparentar a perfeição. A teoria se comprova correta entre milhares de adolescentes brasileiros na vida escolar, onde uns querem a tal popularidade para serem aclamados pelos demais, e muita das vezes acabam intimidando outros jovens, geralmente pela aparência física, status ou nível de intelecto, quando muito baixo ou muito alto.
Por conseguinte, vê-se que o bullying pode ocasionar sérios problemas de acordo com a gravidade e do tempo de exposição aos maus-tratos . Em matéria do Ministério da Educação, Cléo Fante, doutora em ciências da educação, mostra consequências desses ataques como: déficit de atenção, queda de rendimento escolar e desmotivação. O fato citado muitas vezes pode levar a evasão escolar e até a reprovação. Além disso, outra consequência drástica é o suicídio, como mostrado em “13 Reasons why” com a Hannah, personagem principal.
Diante do exposto, portanto, percebê-se que o bullying é algo inaceitável, precisando se freado. Assim, o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Justiça, devêm, por meio de lei, saciar que todas as escolas brasileiras tenham atendimento a psicólogos nas instituições para amparar ataques de agressores, e orientar as vítimas de maneira correta. A mídia deve criar projetos de conscientização, por meio de campanhas publicitárias, assim como as escolas públicas e particulares, devêm promover palestras aos alunos, como maneira de conscientizá-los e ainda promover debates entre os mesmos sobre a problemática. Deste modo, seria possível acabar com a prática do bullying nas escolas do Brasil.
A pratica do bullying nas escolas brasileiras
Compartilhar
brendafreire
Introdução:
1- Não é errado usar o nome original da série (13 Reasons Why) mas já que a série possui tradução em português, o recomendado é usar o nome “Os Treze Porquês”.
2- Cuidado ao citar outros sofrimentos da personagem além do bullying para não fugir do tema.
3- Eu não usaria a palavra “aqui” na redação. Se você retira-la, o texto continua fazendo sentido.
4- Faltou a tese, a sua introdução não deixa claro para o leitor quais serão seus argumentos
D1:
1- Bom repertório sócio-cultural, a alusão complementa bem o seu argumento
D2:
1- Você traz dois repertórios mas não se aprofunda muito em nenhum deles, o que faz com que as suas alusões fiquem rasas.
Proposta de Intervenção:
1- O ENEM pede proposta de intervenção para somente um dos seus argumentos. Colocando três você acaba gastando muita linha (deixando menos linhas para o Desenvolvimento 1 e 2) e o corretor só vai corrigir uma, ou seja você vai gastar tempo e linhas atoa (duas coisas muito importantes no ENEM)
2- Quando você traz mais de uma proposta de intervenção, você acaba correndo o risco de escrever propostas rasas (O que te faz perder ponto na Competência 5). O seu primeiro argumento é muito bom, se você desenvolve-lo melhor e tirar os outros argumentos com certeza vai tirar 200 na C5.
3- Ao escrever a proposta de intervenção, lembre-se de incluir agente, ação, modo, finalidade e detalhamento.
Espero ter ajudado, você tem bastante potencial para escrever redação e está no caminho certo. Continue praticando que o 1000 logo logo vem.
Natally
Oi Iago, tudo bom? Vou tentar pontuar alguns erros q observei na sua redação, tá?!
Inicialmente, ao citar séries/filmes coloque em português- “Os Treze Porquês”
“A série norte-americana “13 Reasons Why” passa-se a personagem Hannah Backer que suicida-se após ser vítima de bullying, machismo, objetificação feminina, estupro, entre outros fatores.”- nessa parte vc poderia colocar “Na série norte-americana “Os Treze Porquês”, a personagem Hannah Backer comete suicídio após ser vítima de bullying na escola em que estudava”
*Se o tema é sobre bullying, é irrelevante vc colocar as demais coisas q ela sofreu, saca?
Seu D1 está ok, foi ótimo trazer a sociedade do espetáculo.
Você poderia ter aprofundado mais a questão do suicídio no D2
Na conclusão, sua primeira proposta está ok, porém percebi que vc colocou 3 propostas, certo?! Ao invés de três, tente colocar apenas duas e detalhe uma delas.
Além disso, se atente aos conectivos, sempre que começar um período adicione um conectivo diferente.
Continue praticando, vc está no caminho certo!!
Boa sorte.
layllagrasi
Boa tarde, texto bem aplicado, com apresentação de repertório sociocultural produtivo, fez bem aplicar duas Propostas de Intervenção mas ambas ficaram incompletas, ao meu ver. Houve alguns erros na C1, principalmente virgulas. Espero ter ajudado!
NOTA: 880
C. 1: 160
C. 2: 160
C. 3: 200
C. 4: 200
C. 5: 160