A Prática do Bullying entre os Adolescentes no Brasil

  • 1

O bullying é um dos vilões da adolescencia, que envolve quase 30% dos estudantes brasileiros- seja práticando ou sofrendo a violencia caracterizada por agressões verbais ou físicos, intencionais, aplicadas repetidamente contra uma pessoa ou um grupo. Mas a grande maioria desse total, 20,8%, é formada por agressores. Ou seja, um em cada cinco jovens na faixa dos 13 anos 15 anos pratica bullying contra colegas no Brasil.

É importante ressaltar, em primeiro plano, que uma das consequencias comuns dessa violencia é psicológica, e leva ao descontentamento da vítima quanto á própria imagem, por exemplo. ´´Tanto o déficit como, principalmente, o excesso de peso, podem gerar insatisfação e até mesmo distinção em relação á forma como o próprio corpo é percebido“, destaca o estudo do IBGE. Esse é um problema que atinge principalmente as meninas. Cerca de um terço delas (31,1%) dizia estar tentanto emagrecer, mas uma proporção bem menor, de 19,1%, respondeu que se achava gorda ou muito gorda. Por outro, entre os meninos, a prioridade era ganhar peso para 19,6% dos entrevistados, e 8,4% deles admitiram ter recorrido a medicamentos sem orientação profissional com esse objetivo.

Cabe mencionar, em segundo plano, a violencia, muitas vezes, começa em casa. Mais de 10% desses adolescentes disseram ter sido fisicamente agredidos por um adulto de sua família. Nesse caso, o ataque ás meninas é mais comum (relatado por 11,5% delas) de que aos meninos (9,6%). A agressão pode ser feita por uma ou mais pessoas geralmente adolescentes em fase escolar contra um ou mais colegas. De acordo com o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, 17,5% dos estudantes das escolas brasileiras, na faixa de 15 anos, revelaram terem sido alvo de algum tipo de bullying. Atualmente é muito comum tanto o bullying quanto outras violencias, em escolas e, na maioria das vezes, eles caminham juntos.

Fica evidente, portanto que para se combater o bullying entre os adolescentes no Brasil, as escolas e os seus professores quanto mais se entender que as crianças e jovens poderão se tornar seres humanos mais exepcionais a partir das oportunidades que lhes são oferecidas no ambiente educativo. Cabe ao governo confecçionar, cartilhas e panfletos explicando o assunto sobre o Bullying.

Compartilhar

1 Correção

  1. Em primeiro lugar, se atente aos erros gramaticais presentes em sua redação, essa é a competência I.
    Em seu texto você explicou os assuntos através de dados, porém, sua redação acabou ficando apenas expositiva. Sem uma tese argumentativa, que expresse sua opinião, acaba que sua redação não cumpre com o objetivo principal de um texto dissertativo-argumentativo.
    com relação à conclusão, se atente na descrição de sua proposta de intervenção, direcionando o leitor ao entendimento do que precisa ser feito.
    Faça novamente sua redação se atentando as medidas ditas acima, e note a diferença de coesão e coerência.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.