O convívio social é um fator muito importante para a sociedade, principalmente no ambiente escolar entre os adolescentes que interagem através da amizade formando grupos que compartilham experiências e aprendem uns com os outros.
Em consequência disso, é indubitável que essas relações afetivas deveriam acontecer de forma saudável, mas infelizmente isso não acontece. O resultado disso é a prática do Bullying nas escolas brasileiras, em que os alunos usam da violência tanto física quanto psicológica para deixar a vítima com a sensação de medo, tristeza e a incapacidade de resolver o problema sozinho.
Nesse contexto, outro fator preocupante é o Ciberbullyng que possui as mesmas características, entretanto pode causar transtornos maiores, pois não possui barreiras físicas. O filme Bullying Virtual retrata a história da Taylor uma jovem comum que ganha um computador de presente dos pais e logo cria um perfil em uma rede social, causando assim a exposição da sua vida pessoal e como consequência a exclusão pelos conhecidos no mundo real.
Portanto, faz- se necessário que as escolas e universidades possam promover palestras abordando essa temática em conjunto, com os profissionais de saúde conscientizando os estudantes e orientando os pais. Sobre o Ciberbullyng é importante que os responsáveis sejam punidos com as leis de crime virtual, e também possam indenizar os prejudicados para que essa situação não aconteça novamente.
GabrielF21
Senti falta de conectivos no seu texto, essa foi a primeira coisa que notei quando li.
Outra coisa também foi na sua introdução, que acabou não mostrando que caminho você iria seguir na sua redação
A falta de conectivos é um outro problema, eu notei que faltou bastante deles na sua redação.
No mais, se você treinar chega lá. Fora alguns problemas, sua ortografia é boa. Você só precisa entender melhor sobre o texto argumentativo-dissertativo. Boa sorte!
jessica51
Você escreveu bem, no entanto sua redação não parece uma dissertação, está parecendo mais um artigo de opinião.
Na introdução você deve contextualizar e logo depois definir sua tese para depois argumentar sobre ela nos desenvolvimentos trazendo dados que prove o que vc está falando.
gostei da conclusão.
Fora isso, sua redação está bem escrita. Continue praticando, a prática leva a perfeição. espero ter ajudado
lola
Primeiramente, é uma redação bem escrita, Parabéns, no entanto, na Introdução, falta o seu ponto de vista a cerca do assunto, ou seja, a sua opinião. A sua argumentação é boa, mas é necessário você deixá-la mais clara, pois o texto acaba sendo muito expositivo e pouco argumentativo. Há uma falta de conexão das partes do texto, em ambos os desenvolvimento não ocorre isso, então é necessário que você reveja esse tópico. Sinto também a falta de pontuação, explicando melhor, num parágrafo é aconselhável se ter 3 períodos, o que não ocorre em seu texto. Sobre a Conclusão, no modelo Enem, que requer a proposta de intervenção, na minha opinião a sua esta um tanto vaga, falta o detalhamento. Veja melhor a construção da intervenção. Foi bom ter usado o filme, como repertório e as conjunções como forma de deixar o texto coeso.
Sua nota, provavelmente se aproximaria dos 650/700. Obrigada.
Nathalya Beatriz
Sua introdução ficou bem superficial e não abordou a tese explicitamente nem mostrou seu posicionamento acerca da problemática,e a função da introdução é exatamente essa,devendo apresentar a seguinte estrutura: CONTEXTUALIZAÇÃO+ TESE+ POSICIONAMENTO. Sendo muito importante já expor os dois (ou mais) argumentos que vc apresentará no desenvolvimento. Aliás, é super aconselhado iniciar a introdução com uma alusão ou descrição, deixando bem claro a tese em questão.
No desenvolvimento também é necessário seguir uma ordem estrutural,sem inverter nada,da qual se baseia em: REAFIRMAÇÃO DO ARGUMENTO ANTERIOR + TÓPICO FRASAL (resumo do ponto de vista que será abordado) + ANÁLISE CRÍTICA + VOZ DE AUTORIDADE, sendo muito relevante a necessidade de demonstrar repertório sociocultural (no seu texto vc o utilizou, falando do filme, mas não estabeleceu um racicínio final) e também expor dados (estatísticos,percentuais…) concretos que sustentem seus argumentos (no caso,vc não colocou). Além disso,é muito importante fazer muito uso dos conectivos e dos elementos de retomada no decorrer dos parágrafos e também dos períodos, para estabelcer coesão e coerência em todo o texto.
E por fim, na conclusão, além de ser necessário fazer um desfecho de tudo que foi dito (isso vc realizou), na proposta de intervenção vc apenas citou as ações, sem especificá-las como é exigido. Os elementos que devem compor a proposta de intervenção são: ação, agente da ação (Ex:Ministério da Educação), modo/meio com que a ação será realizada, finalidade da ação e detalhamento de um desses elementos. E além disso,é super importante fazer a retomada do que foi dito na introdução, estabelecendo assim a conexão do texto como um todo.
Com um pouco mais de estudo da microestrutura do texto dissertativo-argumentativo, e com a prática, vc chega lá! :)