Iniciante

A prática do bullying e ciberbulling nas escolas brasileiras.

  • 0

*Favor realizar correção de acordo com as competências do Enem.

Promulgada pela Constituição Federal de 1988 no Artigo 5º garante a todos os indivíduos o censo de igualdade e o resguardo de seus direitos, sendo eles a proteção psicológica e física no ambiente escolar e no meio da tecnologia e do bem-estar social. Conquanto, com a ausência de projetos nas Instituições de Ensino no qual uma das demandas seja a diminuição desta prática e o exacerbado aumento dos atos discriminatórios e violentos no meio da internet, vem impossibilitando que essa parcela da sociedade desfrute do direito da proteção tendo contato então com bullying e ciberbullying. Nessa perspectiva esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.

A educação é o fator principal para o desenvolvimento de uma país. Hodiernamente, ocupando a nona posição da economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado deste contraste é claramente refletido na ausência de projetos e demandas que visem erradicar e gerir de forma qualitativa atos de violência nos ambientes escolares sendo o bullying. Segundo uma pesquisa realizada no ano de 2015 pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes, expõe que um em cada dez estudantes brasileiros é vitima de bullying. Diante do exposto, é de extrema urgência que tais atos ocorridos dentre crianças e adolescentes sejam diminuídos, através de oficinas, palestras e campanhas que atenda tais impasses, visando a realização de um ambiente livre de violências e preconceitos.

Faz-se mister, ainda, salientar que devida a globalização mundial, o uso da internet e meios de comunicação rápida aumentaram de forma significante e com isto as redes sociais também, levando o aumento exponencial de conflitos dentro da mesma, sendo praticada o ciberbullying de forma cotidiana. Segundo o Instituto de Pesquisa, o Brasil é o 2º país com mais casos de ciberbullying no mundo no ano de 2018. Diante de tal contexto, é necessário ações que realizem o amparo e restruturação de leis do Marco Civil da internet que visa a proteção de usuários, estabelecendo direitos e deveres, criado no ano de 2014, inserindo maior demandas contra atos que possam apresentar ameaças á segurança, paz e direitos de seus usuários.

Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a integridade dos cidadãos visando á construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações será revestido em demandas em ambientes escolares e instituições de ensino que gere ações de campanhas, palestras e oficinas que vise a democratização de um ambiente livre de violências sendo uma delas o bullying, e inserindo profissionais fixos sendo psicólogos para a assistência de casos existentes e no meio da internet um maior resguardo para usuários por meio de leis do Marco Civil da internet. Dessa forma, o Brasil poderia superar o bullying e ciberbullying.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Deixarei comentários por parágrafos e depois as notas segundo competências do Enem, ok?
    1º parágrafo: Cuidado: A constituição prevê, não garante! Ao invés do seu projeto de texto está uma finalidade.
    2º Parágrafo: Conectivo inter-parágrafo? Primeiramente… segundamente; em primeiro plano… em segundo plano; inicialmente… ademais. Sendo o bullying? você começou dizendo segundo pesquisa, e depois da vírgula tem um expõe, ficou confuso. Tem muitos períodos, muita informação, Juntamente com a sua frase critica tem uma mini proposta de intervenção, não tenho certeza sobre a efetividade de colocar ali.
    3º Parágrafo: Vi que você usou “segundo” duas vezes para os repertórios, talvez seja melhor usar “de acordo com” para evitar repetição. o Brasil FOI, o terceiro período me confunde um pouco, aqui dá pra utilizar o ; após Marco civil da internet, para explicar o que é sem confundir. Aqui você praticamente apresentou dois repertórios e nenhuma frase crítica ou marca de autoria. Fique atenta a concordância.
    4º Parágrafo: Aparentemente você fala sobre os agentes e depois começa com tecnologias, não fez sentido devido a posição da vírgula, fique atenta! Se você utilizar da vírgula antes de colocar os outros agentes e supôs que uma ação vai ser feita espera-se que após especificar os agentes tenha outra vírgula antes do será: que …. será. Não ficou claro o meio/modo, tem muito detalhamento, fiquei confusa.
    Agentes: Agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade.

    COMPETÊNCIA I: 160- Domínio da norma culta com desvios da língua portuguesa e deslizes leves.
    COMPETÊNCIA II:160- Domínio do texto dissertativo-argumentativo, argumentação consistente e repertório sociocultural produtivo. Cuidado ao colocar finalidade nos parágrafos de desenvolvimento.
    COMPETÊNCIA III: 160- Apresenta fatos, informações e opiniões relacionadas ao tema. Apesar da argumentação consistente a falta de organização e posição das vírgulas atrapalham o entendimento.
    COMPETÊNCIA IV: 200- Entretanto, fique atenta ao uso dos conectivos e repetição de palavras.
    COMPETÊNCIA V: 200- MAS, cuidado com a maneira que você dispõe as palavras para não ficar confuso e parecer que falta agente.

    TOTAL: 880.

    Espero ter ajudado, boa sorte!

    • 1
  2. boa tarde!
    gostaria de chamar sua atenção para alguns pontos:

    – a segunda frase da sua introdução ficou mais parecida com uma tese do que com a ponte entre o repertório e o resto do texto. o essencial a se fazer naquela parte é relacionar a alusão que você escolheu (nesse caso, a constituição) com as teses que você vai propor, é como um meio termo entre as duas partes, sabe? concordando com o que a outra pessoa que corrigiu falou, era pra ter deixado pra colocar aquilo no próximo parágrafo.
    – não esqueça de argumentar, ou seja “dar sua opinião” sobre o problema, porque o texto é, afinal, dissertativo-argumentativo. use sempre palavras com juízo de valor.

    nota final = 200 + 140 + 120 + 180 + 200 = 840

    • 1
  3. – Deixe a finalidade que colocou na introdução para a conclusão.
    -Tenha um problema que seja alvo da sua redação.
    – Lembre que tem um limite de linhas na redação do enem.
    – Seja mais direta ao assunto.
    -A sua conclusão(do que melhoraria no caso) ficou fraca. (na ultima linha)
    -Use dados e informações, mas não exagere.
    -Deixe sempre o seu desenvolvimento maior (uma dica que vale á pena)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.