Iniciante

A prática do assédio moral no ambiente de trabalho brasileiro

  • 0

Durante o período da Era Vargas, os trabalhadores conquistaram seus direitos garantidos por lei na chamada Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Entretanto, tais benefícios seguem sendo desrespeitados, uma vez que as práticas de assédio moral no ambiente de trabalho dos brasileiros ainda são recorrentes. Desse modo, a falta de empatia causada pela luta entre classes e a ineficácia jurídica em garantir os direitos dos trabalhadores se tornam aspectos relevantes para a problemática.

Primeiramente, é válido ressaltar que a competitividade no meio de trabalho intensifica a ocorrência de assédio moral nesse ambiente. Sob esse viés, segundo a frase do filósofo Karl Marx, “A história da sociedade até os dias atuais é a história da luta entre classes”. A partir dessa perspectiva, é possível observar que a realidade brasileira confirma tal pensamento, haja vista o conflito por poder entre os membros de empresas que consequentemente, ocasiona a ocorrência de assédios morais no âmbito de trabalho. Logo, as vítimas de situações semelhantes à supracitada se sentem coagidas a pedir demissão.

Ademais, a ineficácia jurídica no que tange o cumprimento das leis referentes ao coletivo corrobora para a temática. Diante disso, segundo o Artigo 6.º da Constituição Federal Brasileira de 1988, todo cidadão brasileiro tem direito à segurança e ao trabalho. Contudo, tal ideal não é plenamente assegurada graças a uma lacuna jurídica em fiscalizar e punir quem pratica crimes que ferem esses direitos, dentre os quais se encontra o comportamento abusivo que ataca a dignidade psicológica e emocional do indivíduo. Dessa forma, se faz notório a importância da atuação dos órgãos responsáveis para erradicar tal entrave do ambiente de trabalho brasileiro.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Poder Judiciário divulgar, por meio da mídia, canais de denúncia para que assim, os órgãos competentes possam aplicar as medidas corretas para àqueles que praticam crimes contra trabalhadores. Quiçá, nessa via, o Brasil conseguirá garantir os direitos dos trabalhadores e a dignidade dos cidadãos não será mais comprometida.

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom dia ! Tudo bem ?
    Ainda sou estudante do ensino médio, mais vou tentar te ajuda kkk. Então me perdoe se eu estiver errada em alguma coisa.

    Introdução:
    Particularmente, gostei muito da sua introdução, acho que citar o periodo era Vargas, caiu super bem com o tema. Você desenvolveu bem na parte de expor a problemática do tema. Só fiquei em duvida sobre a sua tese, porque para mim para mais um reforço da problemática. Fora isso, está excelente, eu adorei e deu para perceber que você entendeu a proposta

    D1:
    Gostei muito do uso de conectivos que você utilizou. Também acho que a citação de Karl Marx, caiu super bem, o modo que você utilizu caiu perfeitamente. Mais faltou um poquinho de clareza nas palavras, pois o tipo de assedio moral que você estava configurando, seria classificado como assedio hierarquico: Que é quando há um abuso de poder do superior, ou pode acontecer vindo do próprio funcionário. Fora isso, está bom o desenvolvimento.

    D2:
    Sobre o desenvolvimento 2, tome MUITO cuidado, ao citar que há uma ineficiencia nas leis constitucional (no caso você colocou “lacuna juridica”, não especificando se tratava de ações ou leis). Porque para você ter uma noção, o Brasil além de ser considerado um país com uma das constituições mais completas do mundo. Ele também atende uma EXTENSA ( quando digo extensa é extensa mesmo) e rigorosa CLT, só o que acontece? Os orgão governamentais judico, eles não excerse a função deles com eficiencia, e este é o ponto, além de muitas das vezes a constiuição brasileira não condiz com a realidade país. Minha professora de Legislação Empresarial, ela dizia que o povo brasileiro, está muito atrasado, para a constituição.
    Por exemplo , essa parte que você citou ela tambem preve que é direito social: a segurança, a moradia, a saúde, a educação, o trabalho, o transporte, o lazer, previdência social, a proteção da meternidade e a infância. E se você observar a realidade brasileira por meios estátiscos, você observa algo totalmente contrário. Fora isso, pode haver diferentes interpretações e por conta disso não é muito seguro apontar lacunas, se tratando da CLT.
    Um reforço do que eu to falando, é que eu aprendi a interpretar essa parte da seguinte forma:
    –> Moradia: todo o cidadão brasileiro tem direito a receber uma moradia que contenha sanemento básico ( estátisticamente mais de 40% da população não possui); água potavel; seja segura estruturalmente. Entra outros quesitos como: lazer, transporte, segurança etc.
    –> Trabalho: seria como se fosse dever do Estado garantir que ofereça essa disponibilidade. Junto com a “garantia” da providencia social (INSS).
    Lembrando que essa foi a interpretação que eu aprendi, por isso se for citar qualquer parte de legislação, sempre pegue uma parte ou muito especificada, ou você mesmo especifique MUITO bem o que quer dizer pois está parte é muito ampla. Mais ta muito bem elaborado, só tome esse cuidado mesmo.

    Conclusão:
    Senti falta de alguns elesmentos e na especificação de quais orgãos que devem fazer o trabalho.

    Ao todo está muito bem elaborado, só falta um poquinho de clareza nas suas ideias, não tenha medo de expo-las. Mais esse é o caminho, então boa sorte nos vestibulares.

    Ps. fiz a correção baseado no meu humilde conhecimento no enem

    • 2
  2. Olá!!
    Seu texto está bem alinhado, passa bem a ideia que você quis trazer, segundo a problemática
    Eu não sou corretora, mas avaliei seu texto, segundo o Cira Redação, e não aparenta nenhuma estrutura errada e a nota obtida foi 950. Espero ter ajuda e lembrando não sou corretora, mas tentei te ajudar

    • 1
  3. Competência 1

    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2

    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2

    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3

    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4

    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5

    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.
    Competência 1

    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2

    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2

    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3

    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4

    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5

    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.