Estudante

A prática de bullying nas escolas do Brasil

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Segundo Jean-Paul Sartre, a violência, independente de qual seja a forma que ela se manifesta, é sempre uma derrota. Nesse sentido, pode-se confirmar que o pensamento do filósofo francês está relacionado à presença de bullying nas escolas, haja vista que é uma brutalidade persistente na realidade nacional. Dessa forma, a omissão dos pais e dos institutos educacionais nessa questão são entraves à solução da problemática.

Em primeira instância, evidencia-se que a falta de atenção dos progenitores é um obstáculo à redução do bullying nas instituições de ensino. Isso ocorre devido à baixa participação dos pais, majoritariamente, no cotidiano dos filhos, favorecendo o desconhecimento acerca das possíveis agressões que as crianças e adolescentes sofrem. Nesse aspecto, nota-se que essa atitude é diferenciada da abordada no filme “Extraordinário”, no qual o protagonista conta com pais engajados na sua vida escolar, atentos às intimidações que ele sofria. Com isso, quando esse comportamento não é adotado pelos responsáveis, os ataques podem gerar efeitos nocivos no estudante alvo, como ansiedade, aumento da agressividade e queda do rendimento escolar.

Outrossim, os colégios nacionais não são preparados para combater o bullying. Tal afirmativa justifica-se, uma vez que a escola apresenta um método de aprendizado meramente expositivo dos conteúdos pedagógicos, preceito criticado pelo iluminista Rousseau em sua obra “Emílio, ou Da Educação”. Consequentemente, uma das funções sociais da escola – promover a aceitação e convivência entre as diferentes pessoas- não é respeitada, perpetuando os casos de intimidação sistemática nesses locais.

Infere-se, portanto, que é necessário incluir a família, além da escola, na questão da presença do bullying no Brasil. Para solucionar essa problemática, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as secretarias municipais, promover debates nas instituições de ensino para que eles sejam conscientizados sobre a situação. Essa medida deve ser alcançada por meio do redirecionamento de impostos, envolvendo todo o corpo escolar -incluindo professores, alunos e familiares- no combate a esse tipo de agressão a fim de reduzir esses casos nos colégios de todo o país. Além disso, psicólogos devem ser contratados para atuar como orientadores, auxiliando as vítimas a lidar com os danos psicológicos causados pelos abusos sofridos. Sob tal perspectiva, a derrota indicada por Sartre não será mais parte da realidade dos alunos brasileiros.

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3 Correções

  1. Bom!
    Gostei da sua redação a pesar de alguns erros, mas ela está ótima.
    Sua introdução gostei, apesar que pode se fazer uma analogia comparando ambas, sobre o tema um pouco mais.
    seu desenvolvimento e conclusão esta ótimo, gostei bastante do seu argumento e da sua coerência. Cuidado também com o tamanho da sua conclusão, e suas pontuações

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  2. Olá, Tudo bem?

    Deixarei algumas anotações sobre o que encontrei em sua redação:
    1° parágrafo: Não que esteja errado, mas ficaria melhor colocar o em antes que se referindo a maneira que a violência se manifesta. Acho que seria comparar e não confirmar que o pensamento fala sobre isso, pode se fazer uma analogia comparando ambas, mas o pensamento dele não falava estritamente sobre Bullying.
    2° parágrafo: Repetição de bullying. Eu particularmente não gosto do uso da palavra progenitores, é algo pessoal mas eu trocaria por algo diferente, talvez por responsáveis. Repetição de pais, poderia usar desses como já colocou progenitores. Sofria está em discordância com o restante do período que foi feito usando de presente, conta- sofre / sofria— contava.
    3° parágrafo: Gostaria de um pouco mais de contextualização do repertório é argumentação, mas de qualquer maneira você coloca no seu projeto de texto a falta de atenção das instituições de ensino, mas quando você fala aqui, voce crítica a forma de ensino, dá pra entender o que você quis dizer, a ligação que você queria fazer, mas falta argumentação pra confirmar tal ligação.
    4° parágrafo: Repetição de Bullying (aqui é a quarta vez), e instituições de ensino. Sejam conscientização se refere às instituições então seriam elas, e não é bom usar “elas” então uma opção seria “essas”. Repetição de alunos novamente e no mesmo parágrafo.
    Proposta de intervenção contendo todos os agentes: Agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade.

    COMPETÊNCIA I: 200- Domínio da norma culta com desvios da língua portuguesa e deslizes leves.
    COMPETÊNCIA II: 200- Domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    COMPETÊNCIA III: 160- Argumentação e repertório sociocultural.
    COMPETÊNCIA IV: 160- Conectivos e repetição de palavras comuns.
    COMPETÊNCIA V: 200- Entretanto, cuidado com a discrepância de tamanha entre seus parágrafos.

    TOTAL: 920.

    Existem alguns erros que têm de aparecer algumas vezes para serem “pontuados”, mas é bom ficar atento, ótima redação!
    Espero ter ajudado, qualquer coisa é só mandar uma mensagem.

    Parabéns pela redação e Boa sorte! ^-^

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  3. Introdução bem iniciada, com tese bem colocada. Argumentação muito bem desenvolvida, com bons repertórios e bom uso de conectivos. Seu texto está muito bem articulado e, ao meu ver, a norma culta tbm foi bem utilizada. Só cuidado com o tamanho da conclusão.

    No mais, seu texto está excelente. ;-)

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