Iniciante

A prática de bullying nas escolas do Brasil

  • 0

O bullying pode ser definida por atos de violência física ou psíquica, acometida de forma repetitiva e intencional para com outro (s) indivíduo (s). A decorrência dessas ações tem se tornado cada vez mais comum na sociedade brasileira, principalmente nos espaços escolares. Nesse sentido, nota-se o quanto a comunidade, familiar e escolar, devem tomar providências que erradiquem essas praxes, visto que, podem ocasionar danos irreparáveis na vida do padecente, acarretando até mesmo o suicídio.

De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações vivenciadas no século XXI, caracterizada pelas divergências políticas, sociais e econômicas, são as principais causas da formação da “modernidade líquida”, a qual é composta por indivíduos imprevisíveis. Isto posto, ressalta-se que a prática do bullying tornou-se um problema ecumênico, praticado não somente nas escolas. Nesse sentido, destaca-se que as relações familiares, geralmente, estão ligadas na formação dos agressores: jovens, vítimas da violência e hostilidade dentro de casa.

O desenho “A turma da Mônica” aborda, de forma nítida, a prática do bullying, sempre disfarçada como “brincadeira”. A obra apresenta Cebolinha (o agressor), o qual atribui diariamente apelidos pejorativos, que ridicularizam a aparência física da vítima: a Mônica, que usa da violência como mecanismo de defesa.  Conforme dados apresentados pelo jornal O Globo, o Brasil é o segundo país em que crianças e adolescentes mais sofrem com o bullying virtual, refletindo que, 53% destes autores são “colegas” da escola.

Diante dos argumentos apresentados, faz-se imprescindível a busca de medidas que cessem a cultura do bullying nas escolas, para que assim reflita na sociedade em geral. Assim, cabe ao Ministério da Educação promover palestras educativas, canais de denúncia nas escolas e rede de apoio com o auxílio de psicólogos, junto ao Ministério da Justiça, para que efetivem punições cabíveis- como de trabalhos voluntários, para os autores. Além da mídia, que, como fermentadora de informações, propaguem o respeito, afim de que assim, o bullying não seja mais uma pedra no caminho para o aprendizado dos jovens na sociedade brasileira.

Por Renata Tanan

Observação: Peço que façam a correção de acordo com a norma do Enem, atribuindo notas em suas respectivas competências!

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom, sua introdução ficou um pouco superficial , faltou um aprofundamento nas “ações ” que vc citou no início e por quem são cometidas …
    Nos desenvolvimentos 1e 2 , você mostrou um bom repertório e uma boa escrita ,mas falta aprofundamento ,como já disse , vc está só apressentando dados ,mas não está fazendo uma ligação entre eles …
    Sua conclusão está sensacional , ponto de vista claro , duas soluções e uma boa finalização !!
    C1- 180
    C2 -200
    C3 -160
    C4 -160
    C5 -200
    TOTAL : 900

    • 1
  2. A introdução está boa, mas poderia ter tido mais repertório histórico ou sociocultural.
    O desenvolvimento¹ está muito bom também, apresentou uma causa para o tema.
    O desenvolvimento² poderia ter tido dados de porcentagem em que a violência é a resposta para o bullying, fazendo referência a Mônica, já que houve dados fazendo alusão ao Cebolinha. Mas de maneira geral está boa também.
    A conclusão realmente apresenta 2 formas de solução.
    Ponto de vista bem claro e belos argumentos!
    C1- 200
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 180
    C5- 200

    • 1
  3. no primeiro paragrafo tu explicou muito bem o tema e deu a tua opinião! entretanto, confesso que fiquei em duvida se tinha a tua opinião ali ou se só tinha informação. na próxima vez tenta colocar palavras como ” infelizmente e lamentavelmente” para a tua tese ficar mais forte.
    achei muito sensacional tu falar da turma da mônica!!
    acho que tu poderia até ter tirado 1000 nessa redação mas ela ainda ficou muitoooo informativa e com poucas opiniões. acho que em vez de tu ter falado sobre os dados apresentados pelo jornal O Globo tu poderia ter falado as consequências do bullying tipo os transtornos que causam nas pessoas, os traumas e até mesmos as doenças (como a depressão).
    além desse erro também teve o erro do conectivo! faltou o primeiro conectivo do terceiro paragrafo. eu teria colocado antes de começar o paragrafo o ” Ainda convém lembrar do desenho…”
    c1: 200
    c2: 180
    c3: 160
    c4: 180
    c5:200
    tua nota: 920

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.