Dirigido por Ian Samuels e lançado em setembro de 2018, “Sierra Burges é uma Loser” foi uma produção audiovisual que trouxe consigo assuntos que estão em pauta nos contemporâneos dias. O drama relata a vida de uma adolescente chamada Sierra que tem uma inteligência excepcional. Entranto não encaixa-se nos padrões de beleza da escola onde estuda. Por isso, sofre violência verbal pela estudante mais popular do colégio.
Sierra, assim como muitos alunos brasileiros, foi alvo de piadas, críticas, brincadeiras maldosas e desprezo. Sua aparência que fugia dos padrões impostos por Verônica – a priori vilã da trama -, seu jeito introvertido e tímido eram motivos para a antagonista reprimí-la de diferentes maneiras. A problemática em questão está descaradamente presente nas escolas brasileiras. Agressores que disseminam o bullying dentro das salas de aula de forma que os professores não percebam mas que as vítimas sofram cada dia mais estão presente em todas as escolas.
Verônica, praticante do bullying, tinha uma vida conturbada: pais divorciados, mãe que cobrava-lhe uma beleza impecável imposta pelas revistas e pelo universo da moda e relação familiar desestabilizada. Seu conforto era descontar suas frutrações domiciliares em Sierra que, em contrapartida, tinha tudo o que mais desejava: uma família unida. É válido entender que os alunos que agridem verbalmente seus colegas podem ter sua vida dentro de casa abalada. Mesmo que a agressão seja injustificável, medidas devem ser tomadas com relção a esses estudantes.
Sabe-se que tanto a vítima quanto o agressor têm seus psicológicos afetados; é justo, no entanto, castigar inconsequentemente o aluno praticante do bullying sem ao menos tentar entender o motivo pelo qual pratica? Deixá-lo desamparado é de mesma crueldade do aluno que é vítima. É inegável que as consequências psiquícas serão irreparáveis nas vítimas do bullying e por isso a prática deve ser combatida mas não o praticante.
É necessário, em síntese, combater a problemática em questão. É barbárie negar que atuação do governo é fundamental; além disso, todas as escolas devem oferecer apoio psicológico aos alunos, desfazendo-se de burocracias para que os estudantes possam procurar por ajuda. Palestras devem ser oferecidas aos alunos e filmes como “Sierra Burges é uma Loser” devem ser passados dentro das salas de aula para coscientizar os estudantes com maneiras mais alternativas e descontraídas.
Gabrielle
A redação ficou boa. O filme é uma ótima citação, mas acredito que poderia ter trazido ao menos mais uma citação.
Sobre a proposta de intervenção acredito que o apoio psicológico em muitas escolas já existe para essas situações, como na minha, porém não vejo solução em psiclógia apenas na escola e o encaminhamento de alunos para o local pode trazer constrangimento para alguns, já que fazer terapia pode ainda ser tabu para algumas pessoas, acredito que os alunos que praticam e sofrem essa prática deveriam passar por uma triagem no psicologo da escola e assim, se necessário, serem encaminhados para clinicas psicológicas e psiquiatras que deveriam serem criadas pelo governo para oferecerem tratamento gratuito para os estudantes e pessoas de baixa renda, já que é um pouco caro fazer terapias em psicológos e psiquiatras.
Nota:800.
Chernoboy
Gostei do seu texto, adorei o repertório usado para retratar a questão e também da forma que você abordou o filme por quase seu texto inteiro e relacionando com o tema. além de mostrar um bom foco argumentativo em cada parágrafo de desenvolvimento. adorei também a forma como você detalhou e desenvolveu sua proposta de intervenção.
nota: 860
Maria Inês
Sua redação está boa, mas acho que poderia ter falado um pouco menos sobre o filme, já que você o cita durante toda a redação. Você fez certo ao falar do filme na introdução, mas não deveria ter continuado nos parágrafos de desenvolvimento ( poderia ter usado um dado estatístico ou uma citação filosófica) e foi bom você ter feito a retomada do filme na proposta de intervenção, pois isso conclui a redação. Também acho que deveria ter deixado seus 2 ou 3 argumentos mais explícitos na introdução. Na introdução você também não deixou claro a sua tese. E na proposta de intervenção deve haver os 5 elementos básicos: QUEM VAI EXECUTAR A AÇÃO? QUAL VAI SER A AÇÃO? POR DE QUAL MEIO/MODO A AÇÃO VAI SER EXECUTADA? A FINALIDADE DESSA AÇÃO . E O DETALHAMENTO DO MODO OU MEIO. acho que estava faltando algum dos elementos básicos. CONTINUE PRATICANDO
Estudante2020
Muito legal sua proposta. Mostra que tem criatividade e autonomia. Confesso que ficoum pouco em dúvida como os corretores avaliariam esse texto, embora esteja voltado para a temática aborda em questão uma analogia entre o filme e a vida real. Para mim você foi ótima! Talvez poucas áreas do conhecimento foram usadas, mas continue praticando, pois a prática leva ao êxito.
Nota: 880