A Prática de Bullying e Ciberbullying nas Escolas do Brasil

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A série ” Anne With an E”, lançada em 2018, retrata a história da órfã Anne, em que a jovem sofre ataques de seus colegas de escola por conta do seu visual  diferenciado para o vilarejo em que vivia. No entanto, apesar do seriado se tratar de uma ficção, cenários parecidos são vistos nas escolas brasileiras, tendo em vista o alto índice de bullying e ciberbullying no ambiente escolar, que veem sendo registrados ano após ano. Assim seja pela aversão de indivíduos com pessoas com a aparências consideradas diferentes, seja pela necessidade de expressar alguma indignação trazida de casa, o tema supracitado necessita de intervenções.

Em primeiro plano, cabe ressaltar o inversão de alguns alunos quando se trata de alguém com características diferentes. Isso ocorre, pois, muitos  não foram ensinados em suas casas sobre o respeito que todos devem receber, não importando o aspecto, o que acaba gerando o envio de mensagens e o direcionamento de palavras de baixo calão ao sujeito. individuo. De acordo com o Art. 5 da Constituição Federal de 1988, -norma de maior hierarquia jurídica do país-todos são iguais perante a lei. Entretanto, assiste-se a um desrespeito á carta magna, haja vista o não compromisso com tal artigo. Dessa forma, é preciso de soluções para tal problemática.

Além disso, vale destacar que os estresses sofridos por alguns no ambiente caseiro, acabam sendo levados para o colégio, em que esses descontam suas frustações em outros colegas de turma. Tal situação se dá, uma vez que, que esses que praticam tal ação acabam não tendo em que descontar a raiva, os levando a praticar o ato contra os colegas. Exemplo disso é o  filme “Sierra Burguesa é uma Perdedora”, da plataforma de filmes  Netflix, em que a personagem Veronica desconta em Sierra
e em outros alunos as frustações que ocorrem em sua casa.

Conclui-se, portanto, que intervenções devem ser tomadas para solucionar essa questão. Nesse sentido, o Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos
por meio de mídias publicitarias na televisão e nas redes sociais deve apresentar conteúdos educativos sobre o bullying, tanto no ambiente escolar, quanto na internet, em horários estratégicos ao longo do dia, com o fito de alcançar um maior publico para que as pessoas possam ter conhecimento acerca do assunto. Desse modo, o problema será intermediado.

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2 Correções

  1. Olá! Eu sou nova aqui, então não sei muito bem como corregir as redações na mesma forma que o Enem cobra, porém farei o meu melhor!

    Farei minha correção conforme às competências do Enem.

    1ª) Competência -> Linguagem (norma culta).

    “… tendo em vista o alto índice de bullying e ciberbullying no ambiente escolar, que veem sendo registrados ano após ano.”

    A palavra “veem” é da conjugação do verbo “VER” na 3ª pessoa do plural; o certo seria “vem” ou “vêm” já que esse verbo está a se referir ao alto índice do bullying e ciberbullying.

    Temos também um erro desatento no início do 2º parágrafo:
    “Tal situação se dá, uma vez que, que esses que praticam tal ação acabam não tendo…”

    Além disso, tem-se no 2º parágrafo:

    “[…] Isso ocorre, pois, muitos não foram ensinados em suas casas…”
    Lembrando que a conjunção “pois” entre vírgulas dá sentido de conclusão, porém a frase está se dirigindo a um sentido mais explicativo.
    Assim podemos substituir o “pois” pelo “porque”:
    “Isso ocorre porque muitos…”

    Também há algumas pontuações fora de lugar.

    2ª) Competência
    -> Compreensão da proposta;
    -> Dissertativo-argumentativo

    Aqui, não avistei nenhum problema em sua compreensão quanto a proposta da redação. E seu texto segue a estrutura indicada: Introdução, desenvolvimento (com argumentação) e conclusão (com proposta de intervenção).

    3ª) Competência -> Coerência e assimilação das ideias.

    Observei algumas falhas de coerência…

    Texto original:
    “Assim seja pela aversão de indivíduos com pessoas com a aparências consideradas diferentes, seja pela necessidade de expressar alguma indignação trazida de casa, o tema supracitado necessita de intervenções.”

    Na parte de “seja pela aversão de indivíduos COM pessoas COM A aparências” há um erro de preposição e concordância nominal, pois, se sinto aversão, sinto aversão POR alguém, e não COM alguém.

    Assim, refazemos:
    “Assim, seja pela aversão de indivíduos por pessoas com aparências consideradas diferentes, seja pela necessidade de expressar alguma indignação trazida de casa, o tema supracitado necessita de intervenções.”

    “Em primeiro plano, cabe ressaltar o inversão de alguns alunos quando se trata de alguém com características diferentes.”
    A palavra inversão tem sentido de inverter/trocar a ordem/investimento, por esse motivo, ao ser empregada nessa frase, há uma falta de sentido.

    Olha, nesse segundo parágrafo, fiquei um tanto confuso quanto a utilização da citação da Constituição Federal, visto que o raciocínio elaborado nessa parte era o problema da falta de educação. Pensei que seria abordado uma citação que nos guiasse para um agente que pudesse intervir na educação dos indivíduos ou algo do tipo… Entretanto, não tenho suficiente experiência para indicar se houve ou não algo errado na colocação dessa citação.

    4ª) Competência -> Coesão.

    “… muitos não foram ensinados em suas casas sobre o respeito que todos devem receber, não importando o aspecto…”

    Há uma repetição da ideia -> Se temos que respeitar a todos, logicamente não importará o aspecto.
    Em seguida, temos:
    “… o que acaba gerando o envio de mensagens e o direcionamento de palavras de baixo calão ao sujeito. individuo.” Isso foi mais um erro de desatenção do que coesão.

    5ª) Competência -> Proposta (AMADO)

    “Conclui-se, portanto, que intervenções devem ser tomadas para solucionar essa questão. Nesse sentido, o Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos (AGENTE),
    por meio de mídias publicitarias na televisão e nas redes sociais (MEIO), deve apresentar conteúdos educativos sobre o bullying (AÇÃO), tanto no ambiente escolar, quanto na internet, em horários estratégicos ao longo do dia (DETALHAMENTO), com o fito de alcançar um maior publico para que as pessoas possam ter conhecimento acerca do assunto (OBJETIVO). Desse modo, o problema será intermediado.”

    Todos os requisitos dessa competência foram atendidos ;3
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    Em suma, sua redação tem o essencial, que é a apresentação de tese, informações, argumentações plausíveis.
    Apenas posso aconselhar a ter mais cuidado no uso de expressões do cotidiano, como “Trazida de casa” usada na introdução. Além disso, o uso de pontuações deve ser revisado.

    Amei sua introdução, você demonstrou ter repertório sociocultural e soube o usar para apresentar sua tese! Aliás, o desenvolvimento abordou tudo o que foi apresentado na introdução.

    Bem, espero que minha correção tenha lhe servido de alguma coisa, obrigado por ler até aqui, byebye.
    Ah! Sempre tenha isto em mente: a prática leva ao aprimoramento! Não se desanime! ^^

    Obrigada por ler até aqui!

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  2. Sou estudante também, mas vou tentar ajudar!
    Gostei bastante da sua redação, você tem desenvolveu bem o tema, teve uma ótima argumentação, apresentou uma boa tese e sua proposta de intervenção foi bem detalhada e precisa.
    No entanto, teve alguns erros de português, concordância e acentuação, mas com treino você resolve isso!

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