Segundo o sociólogo polonês , Zygmunt Bauman , ”Modernidade Líquida é o termo que caracteriza a fragilidade das relações sociais no mundo atual”. Nesse sentido , observa-se que a ”Cultura do Cancelamento” não só corrobora para o contexto citado como também implica em várias outras problemáticas nocivas ao convívio social , tais quais o exercício de pré-julgamento pela população e a disseminação de discursos de ódio pela internet .
Consoante a isso , cabe destacar , primeiramente , o pré-conceito – julgamento prévio- como prejudicial ao desenvolvimento conjunto da sociedade e seus integrantes . Afinal , a divulgação de ideias e pensamentos durante um ato de ”Cancelamento” é , geralmente , infundada e imediatista , o que , por sua vez , espalha informações falsas as quais tem o único objetivo de denegrir a imagem do ”cancelado”. Tal situação de certo interfere na tomada de decisão dos receptores e provoca ações desmedidas e vãs , em sua maioria .
Outrossim , há ainda a questão da propagação dos discursos de ódio os quais contribuem para disseminação de violência verbal , difamações e calúnias na rede . Ou seja , mais informações sem quaisquer utilidades a não ser ofender a terceiros . Isso , por conseguinte , configura mais uma disforia na população , a qual recebe e replica estas calúnias perpetuando , desta forma , o ciclo de ódio , as agressões verbais e o silenciamento da vítima pela ‘mob’ -mobilização de pessoas, uma característica marcante do ”Cancelamento”.
Portanto , objetivando mitigar a problemática em questão , cabe ao Governo Federal , mais especificamente , às Delegacias de Crimes Virtuais e ao MEC executar , concomitantemente , planos de atuação para a problemática . Tais planos , feitos através de uma parceria entre os 2 orgãos , seriam a oferta de uma disciplina extracurricular em escolas públicas -para que se explicassem os prejuízos , as implicações e as punições desses ”crimes” virtuais- e a veiculação de propagandas Anti-Cancelamento em meios televisivos e virtuais -visando a população em geral . Dessa forma , pode-se não só combater essa ”cultura moderna” , mas também reduzir os efeitos da ”Modernidade Líquida” de Bauman para a sociedade hodierna .
EMSABR
Olá, Boa noite!
Não sou profissional, mas espero poder ajudar na melhoria da sua redação;
O texto foi muito bem discorrido.
Já a sua conclusão ficou bem interessante.
Continue treinado, você vai longe.
Garciaju
Redação completa, consegui perceber todos os pontos a que se espelha o modelo enem, achei rico seu vocabulário e o modo a qual você se expressou no texto.
Ótima introdução, citou Bauman e conseguiu interligar o tema com a analogia feita por ele.
No desenvolvimento remete algo da introdução, fala sobre alguns termos e faz um fechamento com sua opinião.
*Só senti falta de alguma alusão histórica, talvez um dado estatístico também, não que seja extremamente necessário, mas deixaria um pouco melhor o conteúdo apresentado
A conclusão também ficou ótima, achei bem detalhada e completa.
Não vai detalhar a nota, mas acredito que em uma nota máxima de 1000, você alcançaria algo superior a 900