A população em situação de rua no Brasil

  • 0

“Ensaio sobre a cegueira”, retrata a inviabilização de certos problemas na sociedade verde-amarela. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na população em situação de rua no Brasil, que encontra-se em respaldo discriminatório e não igualitário na República Federativa do Brasil. Nesse contexto percebe-se a consolidação de uma grave mazela em virtude da falta de debate e a má influência midiática.

 

Nesse cenário, primeiramente, o silenciamento é um entrave no que tange a questão. Segundo Foucault ,na sociedade pós-moderna alguns temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. De acordo com os dados divulgados pelo “veja”, mais de 60% dos moradores de rua são negros e pardos, que resulta em uma deficiência na representação da entrada do mercado de trabalho por sua representatividade física e baixo interesse econômico.

 

Em paralelo, a atuação midiática é um obstáculo na problematica. Para Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa mesma lógica, veículos de massa não estão cumprindo seus papeis em passar e debater a real dificuldade enfrentada por grupos impossibilitados de seus direitos de justiça, no que refere-se a alta taxa de desempregados e a impossibilidade gravíssima de nunca ter tido um acesso justo a educação escolar.

 

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para que isso ocorra, faz imprescindível que a mídia- instrumento de ampla abrangência- informe a sociedade a respeito da população em situação de rua e sobre os meios para amenizar o transtorno na coletividade, por meio de comerciais periódicos nas redes sociais, a fim de formar cidadãos informados.

OBS: POR FAVOR CORRIGIR DE ACORDO COM A GRADE DO ENEM E SE POSSIVEL COM NOTA POR CADA COMPETÊNCIA E NOTA FINAL.

Compartilhar

1 Correção

  1. “Ensaio sobre a cegueira”, [1] retrata a inviabilização de certos problemas na sociedade verde-amarela. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na população em situação de rua no Brasil, que encontra-se em respaldo discriminatório e não igualitário na República Federativa do Brasil [2]. Nesse contexto percebe-se a consolidação de uma grave mazela [3] em virtude da falta de debate e [4] a má influência midiática.

    1 – Vírgula. Nesse caso, não se separa o sujeito (Ensaio sobre a cegueira) do verbo (retrata). Você pode entender um pouco mais sobre isso aqui: http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/minigramatica/mini/avirgulaosujeitoeoverbo.htm

    2 – Repetição. Realidade brasileira, República Federativa do Brasil e Brasil numa frase só. Alguns corretores não pegam muito no pé com isso, mas evitar repetições, principalmente mais de 2 vezes num parágrafo, deixa seu texto mais limpo.

    3 – Faltou a vírgula

    4 – Paralelismo sintático. Em virtude da falta de debate e DA má influência midiática. (esse professor explica esse conceito muito bem aqui: https://www.youtube.com/watch?v=14edOIlSHXs)

    .
    Nesse cenário, primeiramente, o silenciamento é um entrave no que tange a [5] questão. Segundo Foucault [6], na sociedade pós-moderna [7] alguns temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. De acordo com os dados divulgados pelo “veja”, mais de 60% dos moradores de rua são negros e pardos, [8] que resulta em uma deficiência na representação da entrada do mercado de trabalho por sua representatividade física e baixo interesse econômico.*

    5 – Crase
    6 – Aqui seria bom você explicar um pouquinho quem seria Foucalt. Seu corretor pode não necessariamente conhecer os autores dos seus repertórios.
    7 – Faltou a vírgula
    8 – Faltou o artigo. O QUE resulta em…
    * Eu senti que nesse parágrafo faltou um pouco da sua autoria. Os repertórios são uma base para o seu texto, não o principal. Argumente, mostre seu ponto de vista e use as citações como um apoio, mas não deixe o trabalho para elas.

    .
    Em paralelo, a atuação midiática é um obstáculo na problematica [9]. Para Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa mesma lógica, veículos de massa não estão cumprindo seus papeis [10] em passar e debater a real dificuldade enfrentada por grupos impossibilitados de seus direitos de justiça [11], no que refere-se a [12] alta taxa de desempregados e a [13] impossibilidade gravíssima de nunca ter tido um acesso justo a [14] educação escolar.

    9 e 10 – Acento. Problemática e papéis.
    11 – Parece que a frase está incompleta. Grupos impossibilitados de seus direitos. Um verbo pode facilitar, como grupos impossibilitados de deter seus próprios direitos.
    12, 13 e 14 – Crase.
    .

    Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para que isso ocorra, faz [14] imprescindível que a mídia- instrumento de ampla abrangência- informe a sociedade a respeito da população em situação de rua e sobre os meios para amenizar o transtorno na coletividade, por meio de comerciais periódicos nas redes sociais, a fim de formar cidadãos informados. [14]
    14 – Sua proposta de intervenção precisa de 5 elementos: agente (mídia), ação (informe a sociedade a respeito da população em situação de rua e sobre os meios para amenizar o transtorno na coletividade), modo/meio (comerciais periódicos nas redes sociais), finalidade (formar cidadãos informados) e detalhamento (faltou esse último).

    .
    Obs: Gostei muito do seu vocabulário e dos conectivos. Não sou profissional e não sei avaliar as competências e te dar notas, mas espero te ajudar. Você está no caminho, parabéns pelo texto :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.