Mestre

A população em situação de rua no Brasil.

  • 0

Com o advento da Revolução Industrial, ocorreu de forma constante o fenômeno denominado êxodo rural, tendo várias pessoas mudando-se para os centros urbanos e por não terem locais fixos, vivem nas ruas. Dessa maneira, nota-se que nos dias atuais ainda acontece esse tipo de situação, seja pelo desemprego, seja pela exclusão social que é feita com essas pessoas.

Em primeira análise, o alto número de mendigos se dá pelo desemprego. Esse que é causado pela falta de escolaridade, o que está sendo exigido com mais frequência pelas empresas. E na falta de interesse e preferência, muitos optam pelos empregos informais, que de certo modo vem crescendo o alto índice de pobreza no Brasil.

Outrossim, concomitante ao exposto anteriormente é a exclusão social, pois, é perceptível que grande parte da população os tratem de maneira indiferente por estarem nessa situação devido as drogas ou álcool. Acarretando vários problemas aos envolvidos, que por serem viciosos causam efeitos enormes.

Destarte, cabe ao Governo Federal em parceria com as Prefeituras, criar abrigos por meio de ajudas financeiras, para que tenham acesso ao básico. Além disso, a Secretária Nacional de Assistência Social, deve criar programas que promovam a reinserção desses indivíduos na sociedade, por meio de ações que garantam alimentação, saúde, trabalho e se possível escolaridade. Para que assim, possamos minimizar gradativamente a problemática.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Lidia!
    Bom, seu texto até apresenta uma ideia boa a ser defendida, no entanto vc não conseguiu desenvolvê-la de forma correta, visto que não estruturou seus parágrafos da forma exigida nem fez o uso de dados, argumentos de autoridade ou analogias para dar veracidade ao que vc falou. Sua conclusão ficou incompleta, sua proposta não seguiu todos os critérios exigidos e vc não realizou a retomada da alusão da introdução (o que é de extrema importância).
    Para te orientar melhor, seu texto deve ser estruturado da seguinte maneira:
    Introdução: de 2 a 4 períodos organizados em CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICA + TESES QUE VC DEFENDERÁ.
    Desenvolvimento: cada parágrafo deve apresentar TÓPICO FRASAL (resumo do que vc defenderá, relacionando-o com o argumento anteriormente citado) + ANÁLISE CRÍTICA (com exposição de dados e apresentação de repertório sociocultural) + CONCLUSÃO DO ARGUMENTO.
    E na conclusão: RECAPITULAÇÃO DE TUDO QUE VC ARGUMENTOU + PROPOSTA DE INTERVENÇÃO (esclarecendo: ação, agente(s), modo/meio, finalidade e detalhamento de um desses aspectos) + RETOMADA DA ALUSÃO DA INTRODUÇÃO.
    Portanto, estude um pouco as competências da redação do Enem e desenvolva seu texto em cima do que é cobrado. Além disso, invista no repertório para vc não ficar no senso comum e alavancar a qualidade de sua redação.
    Espero ter ajudado!

    • 1
  2. Olá
    A sua redação está faltando dados( você só colocou um repertório no início da introdução) se no D1 você citou o desemprego como fator do problema, mostre os dados. Dá mesma forma no D2.
    Na introdução eu não consegui ver a sua tese, e acho que você poderia colocar mais períodos nela.
    Na conclusão, senti falta de detalhamento, você pode colocar o que é o governo federal, ex: cabe ao governo federal(órgão responsável pela administração federal em todo território nacional.
    Erros: secretaria sem acento.
    No último período da introdução não é necessário colocar “seja” duas vezes, na última você pode trocar por “ou” ex: seja pelo desemprego, ou pela exclusão social….
    Acho interessante que coloque mais sinônimos para que não coloque palavras informais.
    C1- 120
    C2-120
    C3- 100
    C4-120
    C5- 120
    Total= 580

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.