Iniciante

A população em situação de rua no Brasil

  • 0

“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada”, verso da canção “A casa” do compositor Vinícius de Moraes, exemplifica a situação de milhares de indivíduos sem teto. De forma análoga, hodiernamente, a condição dos moradores de rua no Brasil é um grave problema a ser combatido. Isso se evidencia não só pelo descaso governamental, como também pela indiferença da sociedade diante desse cenário. 

 

Em primeiro plano, é válido destacar a vulnerabilidade dos moradores de rua que não têm acesso ao amparo adequado pelo Poder Estatal. Segundo o contratualista, Thomas Hobbes diz que a função do Estado é garantir os direitos essenciais a todos. Porém, apesar do direito à assistência aos desamparados está assegurado no artigo 6° da Constituição Federal de 1988, nota-se a inadimplência e indiferença do Estado ao não possibilitar o serviço básico a essa população, como por exemplo o acesso a saúde e a moradia. Ademais, para exemplificar a prática dessa ação danosa pelo Governo, foi a pandemia do Covid-19, que fragilizou os indivíduos em situação de rua que com a falta da higiene necessária e o isolamento social se tornaram mais suscetíveis  a contaminação do vírus.

 

Outrossim, cabe apontar que os moradores de rua, além de terem que lidar com frio, fome e violência, também sofrem com a humilhação e a exclusão. De acordo com Maria Aparecida Doró, autora brasileira, diz que a invisibilidade social é como se fosse uma poderosa venda que usamos para não enxergarmos as misérias escancaradas nas sarjetas da sociedade. Desse modo, é nocivo a exclusão e indiferença da sociedade, visto que com a ausência da solidariedade  e a presença dos maus tratos, seja ele verbal ou físico, só agravam a condição degradante dos indivíduos que moram na rua,  

 
Portanto, torna-se urgente medidas para minimizar a situação dos sem tetos. Nesse sentido, o Ministério do Trabalho em consonância com ONGs ( Organizações Não Governamentais), devem criar projetos de combate e empoderamento dos moradores sem-abrigo, por meio de ações como vagas de empregos, oportunidades de fazer cursos profissionalizantes, como também organizar mutirões com arrecadações de alimentos, roupas e material de limpeza. Espera-se com isso, uma casa com teto, confortável, e uma sociedade mais consciente e solidária.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oiii, vc usou uma ótima referência na introdução, mas acho que poderia dar um melhor detalhamento do assunto. Tenta cuidar a organização do texto para poder relacionar melhor seus repertórios. Na conclusão, não esquece de fazer uma retomada, sua proposta estava boa!

    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 160

    Média: 840

    • 0
  2. Vamos lá
    sobre a sua introdução eu achei ela boa você começa com um repertório sociocultural pertinente ao tema, também você deixa sua tese e as suas causas ben explícitos então isso é bom.

    O seu desenvolvimento 1 você começa com um tópico frasal sobre a sua primeira causa isso é ótimo, você cita logo após um repertório cultural pertinente seu argumento, porém com esses três repertórios socioculturais ficou meio confuso seria bom se tivesse colocado apenas dois repertórios socioculturais e explicado eles e não três

    Seu desenvolvimento dois, você começa com tópico frasal e um repertório pertinente ao seu argumento, você explicou bem, porém não sei se foi por falta de linha você não colocou uma frase conclusiva, mas pode ser também por falta de linha na folha da redação.

    E sobre a sua conclusão eu achei a sua proposta de intervenção boa, tem todos os cincos agentes mas seria bom fazer uma frase conclusiva em relação ao seu repertório no final da sua redação, mas pode ser por falta de linha não folha da redação.

    É isso, bons estudos espero que logo logo vc alcance os 900+

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.