Na Grécia antiga, um famoso filósofo chamado Sócrates uma vez declarou que as pessoas más só eram assim por sua ignorância. Analogamente, o Brasil se encontra num vergonhoso índice de evasão escolar do qual desfavorece a criação de cidadãos éticos. A evasão escolar é reflexo da defasada qualidade do ensino brasileiro que pode ser visto tanto na falta de carisma da escola com os alunos quanto no despreparo emocional que os mesmos herdam.
Primeiramente, é importante salientar a alta defasagem nos ensinos brasileiros. De forma detalhada, o ensino brasileiro tem um hábito terrível de tratar do conhecimento apenas como uma ferramenta parar pontuar uma prova, seja ela da escola ou um vestibular, o que desestimula o interesse do aluno e dificulta a assimilação da matéria. Como se pode ver, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), 7 a cada 10 alunos do ensino médio têm nível baixo em matemática e português. Com isso, fica claro a relação da declaração do filósofo com a realidade brasileira.
Outrossim, é o despreparo emocional que os jovens levam consigo à vida. De forma consoante, a evasão escolar é reforçada pela falta de preparo dos estudantes em lidar com as dificuldades impostas à eles. Haja vista que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil lidera os índices da América Latina em depressão e ansiedade. Assim, vemos os sintomas do despreparo emocional.
Em síntese, é importante adotar medidas para a mudança do quadro atual. Primeiramente, o MEC deve alterar o método educacional das escolas de forma que o raciocínio e a imaginação do estudante sejam estimulados; que pode ser feito através da participação ativa dos alunos através de debates ou gincanas, por exemplo. Simultaneamente, é necessário também que o MEC, junto com o Ministério da Saúde (MS), promova aulas de gerenciamento emocional com psicólogos treinados. Assim, além de incentivarmos os alunos a permanecerem nas escolas também os capacitamos a lidar com a vida fora dela.
laaisx
corrigindo de volta!
intro:
– muito boa, só tomaria cuidado com a repetição de evasão escolar
D1:
– vc é muito bom na argumentação e estrutura do texto
– acho que não ficou assim tão clara a relação da frase do filósofo com o que vc discutiu no texto, pq ele fala de pessoas MÁS e vc só falou de o aluno não ter interesse na matéria, não incluiu esse caráter ético
D2:
– como os outros falaram aqui, esse desenvolvimento está muito resumido, argumente mais, seja mais crítico, desenvolva o repertório…
conclusão:
– a finalidade ficou misturada com o tópico frasal, ela não ficou tão óbvia pro leitor
– seria legal ter retomado o repertório
acho que vc não aprofundou muito o tema, apesar de vc falar sobre as más condições do ensino brasileiro, vc não argumentou muito sobre as pessoas SAÍREM das escolas (que é a evasão escolar), poderia ter falado no seu desenvolvimento: “….tal quadro precário contribui para os alunos desistirem dos estudos…”
nota: 800
Larissacavalcanti0099
Bom dia, Lurean! Gostei bastante da sua redação!
Sua introdução está bem desenvolvida, estrutura bem colocada e tese identificada.
Seu primeiro desenvolvimento está bom, com períodos curtos e objetivos, possui repertório para comprovação das ideias.
Seu segundo desenvolvimento está muito curto, o que faz com que fique muito expositivo e perca alguns pontos na construção da argumentação.
Sua conclusão está excelente, com todos os pontos exigidos e não esqueceu de detalhar bem, além de que preferiu expor duas propostas ( não é obrigatório, mas você soube colocar bem)
Parabéns! Não sou corretora ,mas sua nota estaria entre 920-960 na minha opinião.
bloop
Oi Lurean, vou tentar apontar alguns erros que você pode ter cometido, mas não fique triste com isso.
Introdução-> Infelizmente não vi nenhum erro aqui kkk
D1-> Mesma coisa da introdução, não vi nenhum erro.
D2-> Te peguei!! O teu desenvolvimento 2 ficou muito curto, eu até entendi a estrutura e o uso gramatical, mas “assim, vemos os sintomas do despreparo emocional” essa parte poderia ter sido mais explorada.
Conclusão-> Perfeita
Daniel Barbosa
Boa noite!
Parabéns pela sua redação, gostei…
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Sua introdução está perfeita.
Seus desenvolvimentos estão bem feitos, porém, o D2 está muito resumido. Olhe os D1 e D2, devem ter 4 períodos, todos interligados por conectivos e o desfecho final, tem que ser mais crítico. Gostei de seu desenvolvimento, apenas vi muito resumido o que lhe falei acima e você deveria colocar mais criticidade neles.
Sua intervenção está muito boa, sucesso!!!
C1=180
C2=180
C3=180
C4=180
C5=200 === 920