A política de cotas no Brasil

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A desigualdade de renda e a discriminação racial são duas mazelas muito graves da sociedade brasileira que prejudicam a vida de inúmeros cidadãos. Em resposta a tais impasses, o Governo adotou o sistema de cotas, medida extremamente necessária para amenizar ambos problemas sociais, uma vez que aumenta a democratização ao acesso à educação de qualidade.

Em primeira análise, é fundamental reconhecer que a desigualdade de renda no Brasil afeta diretamente o acesso à educação, impedindo que parcela significativa da população tenha um bom ensino. Em virtude disso, muitas pessoas são prejudicadas e incapacitadas de ingressar em universidade federais e de, consequentemente, possuírem uma boa formação acadêmica. Com a implementação do sistema de cotas, essa realidade vem sendo modificada, uma vez que universidades e institutos federais passaram a ter vagas reservadas para estudantes vindos de escolas públicas e oriundos de família com baixa renda.

Outro aspecto que evidencia a necessidade da política de ações afirmativas é a questão racial, uma vez que esse sistema inclui também indivíduos egressos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. E isso é importante e necessário pois compensa o histórico de injustiças causadas à essas parcelas da população. Um exemplo claro desse panorama é a situação dos negros no Brasil, que enfrentaram a perversidade da escravidão e ainda hoje arcam com suas consequências, sofrendo, entre outros fatores, com discriminação racial e com a escassez de oportunidades que fez com que eles tenham, em sua maioria, baixo poder aquisitivo. Esse fato é comprovado com os dados que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coletou em 2016, que mostram que entre a parcela mais pobre da sociedade brasileira, mais de 75% são negros.

Em suma, é nítido que a política de cotas é imprescindível, pois é uma forma de amenizar problemas sociais. No entanto, é necessário que haja garantia da eficácia das mesmas. Para isso, as Universidades e Institutos federais devem confirmar que não haja quaisquer tipos de fraude nesse sistema, através de bancas fiscalizadoras ou da possibilidade de denúncias, para garantir que o propósito das ações afirmativas não seja negligenciado.

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  1. A desigualdade de renda e a discriminação racial são duas mazelas muito graves da sociedade brasileira que prejudicam a vida de inúmeros cidadãos. Em resposta a tais impasses, o Governo adotou o sistema de cotas, medida extremamente necessária para amenizar ambos problemas sociais, uma vez que aumenta a democratização ao acesso à educação de qualidade. (acho que seria legal colocar um projeto de texto aqui, que indica o que você vai fazer em seguida, ex: Sob esse aspecto, covém analisarmos as principais consequências e possível medida para atenuar esse impasse no Brasil)
    Em primeira análise, é fundamental reconhecer que a desigualdade de renda no Brasil afeta diretamente o acesso à educação, impedindo que parcela significativa da população tenha um bom ensino. Em virtude disso, muitas pessoas são prejudicadas e incapacitadas de ingressar em universidade(s) federais e de, consequentemente, possuírem uma boa formação acadêmica. Com a implementação do sistema de cotas, essa realidade vem sendo modificada, uma vez que universidades e institutos federais passaram a ter vagas reservadas para estudantes vindos de escolas públicas e oriundos de família com baixa renda.
    Outro aspecto que evidencia a necessidade da política de ações afirmativas é a questão racial, uma vez que esse sistema inclui também indivíduos egressos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. E isso é (eu colocaria um ‘ademais’ ou ‘ainda mais’ no lugar do “e isso”) importante e necessário pois compensa o histórico de injustiças causadas à essas parcelas da população (não está errado, mas seria interessante colocar “minorias”). Um exemplo claro desse panorama é a situação dos negros no Brasil, que enfrentaram a perversidade da escravidão e ainda hoje arcam com suas consequências, sofrendo (uma dica que o meu prof de redação em deu é: evitar gerúndio, ex: ao invés de “criando cursos” colocar “por meio de cursos”), entre outros fatores, com discriminação racial e com a escassez de oportunidades que fez com que eles tenham, em sua maioria, baixo poder aquisitivo. Esse fato é comprovado com os dados que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coletou em 2016, que mostram que entre a parcela mais pobre da sociedade brasileira, mais de 75% são negros. (faltou marca de autoria após os dados)
    Em suma, é nítido que a política de cotas é imprescindível, pois é uma forma de amenizar problemas sociais. No entanto, é necessário que haja garantia da eficácia das mesmas. Para isso, as Universidades e Institutos federais devem confirmar que não haja quaisquer tipos de fraude nesse sistema, através de bancas fiscalizadoras ou da possibilidade de denúncias, para garantir que o propósito das ações afirmativas não seja negligenciado.
    (faltou o detalhamento na coclusão)
    Intro:
    – Não apresentou tese
    – Faltou profundidade na contextualização
    Desenvolvimento:
    – Em ambos você deveria argumentar em defesa de uma tese, usando repertórios e dando direção a sua conclusão
    Conclusão:
    – Faltou detalhamento na proposta de intervenção
    nota: 680

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  2. A desigualdade de renda e a discriminação racial são duas mazelas muito graves da sociedade brasileira que prejudicam a vida de inúmeros cidadãos. Em resposta a tais impasses, o Governo adotou o sistema de cotas, medida extremamente necessária para amenizar ambos problemas sociais, uma vez que aumenta a democratização ao acesso à educação de qualidade. (acho que seria legal colocar um projeto de texto aqui, que indica o que você vai fazer em seguida, ex: Sob esse aspecto, covém analisarmos as principais consequências e possível medida para atenuar esse impasse no Brasil)
    Em primeira análise, é fundamental reconhecer que a desigualdade de renda no Brasil afeta diretamente o acesso à educação, impedindo que parcela significativa da população tenha um bom ensino. Em virtude disso, muitas pessoas são prejudicadas e incapacitadas de ingressar em universidade(s) federais e de, consequentemente, possuírem uma boa formação acadêmica. Com a implementação do sistema de cotas, essa realidade vem sendo modificada, uma vez que universidades e institutos federais passaram a ter vagas reservadas para estudantes vindos de escolas públicas e oriundos de família com baixa renda.
    Outro aspecto que evidencia a necessidade da política de ações afirmativas é a questão racial, uma vez que esse sistema inclui também indivíduos egressos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. E isso é (eu colocaria um ‘ademais’ ou ‘ainda mais’ no lugar do “e isso”) importante e necessário pois compensa o histórico de injustiças causadas à essas parcelas da população (não está errado, mas seria interessante colocar “minorias”). Um exemplo claro desse panorama é a situação dos negros no Brasil, que enfrentaram a perversidade da escravidão e ainda hoje arcam com suas consequências, sofrendo (uma dica que o meu prof de redação em deu é: evitar gerúndio, ex: ao invés de “criando cursos” colocar “por meio de cursos”), entre outros fatores, com discriminação racial e com a escassez de oportunidades que fez com que eles tenham, em sua maioria, baixo poder aquisitivo. Esse fato é comprovado com os dados que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coletou em 2016, que mostram que entre a parcela mais pobre da sociedade brasileira, mais de 75% são negros. (faltou marca de autoria após os dados)
    Em suma, é nítido que a política de cotas é imprescindível, pois é uma forma de amenizar problemas sociais. No entanto, é necessário que haja garantia da eficácia das mesmas. Para isso, as Universidades e Institutos federais devem confirmar que não haja quaisquer tipos de fraude nesse sistema, através de bancas fiscalizadoras ou da possibilidade de denúncias, para garantir que o propósito das ações afirmativas não seja negligenciado.
    (faltou o detalhamento na coclusão)
    nota: 660
    dica da Isa:
    Intro:
    -contextualização
    -tese
    -projeto de texto (ex: Isso se evidencia não só por A mas também por B; Sob esse aspecto, convém analisarmas as principais causas, consequências e possível medida para atenuar esse impasse no Brasil.)
    D1:
    -retomar projeto de texto
    -repertória para comprovar o que retomou
    -criticar o problema do parágrafo (autoria)
    D2:
    -retomar projeto de texto
    -repertória para comprovar o que retomou
    -criticar o problema do parágrafo (autoria)

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