A pobreza no Brasil

  • 0

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seus artigos primeiro e terceiro, afirma que todo indivíduo tem direito à dignidade e à vida. No Brasil, ao constarem como cláusulas pétreas da Constituição Federal, esses direitos são imutáveis. Entretanto, no cenário nacional, o que se observa é que uma das causas da transgressão desses direitos continua presente: a pobreza. Nesse contexto, a extrema pobreza – forma ainda mais nefasta de vulnerabilidade – vêm se mantendo estável no país. Por outra perspectiva, o trabalho informal tem contribuído para que a miséria de milhares de brasileiros não aumente.

Em primeiro plano, de acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 6,5% da população brasileira se encontrava em situação de extrema pobreza – mesmo número de 2018. Adicionalmente, ainda segundo o IBGE, desde 2014, ano no qual o índice de desemprego foi o menor das últimas duas décadas, o contingente de pessoas nessa condição vem aumentando. Logo, infere-se que o mercado de trabalho impacta razoavelmente nos índices de carência. Sendo assim, como a inatividade laboral subiu nos últimos anos, a pobreza também.

No entanto, se o emprego formal teve redução, o informal bateu recorde em 2019. Nesse sentido, dados de pesquisa feita pelo IBGE apontam que esse tipo de trabalho pode ter contribuído para reduzir em cerca de 800 mil o número de pessoas que viviam abaixo da linha da pobreza. Também, no ano passado, de acordo com o IBGE, quase 25% do povo brasileiro vivia nessa faixa. Doravante, pode-se deduzir que a informalidade ajudou parte desses quase 50 milhões de brasileiros que sobrevivem com menos da metade de um salário mínimo por mês.

Portanto, o Governo Federal, ao colocar em prática medidas para o crescimento da economia e geração de empregos, conseguiria reduzir os números de vulnerabilidade socioeconômica no país. Por outro lado, no âmbito local, parcerias público-privadas entre ONGs, empresas e prefeituras poderiam ser desenvolvidas para fornecer meios assistenciais básicos a todas as pessoas que se encontram na situação de extrema pobreza. Dessa forma, pelo menos em um primeiro momento, os direitos à vida e à dignidade, universais e constitucionais, de quase 50 milhões de brasileiros, estariam garantidos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei bastante de sua redação. Pontou muito bem as questoes socioeconomicas no brasil citando a questão do desemprego e bem como também citou a constituição, que é a lei fundamental e suprema no ordenamento jurídico e que deve ser cumprido atraves de politicas públicas. Enfim, muito bom ter pontuado a questão da dignidade da pessoa humana que é um dos principios fundamentais (objetivos da CF) e ainda o direito a vida. Tem um vocabulário bem enriquecedor, parabéns!!!

    • 1
  2. olá boa tarde!
    Vou te expor minha opinião sobre seu texto, não sou profissional mas enfim, vc escreve muito bem se posiciona e argumenta de forma coesiva gostei que vc usou vários repertórios socioculturais e soube desenvolver bem relacionando com o problema e com a mensagem que queria passar, minha única dúvida foi na hora da conclusão do seu texto me senti meio perdida na hora de achar as perguntas que a conclusão deve responder, eu entendi o que vc queria passar mas acredito que seria melhor numa próxima vez que estabelecesse uma organização mais simples das respostas pra facilitar pro corretor do enem e vestibular. Bom gostei muito da sua redação e da forma que desenvolveu ela parabéns pela sua escrita continue praticando sempre e espero que consiga sua aprovação, bjo :)

    • 1
  3. Olá Cnascimento, tudo bem?
    Vamos lá, a priori gostaria de elogiar seu vocabulário bastante rico, e eu gosto bastante dos textos que ao final fazem uma referencia ao inicio deixando o bem ligado.

    – Primeiro parágrafo * tese: vulnerabilidade e o trabalho informal

    – Segundo parágrafo * Você o enriquece com dados

    – Terceiro parágrafo * Continua com apresentação de dados e já vem “solucionando” alguns casos

    – Quarto parágrafo * Explica de maneira rápida, e usando diversos agentes para uma possível solução desse impasse

    No geral você foi bem direto e sucinto senti falta de um repertorio cultural, entretanto isso é pessoal…

    Muitoo bomm seu texto e sua escrita, sua nota de acordo com padrões do enem estaria pra mais de 700, parabéns!
    Espero ter ajudado!
    Um abraço, Lola Carrijo

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.