A pobreza como parte da sociedade

  • 0

 

O livro ” Cidade de Deus ” , retrata moradores de uma região carente no Rio de Janeiro, na qual, muitos dos personagens recorrem ao mundo do crime, pois a eles esta é a única solução para sua baixa renda finaceira. Infelizmente, a narrativa não distoa da realidade brasileira, na qual, segundo o IBGE, 1 em cada 4 brasileiros vivem com menos de R$ 420 por mês. Com a crescente desigualdade financeira presente na sociedade, cada vez mais pessoas se submetem à situações precárias devido a baixa renda familiar.

 

Em primeiro lugar, é importante destacar que, em função da desigualdade sociofinanceira, cada vez há uma maior concentração de uma população carente no Brasil.Como disse Millôr Fernandes, escritor e jornalista: “A pobreza não é crime, mas ajuda muito a chegar lá.” O ponto de vista do autor é observado como uma realidade brasileira, pois como retratato no livro ” Cidade de Deus ” ,a criminalidade se vê presente, não somente mas em maior quantidade, em regiões pobres e carentes. Assim, devido a alta concentração de pobreza presente em nossa sociedade, situações degradantes são impostas todos os dias àqueles que vivem de tal maneira.

 

Por conseguinte, esta parcela da população sofre diariamente com a má qualidade de vida, na qual, fome e doenças estão bastante presentes em familias carentes. De acordo com a revista Exame, a pobreza atinge mais de 55 milhões de brasileiros, na qual, devido a baixa renda finaceira, muitas familias vivem em situações degradantes. Dessa forma, a população tende a recorrer a formas ilícitas que  parecem ” resolver ” a questão, como a criminalidade ou trabalhos inadequados.

 

Portanto, é mister que o Estado tome providências para melhorar o quadro atual. O Ministério da Cidadania, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde deve criar, por meio de verbas governamentais, programas de qualificação profissional,na qual, o IBGE mapearia regiões mais carentes, onde cursos gratuitos de qualificação profissional seriam implantados. Os cursos seriam disponibilizados às populações mais carentes,  visando haver maiores oportunidades de emprego aos beneficiários do programa. Espera-se, aumentar o número de trabalhadores em áreas de maior concentração de pobreza e assim melhorar a renda financeira da população. 

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom tema, achei bem crítico. Se tratando de Enem, provavelmente não cairia, porém em outros vestibulares poderia cair.
    Você fez uma boa redação, no entanto possui alguns erros que podem ser revistos.
    1- Na Introdução – Foi ótimo você citar o filme em paralelo a sociedade Brasileira, muito bom! Mas, colocar dados estatísticos, fez sua nota abaixar. Sugiro você guardar esses dados para o seu Desenvolvimento. Sua tese, não ficou bem explicita, você precisa de mais clareza no seu ponto de vista.

    • 0
  2. Nota 01 – 140 – demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 160 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
    Nota 3 – 140 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 4 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.

    • 0
  3. Boa noite, notei alguns erros de concordância, e alguns erros ortográficos. Algumas palavras precisavam de crase e voce não colocou, ja outras não precisava e você colocou. Repertório cultural bom. A única coisa que eu acho que deveria ficar bem explícito é a conclusão. Deixar na cara do corretor com frases mais incisivas o agente, modo, meio, detalhamento e finalidade. Tirando isso, o texto está bem escrito

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.