Na série televisiva “Todo mundo odeia o Chris”, o personagem “Perigo” é conhecido por vender produtos piratas. Fora das telas, esse cenário não é diferente, visto que a pirataria é um entrave em todo território brasileiro. Tal problemática se deve, majoritariamente, à omissão governamental e às influências do capitalismo.
Sob esse viés, é lícito postular a omissão governamental como impulsionadora desse revés. Segundo Jean-Jacques Rousseau, célebre filósofo, na medida em que o Estado isenta-se de suas garantias, há um descumprimento do contrato social. À luz dessa perspectiva, a instância governamental investe de maneira ínfima em medidas de combate à pirataria, como policiamento reforçado nas áreas em que isso ocorre. Dessa forma, a pirataria continua aumentando.
Ademais, outro fator a ser salientado são as influências do capitalismo. Para entender essa lógica, alude-se ao pensamento de Karl Marx, o qual afirma que o capitalismo prioriza o lucro em detrimento de valores. Nesse sentido, é perceptível que os donos dos meios industriais aumentam o preço de seus artefatos para que consigam o maior faturamento possível. Consequentemente, tal conduta viabiliza a prática da pirataria.
Logo, constata-se que o combate a pirataria é um tema relevante e que carece de soluções. Portanto, o Governo Federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos, deve atuar de forma mais profunda para o combate da pirataria, por meio de investigações e fiscalizações realizadas por operações policiais, a fim de impedir que essa prática continue ocorrendo. Tal medida visa combater o impasse de forma precisa e democrática.
Adna
Olá, tudo bem ?
Introdução: achei boa, mas senti que falta complementar algo. Sua tese está ok, apresentou os dois argumentos também.
Desenvolvimento 1: senti que faltou você dar o seu ponto de vista, sua marca de autoria.
Desenvolvimento 2: gostei, ficou muito bom.
Conclusão: está ótima, aplicou todas as exigências da competência.
Dicas: você aplicou muitos repertórios, mas não retomou nem no desenvolvimento e nem na conclusão (que é o mais interessante para retomar). É importante retomar, pois da mais embasamento ao seu argumento final.
marianailezyszyn
Olá, pelo que vi seu tema de redação foi sugerido pela equipe do O Salto, certo? Pois bem, sou ainda uma estudante que busca aprimorar a redação, mas vou contribuir da melhor forma que posso. Primeiro vou estabelecer as pontuações de acordo com a banca do ENEM e depois passo para as colocações mais específicas:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
TOTAL: 880
Agora, vamos trabalhar alguns detalhes do seu texto:
° “Na série televisiva “Todo mundo odeia o Chris”, o personagem “Perigo” é conhecido por vender produtos piratas[1]”. Acho que aqui caberia um detalhamento maior de seu repertório, pois é usual fazer a transição dele para a sua tese, conectando as duas ideias. Sugiro que para isso você use a a desigualdade (por exemplo) como um dos motores da pirataria, pois muitas pessoas que não têm condições de comprar determinado produto optam por consumi-lo de formas “alternativas” (até porque o personagem Perigo mora no bairro do Brooklyn, em Nova Iorque, que é um símbolo dos bairros periféricos e desiguais de metrópoles).
° “Tal problemática se deve, majoritariamente, à omissão governamental[2]”. E, continuando meu comentário anterior, daria para relacionar a questão da desigualdade socioeconômica com a omissão do governo, que deveria combatê-la.
° “[…]na medida em que o Estado isenta-se de suas garantias”. Não entendo mutio dde gramática, mas acho que a palavra “isenta-se”
HelenaMS
Oi, tudo bem?
Sua redação está boa Nathy, você contextualizou bem o tema e apresentou os dois argumentos a serem defendidos nos parágrafos seguintes. Nos desenvolvimentos eu notei que você usou “omissão governamental” novamente, cuidado com a repetição, pois na retomada do argumento deve-se usar um sinônimo, inércia estatal, descaso governamental, negligência do Poder Público, por exemplo. Além disso, acredito que faltou aprofundar um pouquinho mais a argumentação, está um pouco superficial. Já a conclusão está bem completinha, mas acho que seria interessante concluir as ideias retomando o seu repertório lá da introdução, geralmente as redações nota mil fazem isso.
Acredito que sua nota ficaria em torno de 820 ou 840.
_anderson9
Boa tarde, ainda sou estudante e vou corrigir de acordo com os meus conhecimentos.
Ao meu ver sua redação está bem estruturada com introdução desenvolvimento e proposta de intervenção.
Sua introdução está boa, mas acho que daria para desenvolver um pouco mais. sua tese está bem colocada.
Seus desenvolvimentos estão bons também, porém falto um pouco de autoria no texto.
Sua Proposta está ótima, com agente, meio, ação, finalidade e detalhamento.
Acho que sua nota ficaria por volta de 820. Espero ter ajudado.