Iniciante

A pirataria em questão no Brasil

  • 1

Obs: a minha redação não tem citação porque meu professor disse que não era para conter. Mas pode corrigi-la de acordo com o sistema de pontos do Enem. Desde já, agradeço.

A pirataria é a venda de obras sem a autorização do autor, é um ato criminoso e para quem o pratica há consequências. No Brasil, por ser um país em desenvolvimento, a maioria da população não tem acesso a determinados lançamentos que aqui chegam, por motivo de preço elevado. Devido a isso, alguns vendedores estabelecem uma maneira de democratizar esse acesso: fazem o preço de produtos ou obras baixar. Dessa forma, o trabalho do autor é desvalorizado e também o próprio, por não ganhar o que é seu por direito. Ademais, isso é um problema e deve ser resolvido pelas autoridades competentes.

Em primeira análise, quando surge algum produto, seja musical, como dvd’s e álbuns ou filmes; seja obras, como quadro artísticos ou quaisquer materiais, os brasileiros se entusiasmam para obter o que é novo. Porém, muita das vezes, o valor a ser pago pelo que e desejado é inacessível às pessoas, uma vez que a grande maioria da população se encaixa no que é dito como classe baixa, e estas ficam excluídas de receberem, majoritariamente, prioridades. Assim, optam pelo mais fácil, que neste caso é a pirataria.

Em segunda análise, alguns vendedores, como forma de garantir sustento próprio e tornar acessível materiais que a população almeja, vendem produtos variados sem a autorização do autor e falsificados. No mais, ao serem comprados causam danos ao cliente, pois como dito, são falsos e esse perde a monetização para um ato que a lei não permite acontecer.

Logo, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Justiça precisa fazer com que haja o monitoramento em locais comerciais, principalmente, no centro das cidades brasileiras por meio do envio da Polícia Rodoviária Federal. Esta faria o que está descrito na lei, geraria multas ou em casos maiores haveria a reclusão aos praticantes do ato criminoso a fim de os autores terem o espaço merecido de suas publicações de trabalho sem interferência. Portanto, a nação brasileira daria um passo ao desenvolvimento e estaria livre da pirataria.

Compartilhar

4 Correções

  1. Boa noite!
    Parabens pela sua redacao, esta muito boa…

    Achei so a falta de um desfecho final mais critico….

    Introducao perfeita…
    Desenvolvimiento bem feito
    Conclusao muito bem feita, senti a falta de detalhamento de um agente…

    C1 = 180
    C2 = 180
    C3 = 160
    C4 = 180
    C5 = 180
    ========
    880 pontos

    • 1
  2. Olá, gostei da sua redaçao, mas falta algo… Pode ser ate citação, mas ate entendo porque vc ja havia mencionado que nao podia colocar.. faltou algo para enriquecer seu texto… O que está mais atrativo no seu texto sem duvida é a conclusão,mas parabéns vc está no caminho certo.
    EU te Daria 770

    • 1
  3. Louisa, há redações nota 1000 sem a presença de citação no ENEM. Em relação a isso, os examinadores examinam a organização e interpretação de fatos e opiniões – isso tu fez muito bem. Gostei bastante da tua conclusão, pois ela mostrou os critérios (agente, ação, detalhamento, funcionalidade e modo), porém eu fiquei um pouco na dúvida em ralação à retomada da tese/analigia na conclusão, pois ela é essencial num texto dissertativo argumentativo. Por motivos da estrutura do desenvolvimento, e por falta de conhecimento meu, eu daria 890 pra tu.

    • 1
  4. Louisa, há redações nota 1000 sem a presença de citação no ENEM. Em relação a isso, os examinadores examinam a organização e interpretação de fatos e opiniões – isso tu fez muito bem. Gostei bastante da tua conclusão, pois ela mostrou os critérios (agente, ação, detalhamento, funcionalidade e modo), porém eu fiquei um pouco na dúvida em ralação à retomada da tese/analigia na conclusão, pois ela é essencial num texto dissertativo argumentativo. Por motivos da estrutura do desenvolvimento, e por falta de conhecimento meu, eu daria 890 pra tu.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.