Aprendiz

A perspectiva do racismo estrutural na sociedade brasileira.

  • 1

Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo assegura a igualdade a todos. Contudo, apesar do dispositivo legal, o racismo estrutural — discriminação racial sistêmica presente nas estruturas sociais — ainda castiga o negro, segregando-o e, consequentemente, gerando desigualdade. Com efeito, para haver enfrentamento efetivo do problema, há de se combater suas causas: concentração de renda e a má qualidade educacional pública.

Primeiramente, após abolição, o negro liberto não recebeu nenhum apoio para sua inserção na sociedade, pelo contrário, até mesmo os meios de trabalho os foram negados ao se importar mão de obra branca em substituição a escravocrata. Tal contexto histórico relegou o negro, quando de sua entrada no mercado de trabalho, a funções de menor prestígio e remuneração. Essa situação encontra-se presente e normalizada nas relações sociais ainda hoje, o que representa grave problema. Já que, impede a ascensão social negra e mantém a renda concentrada em mãos brancas, gerando pobreza e marginalização do povo negro. Desta forma, enquanto não houver oportunidades iguais de promoção financeira, o negro continuará condenado a discriminação.

Ademais, outro fator que perpetua o racismo estrutural é a má qualidade educacional ofertada em escolas públicas, principalmente as localizadas em periferias. Uma vez que, são o instrumento mais usado pelo negro para sua instrução. Essas, quando comparadas com as particulares ou as localizadas em zonas nobres, revelam o racismo enraizado na formação social, ao se constatar o nível deveras superior de qualidade das últimas. Portanto, há um esforço intencional das autoridades para manter, por meio da ignorância, o negro longe dos espaços de poder, decisão e prestígio. Impedindo-o de ocupar cargos — como de chefia ou políticos — importantes para mudança do estado atual de preconceito.

Assim, para a promoção da diversidade racial na estrutura de formação da sociedade brasileira, o ministério público — órgão responsável pela defesa da dignidade das minorias — deve dar visibilidade as necessidades dos afro-brasileiros, por meio de políticas públicas como investimentos em ensino, bibliotecas e laboratórios em zonas periféricas, além de desenvolver programas que visem a distribuição de renda. Essa iniciativa terá a finalidade garantir a todos o direito a isonomia previsto na Carta Magna, uma vez que dará ao negro a mesma oportunidade de posicionamento social que atualmente branco detém.

Compartilhar

4 Correções

  1. A perspectiva do racismo estrutural na sociedade brasileira.
    _________
    Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo assegura a igualdade a todos. Contudo, apesar do dispositivo legal, o racismo estrutural — discriminação racial sistêmica presente nas estruturas sociais — ainda castiga o negro, segregando-o e, consequentemente, gerando desigualdade. Com efeito, para haver enfrentamento efetivo do problema, há de se combater suas causas: concentração de renda e a má qualidade educacional pública.
    ———————————————————————–
    Sem erros
    ———————————————————————–
    [1]Primeiramente, após abolição, o negro liberto não recebeu nenhum apoio para sua inserção na sociedade, pelo contrário, até mesmo os meios de trabalho os foram negados ao se importar mão de obra branca em substituição [2]a escravocrata. Tal contexto histórico relegou o negro,[3] quando de sua entrada no mercado de trabalho,[4] a funções de menor prestígio e remuneração. Essa situação encontra-se presente e normalizada nas relações sociais ainda hoje, o que representa grave problema.[5] Já que,[6] impede a ascensão social negra e mantém a renda concentrada em mãos brancas, gerando pobreza e marginalização do povo negro. Desta forma, enquanto não houver oportunidades iguais de promoção financeira, o negro continuará condenado [7]a discriminação.
    ———————————————————————–
    [1]= esse conectivo NÃO PODE SER MAIS USADO, corre-se um sério risco colocando ele na redação podendo perder 40 pontos na C4 por causa disso, substitua por “Nesse contexto”, “Nesse viés”…
    [2]= crase
    [3]= sem vírgula
    [4]= sem vírgula
    [5]= vírgula ao invés de ponto
    [6]= sem vírgula depois de conectores explicativos com a excessão de adjunto adverbial deslocado
    [7]= crase
    ———————————————————————–
    Ademais, outro fator que perpetua o racismo estrutural é a má qualidade educacional ofertada em escolas públicas, principalmente as localizadas em periferias. [1]Uma vez que, são o instrumento mais usado pelo negro para sua instrução.[2] Essas, quando comparadas com as particulares ou as localizadas em zonas nobres, revelam o racismo enraizado na formação social,[3] ao se constatar o nível deveras superior de qualidade das últimas. Portanto, há um esforço intencional das autoridades para manter, por meio da ignorância, o negro longe dos espaços de poder, decisão e prestígio.[4] Impedindo-o de ocupar cargos — como de chefia ou políticos — importantes para mudança do estado atual de preconceito.
    ———————————————————————–
    [1]= se o parágrafo inicial for uma tese, substitua por “Nessa veia”, “Nessa égide”, “Nesse âmbito”… Se não, crie uma tese
    [2]= período muito curto
    [3]= sem vírgula
    [4]= vírgula ao invés de ponto
    ———————————————————————–
    Assim, para a promoção da diversidade racial na estrutura de formação da sociedade brasileira, o [1]ministério público — órgão responsável pela defesa da dignidade das minorias — deve dar visibilidade [2]as necessidades dos afro-brasileiros, por meio de políticas públicas como investimentos em ensino, bibliotecas e laboratórios em zonas periféricas, além de desenvolver programas que visem [3]a distribuição de renda. Essa iniciativa terá a finalidade garantir a todos o direito [4]a isonomia previsto na Carta Magna, uma vez que dará ao negro a mesma oportunidade de posicionamento social que atualmente [5]branco detém.
    ———————————————————————–
    [1]= maiúsculo (Ministério Público)
    [2]= crase
    [3]= acredito que tenha crase, veja a concordância do verbo visar de forma mais profunda com seu professor ou então não use
    [4]= crase
    [5]= o branco
    |||||||||||||||||
    Competência 1- 160
    Competência 2- 200
    Competência 3- 160
    Competência 4- 120
    Competência 5- 200
    Nota: 840
    |||||||||||||||||
    * No início do D1 precisa de uma tese, uma frase para introduzir o parágrafo que diga de modo geral o que vai ser dito
    * Perceba que a “concentração de renda” seria melhor trabalhada se se fosse colocada como uma consequência. Observe no final do D1, então se o negro tivesse dinheiro ele seria respeitado? Ao contrário né, se ele tivesse respeito ele ganharia dinheiro, mais ou menos isso, ent caberia melhor como consequência vc abordar esse tema
    * cuidado com as palavras, o tema fala de racismo e a conclusão fala de proposta para afro-brasileiros, mas nem todo negro é proveniente da África, é um erro que passaria batido para alguns corretores ent vou fazer vista grossa
    * Senti muita falta de conectivos dentro do parágrafo. Sempre que começar uma frase, use um conectivo, seja “Nesse viés” ou “Apesar disso” dependendo do contexto, mas encaixe o conectivo certo sempre que iniciar uma frase com excessão do início da introdução

    • 1
  2. Oi, Samir!

    Obrigada por ter aceito o convite! Sua correção, realmente clareou o que preciso melhorar.

    Entretanto, fiquei com dúvida somente em 1 ponto: os pontos [3] e [4] do D1, usei as vírgulas com base na regra de que se deve isolar oração subordinada adverbial deslocada. Desta forma, não entendi porque devo suprimi-las. Sem querer abusar, mas se puder explicar…

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.