A novela “A força do querer” traz em sua narrativa a representação da guerra às drogas entre policiais e traficantes no Rio de Janeiro. Embora seja uma obra ficcional, a novela exibe características que se assemelham ao atual contexto das periferias brasileiras, já que o tráfico de drogas é uma realidade assistida pelas comunidades. Isso ocorre, seja pela influência do uso de narcóticos nesse âmbito, seja pela miséria social. Com efeito, hão de ser analisadas as causas e a resolução desses estorvos.
É imprescindível salientar, mormente, como a influência do consumo de narcóticos potencializa a resistência do tráfico de drogas. Nessa perspectiva, no livro “A vida no escuro”, o protagonista Fabiano é convencido por seu primo a provar um cigarro de maconha e, aos poucos, o protagonista adquire vícios em entorpecentes mais nocivos, arruinando assim, sua própria vida. A par disso, é indubitável que o ato de ingerir drogas por influência de terceiros é frequente no Brasil, visto que muitos jovens confiam em amigos ou em familiares e são movidos pela pressão e curiosidade de usar substâncias ilícitas e, consequentemente, entram no mundo dos estimulantes químicos e tornam-se viciados, o que é extremamente preocupante.
Além disso, vale postular a extrema pobreza como promotora do tráfico de drogas em bairros periféricos. Um dos clássicos do cinema brasileiro, o filme “Cidade de Deus” retrata as dificuldades enfrentadas por aqueles que vivem na favela em situação de indigência social, por causa disto e a insatisfação com a violência presente onde vivem, muitas pessoas recorrem ao uso de drogas como uma forma de escapar da realidade nefasta. Nesse sentido, percebe-se que a miséria social têm gerado a persistência do tráfico de drogas em bairros empobrecidos na conjuntura brasileira. Por fim, urge reverter a realidade mostrada no filme e retirar a extrema pobreza do cenário.
Torna-se imperativo, portanto, que cabe ao Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Fazenda implementar clínicas públicas de reabilitação para usuários de drogas que estão aptos à abstinência, por intermédio do SUS, Sistema Único de Saúde, mais precisamente de clínicas que visem a reintegração social dos indivíduos e no fim do tratamento aqueles curados do vício devem receber um crédito de reintegração do Governo para que possam iniciar o próprio micro negócio dentro das periferias, movimentando a economia local. De modo a estimular quem têm vício em drogas e está em situação de extrema pobreza a se reestruturar na vida e formar um paradigma comportamental de total consciência sobre os males de usar substâncias ilícitas sem limites, tal como retratado em “A vida no escuro”.
vantuilpinheiro
Parabéns pela redação! Está clara, concisa e fundamentada. Tenho certeza de que está no caminho!!
Apenas gostaria de acrescentar duas observações, caso acredite que possa contribuir de alguma forma.
Obs.1: Substituir o “aos poucos” por gradativamente / gradualmente / progressivamente.
É imprescindível salientar, mormente, como a influência do consumo de narcóticos potencializa a resistência do tráfico de drogas. Nessa perspectiva, no livro “A vida no escuro”, o protagonista Fabiano é convencido por seu primo a provar um cigarro de maconha e, ///aos poucos\\\ [gradativamente / gradualmente / progressivamente], o protagonista adquire vícios em entorpecentes mais nocivos, arruinando assim, sua própria vida.
Obs.2: Eu não acredito que as palavras “que cabe” sejam necessárias aqui.
Torna-se imperativo, portanto, ///que cabe\\\ ao Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Fazenda implementar clínicas públicas de reabilitação para usuários de drogas que estão aptos à abstinência […]
Alixo
Muito bem falado, Pinheiro.
Acredito sim que suas contribuições me ajudam.
Vou adotar essas sugestões na próxima.
[email protected]
Primeiro Parabéns a redação está na firma correta.
Algumas coisas a ser pensadas, erros:
Não consigo encontrar o tema no início da sua redação: onde está as palavras persistência do Tráfico .O tema não é apenas o tráfico…
Algumas repetições no mesmo parágrafos, evite repetir no mesmo parágrafo.
Depois de Deus, em Cidades de Deus, coloca uma vírgula.
Argumentação ok desenvolvida.
C1:160.
C2:160.
C3:200
C4:160
C5:200
920
Alixo
Opa, tudo bem? Realmente quase tangenciei do tema na introdução, muito bem observado.
Gostaria que apontasse quais repetições tiveram no texto.
Sobre o repertório “Cidade de Deus”, você cometeu um equívoco, pois o verbo não deve ser separado do jeito.
Exemplo: “Ana falou muito mal da festa.”, não cabe vírgula.
Se eu tivesse escrito “No filme ‘Cidade de Deus’…” aí sim caberia vírgula como no meu primeiro parágrafo de argumentação, mas eu escrevi “O filme…”, exigindo concordância com o verbo.
Obg, pela correção e observação, Azalhe, vai ajudar muito em minhas futuras redações.
Sarahbeatriz171
Oi, Alixo!
Comentário geral: fez uma boa redação com uma boa argumentação, mas segue abaixo algumas observações.
ERROS GRAMATICAIS:
– ” arruinando assim, sua própria vida.” Arruinando, assim, sua própria vida.
– De forma geral vc tem uma gramática excelente, parabéns!
INTRODUÇÃO
– Contextualização OK
– Tese OK
– ARG 1 e 2 OK
– Como já foi citado nos comentários vc só se esqueceu de falar sobre a persistência em relação às drogas no atual cenário.
D1\D2
– A estrutura do desenvolvimento está perfeitinha!
– O pessoal citou a questão da repetição, mas não se preocupe, pois aqui vc não perderia na C4. De toda forma, eu recomendo que ao iniciar o seu texto já coloque sinônimos ao redor do título para evitar repetições e lembrar de falar o tema completinho na introdução.
– Não falar sobre tudo pode causar “buracos”, então toma cuidado!
CONCLUSÃO
Agente: Ok
Ação: OK
Modo\Meio: OK
Detalhamento: OK
Finalidade: OK
PS: recomendo trocar “De modo” na linha 5 por “Espera-se, com isso,…” para indicar finalidade.
Notas
C1: 180 (não percebi outros erros…)
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
NF:980
Está no caminho certo, Alixo! Boas escritas!
Alice carvalho
ii, tudo bem? Sou nova aqui.
É um prazer corrigir sua redação, vc possui uma ótima escrita com o uso da vírgula muito bem empregada, achei muito interessante seus repertório e como vc defende seus argumentos. Nessa correção te dou 920. Continue assim que vc vai chegar 1000 parabéns ! C1 = 200 pontos.
C2 = 200pontos.
C3 = 200 pontos.
C4 = 120 pontos.
C5 = 200 pontos
Total = 920 pontos.
Taiana76552
Oii, tudo bem? Sou nova aqui.
É um prazer corrigir sua redação, vc possui uma ótima escrita com o uso da vírgula muito bem empregada, achei muito interessante seus repertório e como vc defende seus argumentos. Nessa correção te dou 920. Continue assim que vc vai chegar 1000 parabéns ! C1 = 200 pontos.
C2 = 200pontos.
C3 = 200 pontos.
C4 = 120 pontos.
C5 = 200 pontos
Total = 920 pontos.