Estudante

A persistência do tráfico de drogas nas periferias brasileiras

  • 2

A novela “A força do querer” traz em sua narrativa a representação da guerra às drogas entre policiais e traficantes no Rio de Janeiro. Embora seja uma obra ficcional, a novela exibe características que se assemelham ao atual contexto das periferias brasileiras, já que o tráfico de drogas é uma realidade assistida pelas comunidades. Isso ocorre, seja pela influência do uso de narcóticos nesse âmbito, seja pela miséria social. Com efeito, hão de ser analisadas as causas e a resolução desses estorvos.

É imprescindível salientar, mormente, como a influência do consumo de narcóticos potencializa a resistência do tráfico de drogas. Nessa perspectiva, no livro “A vida no escuro”, o protagonista Fabiano é convencido por seu primo a provar um cigarro de maconha e, aos poucos, o protagonista adquire vícios em entorpecentes mais nocivos, arruinando assim, sua própria vida. A par disso, é indubitável que o ato de ingerir drogas por influência de terceiros é frequente no Brasil, visto que muitos jovens confiam em amigos ou em familiares e são movidos pela pressão e curiosidade de usar substâncias ilícitas e, consequentemente, entram no mundo dos estimulantes químicos e tornam-se viciados, o que é extremamente preocupante.

Além disso, vale postular a extrema pobreza como promotora do tráfico de drogas em bairros periféricos. Um dos clássicos do cinema brasileiro, o filme “Cidade de Deus” retrata as dificuldades enfrentadas por aqueles que vivem na favela em situação de indigência social, por causa disto e a insatisfação com a violência presente onde vivem, muitas pessoas recorrem ao uso de drogas como uma forma de escapar da realidade nefasta. Nesse sentido, percebe-se que a miséria social têm gerado a persistência do tráfico de drogas em bairros empobrecidos na conjuntura brasileira. Por fim, urge reverter a realidade mostrada no filme e retirar a extrema pobreza do cenário.

Torna-se imperativo, portanto, que cabe ao Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Fazenda implementar clínicas públicas de reabilitação para usuários de drogas que estão aptos à abstinência, por intermédio do SUS, Sistema Único de Saúde, mais precisamente de clínicas que visem a reintegração social dos indivíduos e no fim do tratamento aqueles curados do vício devem receber um crédito de reintegração do Governo para que possam iniciar o próprio micro negócio dentro das periferias, movimentando a economia local. De modo a estimular quem têm vício em drogas e está em situação de extrema pobreza a se reestruturar na vida e formar um paradigma comportamental de total consciência sobre os males de usar substâncias ilícitas sem limites, tal como retratado em “A vida no escuro”.

Compartilhar

7 Correções

  1. Parabéns pela redação! Está clara, concisa e fundamentada. Tenho certeza de que está no caminho!!
    Apenas gostaria de acrescentar duas observações, caso acredite que possa contribuir de alguma forma.

    Obs.1: Substituir o “aos poucos” por gradativamente / gradualmente / progressivamente.
    É imprescindível salientar, mormente, como a influência do consumo de narcóticos potencializa a resistência do tráfico de drogas. Nessa perspectiva, no livro “A vida no escuro”, o protagonista Fabiano é convencido por seu primo a provar um cigarro de maconha e, ///aos poucos\\\ [gradativamente / gradualmente / progressivamente], o protagonista adquire vícios em entorpecentes mais nocivos, arruinando assim, sua própria vida.

    Obs.2: Eu não acredito que as palavras “que cabe” sejam necessárias aqui.
    Torna-se imperativo, portanto, ///que cabe\\\ ao Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Fazenda implementar clínicas públicas de reabilitação para usuários de drogas que estão aptos à abstinência […]

    • 1
  2. Primeiro Parabéns a redação está na firma correta.

    Algumas coisas a ser pensadas, erros:

    Não consigo encontrar o tema no início da sua redação: onde está as palavras persistência do Tráfico .O tema não é apenas o tráfico…

    Algumas repetições no mesmo parágrafos, evite repetir no mesmo parágrafo.

    Depois de Deus, em Cidades de Deus, coloca uma vírgula.

    Argumentação ok desenvolvida.

    C1:160.
    C2:160.
    C3:200
    C4:160
    C5:200

    920

    • 1
  3. Oi, Alixo!

    Comentário geral: fez uma boa redação com uma boa argumentação, mas segue abaixo algumas observações.

    ERROS GRAMATICAIS:
    – ” arruinando assim, sua própria vida.” Arruinando, assim, sua própria vida.
    – De forma geral vc tem uma gramática excelente, parabéns!

    INTRODUÇÃO
    – Contextualização OK
    – Tese OK
    – ARG 1 e 2 OK
    – Como já foi citado nos comentários vc só se esqueceu de falar sobre a persistência em relação às drogas no atual cenário.

    D1\D2
    – A estrutura do desenvolvimento está perfeitinha!
    – O pessoal citou a questão da repetição, mas não se preocupe, pois aqui vc não perderia na C4. De toda forma, eu recomendo que ao iniciar o seu texto já coloque sinônimos ao redor do título para evitar repetições e lembrar de falar o tema completinho na introdução.
    – Não falar sobre tudo pode causar “buracos”, então toma cuidado!

    CONCLUSÃO
    Agente: Ok
    Ação: OK
    Modo\Meio: OK
    Detalhamento: OK
    Finalidade: OK
    PS: recomendo trocar “De modo” na linha 5 por “Espera-se, com isso,…” para indicar finalidade.

    Notas
    C1: 180 (não percebi outros erros…)
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    NF:980

    Está no caminho certo, Alixo! Boas escritas!

    • 0
  4. ii, tudo bem? Sou nova aqui.
    É um prazer corrigir sua redação, vc possui uma ótima escrita com o uso da vírgula muito bem empregada, achei muito interessante seus repertório e como vc defende seus argumentos. Nessa correção te dou 920. Continue assim que vc vai chegar 1000 parabéns ! C1 = 200 pontos.
    C2 = 200pontos.
    C3 = 200 pontos.
    C4 = 120 pontos.
    C5 = 200 pontos

    Total = 920 pontos.

    • 0
  5. Oii, tudo bem? Sou nova aqui.
    É um prazer corrigir sua redação, vc possui uma ótima escrita com o uso da vírgula muito bem empregada, achei muito interessante seus repertório e como vc defende seus argumentos. Nessa correção te dou 920. Continue assim que vc vai chegar 1000 parabéns ! C1 = 200 pontos.
    C2 = 200pontos.
    C3 = 200 pontos.
    C4 = 120 pontos.
    C5 = 200 pontos

    Total = 920 pontos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.