Nas sociedades grega e romana, era a mão de obra escrava que garantia a produção suficiente para suprir as necessidades da população. Com isso, A persistência do trabalho escravo na sociedade brasileira representa um dos principais ataques à liberdade individual. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas e consequências desse impasse.
Em primeiro plano, é importante ressaltar a Crise Econômica como uma das principais causas para o problema. De acordo com a frase do poeta Carlos Drummond de Andrade “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho” relata que tal situação é um obstáculo entre a população. Nesse viés, uma mudança nós valores da Sociedade é fundamental para transpor as barreiras da economia no Brasil.
Outrossim, é imperativo pontuar a Desvalorização ao ser humano na sociedade como consequência presente. Conforme a Constituição Federal Brasileira está garantido aos indivíduos o direito ao Respeito e a Cidadania. Consequentemente, com a escassez desses direitos torna-se uma impossibilidade muito grande para que os cidadãos desfrute desda autonomia prevista a todos.
Destarte, que há entraves a serem resolvidas para minimizar esse revés. Portanto, O Governo do Estado, deve criar Campanhas de cursos preparatórios, por meio do ensino público e privado, com vagas e matérias para qualificação profissional dos indivíduos da sociedade. Espera-se com isso, a capacitação de novos profissionais preparados para atuar no Mercado de Trabalho individual sem nenhum obstáculo presente.
Thamirysbds
Parabéns!!! Muito bem escrito o texto, mas ainda observei alguns erros. Vou fazer uma correção por parágrafos e por fim atribuo uma nota, pode ser? Não sou especialista nem nada, mas espero ajudar como puder. Ah, e eu não sei se vc está estudando pro Enem, mas vou corrigir de acordo, ta? =)
INTRODUÇÃO
-uso de letras maiusculas desnecessárias no meio do texto
-ausência da crase: “ataques à liberdade individual”
-tese clara, mas esqueceu de evidenciar as 2 problemáticas, que seriam trabalhadas no D1 e D2, no seu caso, seriam: D1 (o impasse da crise econômica) e D2 (desvalorização ao ser humano na sociedade)
D1
-Arthurrrrr, não precisa dessas letras maiúsculas no meio do texto kkk
-vc trouxe uma citação do Drummond, mas acabou falhando na alusão dessa frase à realidade da crise econômica e em como isso influi para o escravidão moderna, ou seja, faltou argumentação crítica e coerente
-sem erros gramaticais, o que é muito bom
D2
-ausência de vírgula: “Conforme a Constituição Federal Brasileira, está garantido…”
-ausência de crase: “…respeito e à cidadania”
-ausência de vírgula: “com a escassez desses direitos, torna-se uma impossibilidade muito grande…”
-bem estruturado mas repertório fraco, citar direito ao respeito e à cidadania, sem fazer uma outra alusão/citação, acabou pecando na C2, pois se encaixou como uso de senco comum (clichê)
CONCLUSÃO (para desenvolver uma boa conclusão vc precisa se atentar a 4 perguntas: O QUE? COMO? QUEM? PRA QUE? além do DETALHAMENTO)
-o que: criar campanhas de cursos preparatórios
-como: por meio do ensino público e privado (vago)
-quem: Governo do Estado (você poderia ter envolvido o MEC também)
-pra que:
-detalhamento: com vagas e matérias para qualificação profissional dos indivíduos da sociedade.
C1: 120 (se atente ao uso correto da crase, vírgulas e ao uso de iniciais maiuscuals)
C2: 120 (procure explorar mais áreas do conhecimento e cuidado com a argumentação de senso comum)
C3: 140 (organize mais suas ideias e procure defender mais seu ponto de vista através de citações/alusões)
C4: 160 (procure enriquecer mais o seu texto com o uso de conectivos)
C5: 180 (procure responder aos 5 quesitos, bem como trabalhar a argumentação)
NOTA: 720
Graziele Ferreira Das Neves Santos
INTRODUÇÃO
– Começou com uma alusão história, o que é muito bom
– Introdução está bem estruturada, foram desenvolvidos três períodos
– Nas palavras: “liberdade”, “brasileira” e “convém”, você usou letra maiuscula, visto que não há necessidade, acredito que tenha sido erro de digitação
DESENVOLVIMENTO 1
– Usou vários conectivos dando coesão ao texto
– Citou Carlos Drummond, aumentando sua nota na competência 2, já que exige repertório cultural. No entanto, ela não traz tanta produtividade e acabou prejudicando seus argumentos no primeiro desenvolvimento. Mas acho que vc poderia ter desenvolvido-a melhor.
DESENVOLVIMENTO 2
– Novamente usou conectivos estruturando bem o texto
– Usou a Constituição Federal e melhorou bastante sua argumentação em relação ao desenvolvimento 1
CONCLUSÃO
– “que há entraves”, retire a preposição ‘que’, não há necessidade de usar ela.
– Usou bem os conectivos
– Agente: Governo do Estado
– Ação: criar campanhas…
– Modo : por meio do ensino público e privado
– Detalhamento : com vagas e matérias…
– Finalidade :Espera-se com isso, a capacitação de novos profissionais
Sou estudante tbm, mas vou dar a nota que eu acho razoável
C1 – 180
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 200
Total – 900
anecaroline2002
1 PARÁGRAFO:
– TÁ PERFEITO!!
– ÓTIMA ALUSÃO AS SOCIEDADES CLÁSSICAS, POSSUI TESE QUE NÃO FICA NO SENSO COMUM, E EXPOSIÇÃO BREVE DO SERÁ ARGUMENTADO!
2 PARÁGRAFO:
– SUSBTIUA FRASE, POR TRECHO DO POEMA! CABE MELHOR E DÊ MAI DETALHES DO AUTOR, COMO A FASE LITERÁRIA E A ÉPOCA.
– CORRELACIONE MELHOR O TEMA, O ARGUMENTO E O O TRECHO DO POEMA, FICOU MEIO VAGO!
– NÃO ESSA ARGUMENTAÇÃO DA CRISE ECONÔMICA COM O TRABALHO ESCRAVO.
– “…NOS( NÃO TEM ACENTO) VALORES…”
– O TRECHO DO POEMA DEVE FICAR ENTRE VÍRGULAS.
3 PARÁGRAFO:
– “…DESVALORIZAÇÃO (DO) SER HUMANO…”
– “… CONSEQUÊNCIA PRESENTE…” FICOU ESTRANHO! REFORMULE!
-“… FEDERAL BRASILEIRA(,)…”
– MAIS UMA VEZ NÃO FOI BEM CORRELACIONADO COM O TEMA
OBS: NOS DOIS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO, FALTOU MAIS DETALHAMENTO, CORRELAÇÃO E DADOS
TEVE FUGA AO TEMA TAMBÉM!
5 PARÁGRAFO;
– GOVERNO DO ESTADO FICA REDUNDANTE, POIS GOVERNO E ESTADO SÃO A MESMA COISA!
– FALTOU SÓ MAIS DETALHAMENTO EM COMO ACONTECERIA NA PRÁTICA!
C1: 160
C2: 40
C3:80
C4:160
C5:160
TOTAL: 600