A persistência do trabalho escravo na sociedade moderna.

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Nas sociedades grega e romana, era a mão de obra escrava que garantia a produção suficiente para suprir as necessidades da população. Com isso, A persistência do trabalho escravo na sociedade brasileira representa um dos principais ataques à liberdade individual. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas e consequências desse impasse.

Em primeiro plano, é importante ressaltar a Crise Econômica como uma das principais causas para o problema. De acordo com a frase do poeta Carlos Drummond de Andrade “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho” relata que tal situação é um obstáculo entre a população. Nesse viés, uma mudança nós valores da Sociedade é fundamental para transpor as barreiras da economia no Brasil.

Outrossim, é imperativo pontuar a Desvalorização ao ser humano na sociedade como consequência presente. Conforme a Constituição Federal Brasileira está garantido aos indivíduos o direito ao Respeito e a Cidadania. Consequentemente, com a escassez desses direitos torna-se uma impossibilidade muito grande para que os cidadãos desfrute desda autonomia prevista a todos.

Destarte, que há entraves a serem resolvidas para minimizar esse revés. Portanto, O Governo do Estado, deve criar Campanhas de cursos preparatórios, por meio do ensino público e privado, com vagas e matérias para qualificação profissional dos indivíduos da sociedade. Espera-se com isso, a capacitação de novos profissionais preparados para atuar no Mercado de Trabalho individual sem nenhum obstáculo presente.

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3 Correções

  1. Parabéns!!! Muito bem escrito o texto, mas ainda observei alguns erros. Vou fazer uma correção por parágrafos e por fim atribuo uma nota, pode ser? Não sou especialista nem nada, mas espero ajudar como puder. Ah, e eu não sei se vc está estudando pro Enem, mas vou corrigir de acordo, ta? =)

    INTRODUÇÃO
    -uso de letras maiusculas desnecessárias no meio do texto
    -ausência da crase: “ataques à liberdade individual”
    -tese clara, mas esqueceu de evidenciar as 2 problemáticas, que seriam trabalhadas no D1 e D2, no seu caso, seriam: D1 (o impasse da crise econômica) e D2 (desvalorização ao ser humano na sociedade)

    D1
    -Arthurrrrr, não precisa dessas letras maiúsculas no meio do texto kkk
    -vc trouxe uma citação do Drummond, mas acabou falhando na alusão dessa frase à realidade da crise econômica e em como isso influi para o escravidão moderna, ou seja, faltou argumentação crítica e coerente
    -sem erros gramaticais, o que é muito bom

    D2
    -ausência de vírgula: “Conforme a Constituição Federal Brasileira, está garantido…”
    -ausência de crase: “…respeito e à cidadania”
    -ausência de vírgula: “com a escassez desses direitos, torna-se uma impossibilidade muito grande…”
    -bem estruturado mas repertório fraco, citar direito ao respeito e à cidadania, sem fazer uma outra alusão/citação, acabou pecando na C2, pois se encaixou como uso de senco comum (clichê)

    CONCLUSÃO (para desenvolver uma boa conclusão vc precisa se atentar a 4 perguntas: O QUE? COMO? QUEM? PRA QUE? além do DETALHAMENTO)
    -o que: criar campanhas de cursos preparatórios
    -como: por meio do ensino público e privado (vago)
    -quem: Governo do Estado (você poderia ter envolvido o MEC também)
    -pra que:
    -detalhamento: com vagas e matérias para qualificação profissional dos indivíduos da sociedade.

    C1: 120 (se atente ao uso correto da crase, vírgulas e ao uso de iniciais maiuscuals)
    C2: 120 (procure explorar mais áreas do conhecimento e cuidado com a argumentação de senso comum)
    C3: 140 (organize mais suas ideias e procure defender mais seu ponto de vista através de citações/alusões)
    C4: 160 (procure enriquecer mais o seu texto com o uso de conectivos)
    C5: 180 (procure responder aos 5 quesitos, bem como trabalhar a argumentação)
    NOTA: 720

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  2. INTRODUÇÃO
    – Começou com uma alusão história, o que é muito bom
    – Introdução está bem estruturada, foram desenvolvidos três períodos
    – Nas palavras: “liberdade”, “brasileira” e “convém”, você usou letra maiuscula, visto que não há necessidade, acredito que tenha sido erro de digitação
    DESENVOLVIMENTO 1
    – Usou vários conectivos dando coesão ao texto
    – Citou Carlos Drummond, aumentando sua nota na competência 2, já que exige repertório cultural. No entanto, ela não traz tanta produtividade e acabou prejudicando seus argumentos no primeiro desenvolvimento. Mas acho que vc poderia ter desenvolvido-a melhor.
    DESENVOLVIMENTO 2
    – Novamente usou conectivos estruturando bem o texto
    – Usou a Constituição Federal e melhorou bastante sua argumentação em relação ao desenvolvimento 1
    CONCLUSÃO
    – “que há entraves”, retire a preposição ‘que’, não há necessidade de usar ela.
    – Usou bem os conectivos
    – Agente: Governo do Estado
    – Ação: criar campanhas…
    – Modo : por meio do ensino público e privado
    – Detalhamento : com vagas e matérias…
    – Finalidade :Espera-se com isso, a capacitação de novos profissionais

    Sou estudante tbm, mas vou dar a nota que eu acho razoável
    C1 – 180
    C2 – 200
    C3 – 160
    C4 – 160
    C5 – 200
    Total – 900

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  3. 1 PARÁGRAFO:
    – TÁ PERFEITO!!
    – ÓTIMA ALUSÃO AS SOCIEDADES CLÁSSICAS, POSSUI TESE QUE NÃO FICA NO SENSO COMUM, E EXPOSIÇÃO BREVE DO SERÁ ARGUMENTADO!

    2 PARÁGRAFO:
    – SUSBTIUA FRASE, POR TRECHO DO POEMA! CABE MELHOR E DÊ MAI DETALHES DO AUTOR, COMO A FASE LITERÁRIA E A ÉPOCA.
    – CORRELACIONE MELHOR O TEMA, O ARGUMENTO E O O TRECHO DO POEMA, FICOU MEIO VAGO!
    – NÃO ESSA ARGUMENTAÇÃO DA CRISE ECONÔMICA COM O TRABALHO ESCRAVO.
    – “…NOS( NÃO TEM ACENTO) VALORES…”
    – O TRECHO DO POEMA DEVE FICAR ENTRE VÍRGULAS.

    3 PARÁGRAFO:
    – “…DESVALORIZAÇÃO (DO) SER HUMANO…”
    – “… CONSEQUÊNCIA PRESENTE…” FICOU ESTRANHO! REFORMULE!
    -“… FEDERAL BRASILEIRA(,)…”
    – MAIS UMA VEZ NÃO FOI BEM CORRELACIONADO COM O TEMA

    OBS: NOS DOIS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO, FALTOU MAIS DETALHAMENTO, CORRELAÇÃO E DADOS
    TEVE FUGA AO TEMA TAMBÉM!

    5 PARÁGRAFO;
    – GOVERNO DO ESTADO FICA REDUNDANTE, POIS GOVERNO E ESTADO SÃO A MESMA COISA!
    – FALTOU SÓ MAIS DETALHAMENTO EM COMO ACONTECERIA NA PRÁTICA!

    C1: 160
    C2: 40
    C3:80
    C4:160
    C5:160
    TOTAL: 600

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