A persistência do racismo na sociedade brasileira contemporânea

  • 0

O racismo é quando o ser humano sofre ataques e preconceitos por causa da cor da sua pele. Sabemos que não é algo novo, que desde a antiguidade era praticado e perdurou até os dias atuais.

Durante os séculos XVI e XVIII chegavam no Brasil os primeiros navios negreiros, eles eram duramente maltratados e viviam em péssimas condições. Analisando esse fato histórico, sabemos que houve muitas conquistas como abolição, aprovação de algumas leis e outras coisas mais, porém uma coisa não mudou a conscientização da sociedade que insiste nos velhos costumes.

No Brasil ainda é comum lemos noticiários sobre ataques raciais sofrido pelas pessoas negras nas redes sociais, em partidas de futebol e em diversos lugares como xingamentos, palavras de ofensas, descriminação mesmo sabendo que o racismo é crime, ainda observamos muitos atos inflacionários como estes mencionados.

Tendo em vista os aspectos observados percebemos que a humanidade segue com suas raizes antigas, no mundo moderno. Portanto é essencial uma política de conscientização, com investimentos em materiais didáticos, propaganda de tv para levar mais informação para as pessoas sobre esse tema, e dessa forma temos um país com igualdade racial entre todos.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá!!!
    Competência I: alguns erros gramaticais são encontrados, por exemplo, ausência de vírgula em “muitas conquistas, como”, escrita errada em “é comum leRmos”, em “dIscriminação”, entre outros. Por isso, 40.
    Competência II: seu texto é uma dissertação, mas falhou na argumentação e na compreensão do tema, por não ter deixado explícito sobre a persistência do racismo nos dias atuais, por exemplo, ao mencionar ” uma coisa não mudou a conscientização da sociedade”, você não esclarece o por quê da “persistência”, ou seja, questione-se: é necessário apenas a mudança da consciência das pessoas? Por isso, 120.
    Competência III: seu repertório sociocultural é bastante vago. No segundo parágrafo ao mencionar “chegavam no Brasil os primeiros navios negreiros, eles (QUEM? Você não mencionou quen vinha nesses navios claramente) eram duramente maltratados…”. No terceiro parágrafo, “No Brasil ainda é comum lemos noticiários (QUAIS NOTICIÁRIOS? EM QUAL SITE? EM QUAL REVISTA?)”. Preste bastante atenção na articulação das suas informações ao tema. Por isso, 80.
    Competência IV: Você utiliza alguns mecanismos linguísticos (conectivos), mas não apresenta alguns essenciais, como no início do segundo e do terceiro parágrafo (utilize “em primeiro lugar”, “outrossim”, etc) e no início dos períodos. Ou seja, ocorreu falta de coesão no seu texto. Por isso, 80.
    Competência V: Sua proposta de intervenção é vaga. Você deve sempre expor AGENTE, AÇÃO, MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO. Por isso, 40.
    Continue melhorando e persistindo, torço por você!!! (:

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.