A persistência do racismo na sociedade brasileira

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Segundo a pesquisa realizada em 2019 do jornal Datafolha, cerca de 22% dos brasileiros entrevistados afirmaram já terem sido discriminados racialmente. Diante desse dado, é perceptível a persistência que essa intolerância, com raízes de meados do século XVI, época do tráfico e comércio de escravos, ainda é uma atribulição. Isso se deve por falhas no processo de formação cidadã aliado a falta de empatia.
Primeiramente, evidencia-se que a abordagem e aprofundamento do estudo sobre racismo no início da formação dos “pequenos” é algo totalmente dissociado da realidade. Durkheim, sociólogo francês, defendeu: “A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza”. Diante disso, percebe-se que a escola tem forte influência social e que, desse modo, necessita-se debater essa adversidade nesta poderosa instituição.
Outrossim, vale ressaltar que a falta de empatia é outro principal fator. Segundo o filósofo Bauman, o amar é mais falado do que vivido e por isso vivemos um tempo de secreta angústia. Sobre isso, tiramos que os indivíduos estão cada vez menos amorosos, consequentemente menos empáticos, uma vez que vivemos a ilusão de um mundo em que o amar é só falado.
Concluir-se que, tomando conhecimento das causas da intolerância racial, cabe ao Poder Executivo Federal intensificar, nas redes educacionais, abordagens ao tema, de modo que, as pessoas tomem conhecimento e reflitam sobre o assunto. Com isso, será possível formar cidadãos tolerantes, mudando a precariedade do cenário brasileiro atual.

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2 Correções

  1. Oi!
    Sua introdução é boa, mas depois do seu repertório sociocultural é interessante no segundo parágrafo, abordar como essa informação condiz com o tema da redação de uma forma fácil de se compreender a ligação, assim seu texto fica mais organizado, sua tese segue esse princípio e foi de fácil entendimento sobre quais temas você abordaria no desenvolvimento.

    Seu conectivo primeiramente não está errado, mas se trocar por ” Em primeira análise ou Em primeiro momento” fica melhor e mais robusto.

    ( evidencia-se que a abordagem e aprofundamento do estudo sobre racismo no início da formação dos “pequenos” é algo totalmente dissociado da realidade). Nessa parte você poderia ter mudado algumas palavras e aumentaria sua nota como por exemplo :

    EM PRIMEIRA ANÁLISE, EVIDENCIA-SE QUE O MÉTODO E O APROFUNDAMENTO DO SABER SOBRE O RACISMO NA FASE INICIAL DA MENORIDADE É DIVERGENTE DA REALIDADE.

    Poucas mudanças torna sua redação mais organizada e te dará pontos na questão da norma padrão exercida pelo ENEM.

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  2. Olá! Observei erros que vão desde á repetição de termos- amor, por exemplo- à questão estrutural do texto, por outro lado percebi que usou citações, o que é importante.

    1) ‘’Diante desse dado, é perceptível a persistência que essa intolerância, com raízes de meados do século XVI, época do tráfico e comércio de escravos, ainda é uma atribuição (…) ’’
    No geral, entendi que você quer mostrar que o problema é antigo, mas a forma que você escreveu está confusa. Assim, fiz umas correções que mantiveram sua ideia, mas de forma mais clara: ‘’Segundo a pesquisa realizada em 2019, do jornal Datafolha, cerca de 22% dos brasileiros entrevistados afirmaram já ter sido vítimas de discriminação racial. Assim, diante desse dado, é perceptível que essa intolerância, cujas raízes vem desde a época do tráfico negreiro, ainda é recorrente no país.’’

    * Antes de falar dos argumentos, acrescente mais um detalhe que reforce seu dado, pois conforme disse, ele precisa de mais desenvolvimento.
    * ’’(..) perceptível a persistência (…)’’ Houve eco em ”per”. Isso é considerado vício de linguagem no texto em prosa.
    *Creio que ‘’atribulição’’ seja erro na hora de digitar.
    *Aliado a+ a falta (crase).
    * Racismo é vasto, então falta de empatia é um argumento fraco, entende? O tema se relaciona à herança colonial, desigualdade, ao crime (a maioria dos presidiários são negros) e muito mais. Então, seria melhor usá-la para fortalecer um segundo argumento.

    2) Qual a razão de ser dissociado? Faltou explicar. Depois você fundamentaria com Durkheim. Isso iria deixar o texto mais ‘’robusto’’.

    * ‘’Diante disso, percebe-se que a escola tem forte influência social e que, desse modo, necessita-se debater essa adversidade nesta poderosa instituição.’’ Ficou redundante, pois nada novo foi acrescentado.
    *O correto é o termo ‘’nessa’’, pois retoma um termo que não está perto.

    3) Eco em falado/vivido/ amorosos/empáticos. No demais, ressalto que se atenha a ser mais crítico, claro que não usando termos ofensivos. Acredito, que entenda o quão importante é começar defendendo uma tese e sustentá-la durante o texto. E isso foi o que mais faltou.

    4) Para a conclusão, use um conectivo como portanto, por conseguinte, assim e outros Além disso, se atente com o detalhamento da proposta: agente, ação, modo e finalidade.
    *Portanto, conclui-se que.*

    Dicas: quando for escrever pense em 4 parágrafos (introdução, argumento, argumento e conclusão). Use também sinônimos (mostram repertório). Por fim, estude bastante os conectivos e fundamente mais suas ideias. Sucesso!!!

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