Iniciante

A persistência do racismo na sociedade brasileira

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Num episódio da série “Fronteiras humanas” da Netflix, é retratado o drama da população negra em uma distopia, na qual o mundo foi corroído pelos problemas decorrentes de uma alta explosão radioativa do Sol, e diversos países adotaram o critério racial para isolar as pessoas de descendência africana das demais, com o intuito de diminuir a demanda por água e comida. Ao longo da trama, a narrativa revela, além dos problemas sociais enfrentados pelos indivíduos marginalizados, a homogeneidade cultural da elite descendente de europeus e asiáticos, assim como os distanciamentos físico e psíquico entre os negros e a outra parcela do povo. Fora da ficção, fica claro que a realidade apresentada na série pode ser relacionada àquela do Brasil contemporâneo: a persistência do racismo na nossa sociedade dá origem à desvalorização da cultura afro-brasileira e a uma constante segregação racial.

Em primeiro lugar, é importante destacar a baixa representação dos valores, costumes e tradições da população negra no Brasil. Desde o final do século XIX, período marcado pela 2º revolução industrial e pelo imperialismo das nações mais desenvolvidas sobre as mais pobres, diversos setores da cultura brasileira vêm sofrendo influência cada vez maior dos EUA, como preconizava a doutrina Monroe: A América para os americanos. Esse fenômeno, somado a outro que o escritor Karl Marx denominava “alienação”, o qual consiste na imposição de um conjunto de ideias (ideologia) por parte das elites sobre as camadas mais vulneráveis do povo, faz com que tradições e valores estrangeiros substituam o aparato linguístico e imaterial afro-brasileiro. Assim, mostra-se patente a desvalorização do modo de vida e das ações perpetradas pela parcela negra tupiniquim.

Além disso, observa-se a separação de espaços discriminatória que atinge a paisagem demográfica do país. De acordo com o censo do IBGE realizado em 2010, 90% dos indivíduos que vivem em áreas socioeconomicamente vulneráveis (comunidades e assentamentos rurais) identificam-se como pretos ou pardos. Da mesma forma, na pesquisa consta que 82% dos residentes de áreas mais abastadas (renda per capita maior do que cinco salários mínimos) consideram-se brancos ou amarelos. Paralelamente, é notável que a canção “Yaô”, do cantor Pinxinguinha, a qual mistura o iorubá com o português, não seja vista na realidade devido à segregação entre “eurodescendentes” e afrodescendentes.

Portanto, é mister que sejam tomadas providências para amenizar o quadro atual. Para promover a valorização da cultura negra no Brasil, urge que o Ministério da Educação e da Cultura implemente, por meio do corpo docente e dos estudantes das várias instituições educacionais do país, filmes acadêmicos que retratem elementos do dia-a-dia da população periférica negra e os seus hábitos relacionados à diversão e ao entretenimento. Não só, o Ministério do Desenvolvimento Regional deve criar, através de parcerias com as secretarias de infraestrutura estaduais e municipais, planos urbanísticos que interliguem as redes de transporte e comunicações da cidade, com o objetivo de diminuir a segregação racial presente nos grandes centros. Sendo assim, será possível que, num possível futuro momento de crise, não isolemos e discriminemos uma parte dos brasileiros.

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3 Correções

  1. Redação muito boa.

    Tema bastante pertinente, além de apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão muito claros e coesos.

    Soube levantar bem a questão da segregação racial do brasil e seus desdobramentos.

    Em minha opinião, não sendo especialista, lhe daria uns 960/70. Muito boa, parabéns!

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  2. Ótima redação! Só acho que poderia diminuir o detalhamento sobre a série na introdução e desenvolver mais sua tese. Também percebi que você utilizou muitas informações em um único parágrafo, mas fora isso está tudo ok!

    Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200

    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200

    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160

    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200

    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200

    TOTAL: 960

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  3. Ei, tudo bem? Irei corrigir sua redação, lembrando que não sou nenhuma expert no assunto, porém, tento ajudar da melhor forma possível.

    INTRODUÇÃO: Contém todos os critérios necessários para um excelente desenvolvimento dissertativo: —- contextualização/tese/argumentação. Conectivos empregados perfeitamente, adorei a referência à série. Acrescente vírgulas entre “Netflix”.
    DESENVOLVIMENTO: AMEI, todas as argumentações sustentaram bem a sua tese proposta! Os conectivos foram bem empregados, e não houve nenhuma dificuldade de compreensão sobre o seu ponto de vista.

    CONCLUSÃO: Na verdade, não tenho nada para falar. Nada mesmo. ESTÁ TUDO TÃO COERENTE! Amei a proposta de intervenção, principalmente pela proposta de interligação de redes de transportes. Bem inovadora!
    agente: MEC/Ministério do Desenvolvimento Regional
    ação: implementação de filmes acadêmicos que retratem elementos do dia-a-dia da população periférica negra e os seus hábitos relacionados à diversão e ao entretenimento//planos urbanísticos que interliguem as redes de transporte e comunicações da cidade, com o objetivo de diminuir a segregação racial presente nos grandes centros.
    modo/meio: por meio do corpo docente e dos estudantes das várias instituições educacionais do país// através de parcerias com as secretarias de infraestrutura estaduais e municipais.
    detalhamento: creio que você usou dessa habilidade no segundo parágrafo, onde as informações foram bem encaixadas.
    finalidade: Por fim, será possível que, num possível futuro momento de crise, parte dos brasileiros não sejam isolados e discriminados.

    Na minha mais sensata opinião, se eu fosse corretora do ENEM, te daria 1000!!!
    Eu achei os argumentos muito bem convincentes, teve pouquíssimos desvios gramaticais, você soube interpretar muito bem o tema proposto expondo com qualidade seu ponto de vista!

    Continue produzindo redações de qualidade, que tenho certeza que a tendência é só melhorar :)
    Mais aprendi do que corrigi hahaha.

    EXCELENTEE!!! Bons estudos!

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