Iniciante

A persistência do racismo na sociedade brasileira

  • 0

A série “olhos que condenam” produzida pela Netflix, conta a história de jovens negros que são presos injusta e aleatoriamente pelo estupro de uma mulher branca, tendo assim suas vidas interrompidas por puro preconceito racial. Segundo o IBGE, cerca de 54% da população brasileira é composta por negros, mais ainda sim o racismo é onipresente. O racismo é uma chaga.

Em 13 de maio de 1888, foi assinada a lei Áurea, que embora abolice a escravidão, não apaga os 300 anteriores anos em que negros foram escravizados. Certamente a persistência da discriminação pela origem étnica, pode ser associada ao longo período de escravização dos povos negros e a tardia abolição. Esses acontecimentos corroboram e sustentam até a atualidade a exclusão social.

No entanto, as práticas de crimes raciais, estão em todos os cantos, seja em instituições de ensino, ambientes públicos ou de trabalho. O racismo carrega consigo inúmeras consequências, e em alguns casos os danos são maiores para as vítimas do que para os praticantes. Muitas vezes as pessoas negras são impossibilitadas de conseguirem um bom emprego, ou até mesmo um “bom lugar na sociedade”, tudo graças ao racismo estrutural.

Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse. Os pais devem educar os filhos desde sempre a respeito do assunto, por meio de conversas, tendo finalidade deixar claro que os brancos e os negros são “iguais” e possuem os mesmos direitos. Já o ministério da justiça e segurança pública por sua vez, deve propor a criação de punições mais severas, por meio de um projeto de lei entregue a câmara dos deputados, que visa o aumento no tempo de detenção de praticantes de crimes raciais e a aplicação de multas por danos morais também mais severas. Com isso espera-se por fim à persistência do racismo na sociedade brasileira contemporânea.

 

*se possível pontue. Obrigado.

Compartilhar

5 Correções

  1. gostei muito da citação da serie mas acho que poderia ter usado ela como desenvolvimento e só usados os dados do ibge como introdução, achei seus parágrafos bem grande, pode deixar os corretores meio confusos, aprendi que sendo objetiva e indo direto ao ponto vc acaba se saindo bem também, não sou muito boa corrigindo, mas espero que tenha ajudado! gostei da sua redação, parabéns!!!!!!

    • 2
  2. Sua redação está estupenda, seus argumentos ficaram bem distribuídos, amei a alusão que você fez, AMO ESSA SÉRIE!!!
    Precisou de um pouco mais de desenvolvimento na introdução, e de um desenvolvimento mais elaborado, percebi alguns pequenos erros na ortografia. Mas o restante ficou excelente.
    Parabéns!
    p.s: Disse a que entende muito de redação
    Eu daria 980 para você

    • 1
  3. Olá! Bom, eu não sou boa em corrigir redações, mas achei a sua redação bem estruturada, acho que você soube bem distribuir seus argumentos. Percebi alguns erros pequenos de ortografia. Achei interessante você ter citado uma série, isso demonstra que você tem conhecimento de mundo, repertório sociocultural. Mas acho que faltou sua tese na introdução.

    • 1
  4. Gostei da sua redação mas você não colocou sua tese no primeiro paragrafo e sua conclusão ficou muito longa, tirando isso ta tudo ótimo. Eu daria uns 850, parabéns.
    Não sou muito boa em correção mas é isto.
    …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

    • 1
  5. OI TUDO BEM ? vou fazer alguns comentários em cada paragrafo ok
    1 -a introdução com uma sério ficou bem interessante ,mas acho que ficou um primeiro paragrofo muito só mostrando informações como os dados sabe acho que faltou sua tese de inicio e na parte ” são presos injusta e aleatoriamente ” entendendo que voce quis colocar o injusta para não repetir “mente “de novo
    2- A

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.