A persistência do racismo estrutural no Brasil

  • 0

Racismo estrutural é o termo usado para um conjunto de práticas institucionais, históricas, culturais e interpessoais dentro de uma sociedade que coloca um grupo social ou étnico em melhor oposição e ao mesmo tempo prejudica outros grupos. Na malhação “Viva a Diferença”, da Rede Globo, retrata bem o racismo vivido no Brasil, quando uma aluna negra entra em uma escola particular frequentada por brancos.

Em primeira análise, a desigualdade racial no Brasil, tem suas raízes desde a época da escravidão no período colonial, entre o século XVI ao século XIX, onde negros e negras foram trazidos à força do continente africano pelos europeus colonizadores para o Brasil. Por consequência, a comunidade tem seus direitos violados diariamente no meio social. Frequentemente, é noticiado mortes por discriminação racial, sendo 79,1% das vítimas de intervenções policiais, de acordo com infográfico sobre “Violência e Desigualdade Racial”, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Diante disso, ao longo dos anos vários movimentos sociais lutam contra o preconceito e a desigualdade social e de direitos entre negros e brancos, tendo como exemplo o movimento “Black Lives Matter”( Vidas Negras Importam) que repercutiu no ano de 2020, quando pessoas do mundo todo foram para as ruas fazerem protestos contra as mortes brutais de negros.

Conclui-se, então, que o combate a exclusão por conta da raça ou cor é de suma importância para garantir os direitos dos envolvidos. Com isso, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com as instituições de ensino pública e privada, devem fazer palestras para alunos e pais mostrando a notoriedade de ser ter tolerância, independentemente da raça, cor ou etnia. E o governo federal em parceria com ONGs, juntos ampliarem os projetos de inclusão da comunidade no convívio da população.

POR FAVOR, CORRIGIR DE ACORDO COM O ENEM.

Compartilhar

2 Correções

  1. C1:200
    C2:140
    C3:200
    C4:200
    C5:200

    Boa introdução, tese bem elaborada e explicada, argumentos bem defendidos, bastante conectivos e quase nenhum erro de acentuação.
    Só senti a falta de outras áreas de conhecimento. Além disso, boa conclusão e com ótimo detalhamento. Gostei bastante, parabéns!

    • 1
  2. DESENVOLVIMENTO:
    “por conta “, não tenho certeza, mas acho que isso é um traço de informalidade.

    Desenv. 1:
    Vc poderia ter colocado como os negros eram desumanizados, e como isso se reflete ate hoje no racismo
    trocados – negros/negras por povo africano

    Desenv. 2:
    sobre os protestos poderia ter sido melhor escrito me pareceu muito jogado
    tipo nesse trecho: “quando pessoas do mundo todo foram para as ruas fazerem protestos contra as mortes brutais de negros.” Poderia ter faldo que foram mortos por policiais, instituição que deveria dar proteção….

    você precisa usar conectivos.
    Meios – Por meio de, por intermédio de, mediante etc.
    Finalidade – Com intuito de, com o objetivo de, para que etc

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.