A PERSISTÊNCIA DO RACISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

  • 1

O Brasil, apesar de seu destaque nas relações internacionais, apresenta problemáticas arcaicas que impedem o cumprimento efetivo dos direitos previsto na Constituição Federal. O racismo, que tem raizes amargas da colonização, persiste causando sofrimento a comunidade negra, em virtude da negligência das autoridades, bem como a falta de diálogo sobre a questão.

A princípio, vale salientar que o racismo está enraizado na cultura brasileira desde o início da formação da nação.Ademais, a falta de assistência do governo após a libertação dos escravos impulsionou a formação de ideologias raciais. É notório, a persistência do descaso do governo, visto que, inúmeros são os casos de racismo sem a punição dos criminosos.Sendo assim, a maior efetividade do cumprimento das leis, implica na garantia de uma vida mais digna à comunidade que representa 54% da população do país segundo o IBGE (Institudo Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Aliado a isso, a falta de diálogo nas instituições familiares e escolares propicia a propagação da ideologia de segregação.Na série “Todo Mundo Odeia O Chris” é mostrado a falta de empatia dos colegas com o protagonista, causando-lhe sofrimento, seja físico ou psicológico. Análogo a série, a falta de debates é persistente no Brasil, consequentemente, há a formação de indivíduos inconscientes para com a importância da existência do próximo. Dessa forma, é de suma relevância o desenvolvimento da educação como ferramenta para o combate a problemática.

Infere-se, portanto, que a questão deve ser combatida a fim de promover uma vida digna a todos os cidadãos.Cabe ao Ministério da Educação, responsável por prever a garantia do direito constitucional a educação, o desenvolvimento de ações que visam a desconstrução do racismo, através de campanhas multi mídias com a colaboração de artistas negros, como também a explanação da problemática no âmbito escolar, através de debates e palestras..Somado a isso, deve haver a maior efetivação no cumprimento das leis, bem como a fiscalização.Assim, desenvolvendo cidadãos mais conscientes, conforme Gabriel,o Pensador “Na mudança do presente a gente molda o futuro”.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi!! Sua redação está muito boa, vou fazer apenas algumas sugestões em relação a cada parágrafo.
    P1- acredito que seria interessante você deixa claro de que direitos se refere da Constituição.
    P2- lembre-se que no tópico frasal fica sua tese, você trouxe um repertório, mas eu aconselho que em vez de governo você coloque rei ou outra coisa, pra dar a idéia que isso ocorreu no passado , e não nos tempos na atualidade.
    P3- gostei muito desse parágrafo.
    P4- acredito que ficou bem completo.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.