Iniciante

A persistência do “jeitinho” na sociedade brasileira.

  • 0

No desenho animado “Pica-Pau”, o protagonista em todos os episódios tenta levar vantagem sobre outros. Nesse contexto, entende-se que tal personagem é a própria personificação do chamado “jeitinho brasileiro”, visto que, como na série, o brasileiro, muitas vezes tenta tirar vantagem de outros. Dessa forma, gerando uma cultura nacional de desrespeito as leis.
    Em primeira análise, é necessário reconhecer que faz parte do “espírito” do Brasil se aproveitar de situações. Haja vista que de acordo com a revista O Tempo, 79% dos brasileiros dizem usar o “jeitinho” em situações ilegais. Provando assim que na sociedade o entendimento de que o interesse de alguns é superior ao de outros perdura para o povo.
      Ademais, urge se ressaltar que tal problemática eivou a sociedade a ponto de criar uma cultura de desrespeito as leis. Tendo em vista que sengundo Honoré Balzac a família é o verdadeiro ser social, entende-se o porquê desse comportamento perdurar na sociedade, ja que é um hábito ensinado de pai para filho,portanto , estrutural do povo do país.
      Sob a ótica da cultura de negligência legal discutida, cabe à Secretaria da Cultura junto à Mídia, emissoras de TV aberta e redes sociais, promoverem a conscientização sobre a importância do respeito ao aparelho legal através de campanhas, pagas com a verda destinada a cultura, com o fito de acabar com essa subverssão moral nas próximas gerações e assim afastar a realidade brasileira da apresentada pelo Pica-Pau em sua série animada.

Compartilhar

1 Correção

  1. Curti em demasiado à sua gramática, pois você demonstrou conhecimento acerca deste assunto, acredito que poderia ter mencionado que ” pica-pau ” é um desenho norte-americano, pois ao relacionar com os brasileiros é possível o entendimento de que este foi criado no Brasil. Adorei sua argumentação – poderia ter inserido que os brasileiros tem esse comportamento devido ao período da colonização, no qual vieram povoar o nosso país somente as pessoas que viviam encarcere e em posse de dívidas em Portugal – porém a falta deste não interfere no seu texto. Entendo a P.I. , porém acredito que poderia ter desenvolvido-lá mais. Ademais creio que você dissertou bem e continue praticando !!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.