Iniciante

A persistência do abandono escolar

  • 0

A série fictícia espanhola “Merlí” exibe a história de um professor de filosofia apaixonado pelo o que faz e por seus alunos, e sua incessante busca por encontrar maneiras de apresentar a educação de uma forma mais agradável para sua classe. Consequentemente, Merlí se torna inspiração para eles, que adquirem mais interesse pelos estudos. Com isso, contribui para a diminuição de um real e persistente problema acerca da vida estudantil: A evasão escolar, que precisa ser imediatamente erradicado.

Pode-se mencionar como fator de extrema importância e uma das principais motivações responsáveis pela evasão, a questão econômica. Uma vez que, em dado momento, algumas famílias encontram-se em situação de necessidade imediata de geração de renda, acarretando ao estudante a obrigação de trabalhar para contribuir com as despesas. Dessa forma, o prosseguimento com os estudos passa a ser fortemente dificultado, ou até impossibilitado.

Ademais, um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta que, do total de jovens que evadem a escola, 44,9% não trabalham. Nesse sentido, nota-se que além das questões econômicas, há também uma falta de interesse por parte dos jovens, que apesar de não precisarem trabalhar, não consideram a escola um local atrativo, e por não serem estimulados a dar sequência em seus estudos, optam pela desistência.

Assim, urge a necessidade de mudanças. Com a finalidade de evitar que alunos saiam da escola em razão de fatores econômicos, o Governo deveria distribuir “Auxílio escolar”, através de um pagamento aos estudantes necessitados. Além disso, professores que notarem alunos que apresentarem sinais característicos que desencadeiam a evasão, deveriam se inspirar em Merlí, e buscar alternativas de estimular os seus alunos, para que vejam a importância de seus estudos e evitem desistir.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá tudo bem ? vou tentar corrigir a sua redação
    A introdução ficou boa , você realizou a citação de uma série para introduzir o tema.
    O seu desenvolvimento ficou bom , pois você utilizou de uma linguagem formal e utilizou alguns dados para fortalecer os seus argumentos.
    E a conclusão também ficou boa , mas faltou você detalhar um pouco mais.

    Obs: Você esta no caminho certo , a sua redação demostra que você tem conhecimento dos passos a se seguir , mas fique atenta a pequenos erros gramaticais pois podem fazer com que você perca pontos.

    C1:160pts
    C2:120pts
    C3:120pts
    C4:120pts
    C5:160pts

    • 0
  2. Análise do Parágrafo 1:

    – Ausência de vírgula após “Merlí”;
    – Erro de concordância em “erradicado” o correto é erradicada;
    – Erro gramatical em “mais interesse pelos estudos” > o correto seria mais interesses pelos estudos;
    – Teses NÃO explícitas (penalidade na Competência 2);
    – “A evasão escolar” > erro de convenção de escrita (maiúsculo e minúsculo);
    – O tema deve ser problematizado, especialmente, a realidade brasileira.

    Análise do Parágrafo 2:

    – Ausência de conectivo inter paragrafal;
    – O que comprova tal fato? Você poderia ter trago algum repertório ou dado, para comprovar seus argumentos.
    – Evite usar gerúndio > palavras terminadas em NDO;
    – Ao final do parágrafo recomendo a antecipação da proposta de intervenção, como por exemplo, “assim, medidas são necessárias com o objetivo de converter o revés”.

    Análise do Parágrafo 3:

    – Seu tópico frasal ficou confuso e nota-se uma divergência entre desenvolvimento 1 e 2;
    – Não precisa colocar a sigla IBGE, já que você não retomou ela em nenhuma parte do texto;
    – Não têm vírgula após “atrativo”;
    – Desenvolvimento de somente algumas informações (penalidade na C3).

    Análise do Parágrafo 4:

    – Repetição de “alunos” 3 vezes no parágrafo;
    – “Governo” não deve iniciar em maiúsculo; (penalidade na C1)
    – Ação de intervenção ficou desconexa, poderia ter falado um pouco mais;
    – Cuidado com o uso do termo “através”;
    – Falta o Detalhamento.

    Notas por competência:

    C1: 160 > Estrutura sintática boa e alguns erros.
    C2: 120 > Repertório legítimo, pertinente, mas não foi explorado de maneira produtiva. Além disso, nessa competência também é avaliado as teses e argumentos, na qual deixa falhas na produção do seu texto.
    C3: 120 > Desenvolvimento de algumas informações.
    C4: 120 > Utilização regular de conectivos.
    C5: 160 > Faltou apenas o detalhamento.

    Nota Final: 680

    • 0
  3. Olá,não irei dar uma nota,mas irei te dar algumas observações :)

    > Adorei sua introdução e seu repertorio,eu vou te recomendar um filme chamado ”Escritores da Liberdade”fala exatamente sobre esta questão e como a professora fez com o que os alunos se mantesse interessados pelo estudo :)
    Recomendo muito

    >Amei sua redação,você conhece bem a estrutura da redação e demonstrou um bom dominio sobre!!Creio que com mais prática você irá conseuir tirar uma nota boa

    >Na intervenção,parece que você tem duas propostas,utilize apenas uma,porque quanto mais você colocar,é perigoso você perder nota!
    Utilize apenas um foco :)

    • 0
  4. Olá, tudo bem irei corrigir e dar algumas dicas para você, okay?
    introdução: Ficou muito boa, você usou uma série para introduzir o tema, mas olha, tente trazer para a sociedade brasileira, você deixou muito solta sua tese, dessa maneira dificultando de entender sua opinião.
    D1: ficou bom seu primeiro desenvolvimento, você usou de forma correta o uso de conectivos e do uso formal da língua portuguesa. Mas, vale lembrar para que seu argumento seja valido você deve colocar dados estatísticos, fatos históricos e etc….. então, você retratou a questão econômica, logo, poderia usar dados da pobreza, saindo do senso comum.
    D2: Aqui você fez tudo certinho, usou dados do IBGE que tornou sua redação mais autentica e além disso, fez com que você mostrasse autoridade no que você estava falando, parabéns.

    Conclusão: Okay, primeiramente amei a parte que você falou da proposta de auxílio escolar, realmente ia incentivar muitos os jovens do Brasil inteiro. Mas vamos lá, sua conclusão está incompleta, pois necessita de 5 agente ( um deles não é obrigatório, porém te garante alguns pontos ), e esses agentes são: Quem vai fazer, Ação que irá fazer, Por meio do que irá fazer, a finalidade dessa proposta e o detalhamento. Irei colocar oque faltou:
    Quem: Governo
    Ação: deveria distribuir “Auxílio escolar”, através de um pagamento aos estudantes necessitados.
    finalidade: Com a finalidade de evitar que alunos saiam da escola em razão de fatores econômicos
    Por meio: ?
    Detalhamento: ? (esse como eu falei não é obrigatório, porém acrescenta alguns pontos )
    E pelo que deu entender você possui duas proposta de intervenção, uma pelo Governo outra pelos professores, ambas incompletas. Dessa maneira, aconselho a você a finalizar, pois desconta muitos ponto na competência 5.
    Então é isso, não irei dar uma nota final, pois oque realmente importa é como fazz e como melhorar, mas se fosse para dar uma nota seria bem próxima do mil, parabéns.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.