Iniciante

A Persistência da Violência da Sociedade Brasileira Contra a Mulher

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O filme “Preciosa- Uma História de Esperança”, retrata a vida da jovem Claireece Preciosa, em que a personagem sofre constantes abusos físicos de sua mãe, e na sua infância era constantemente abusada sexualmente pelo seu próprio pai. No entanto, as agressões que a personagem sofre no filme – sendo baseado em uma história real- é a realidade de inúmeras brasileiras. Assim, seja pela falta de resolução contra as denúncias de violência, seja pelo pensamento que as mulheres são inferiores aos homens

 

Em primeiro plano, cabe destacar, a falta de resolução contra os casos denunciados, como principal fator contribuinte no  aumento dos casos. Segundo o Art. 3, Inc. VI da Constituição Federal de 1988 é dever do Estado promover o bem de todos, não importando sexo, raça, cor e idade. Apesar de a Constituição ser a maior norma de hierarquia jurídica do país, assiste-se, no Brasil hodierno, um desrespeito a carta magna, haja vista o desacato de órgãos de segurança contras as inúmeras denúncias de violência contra a mulher. De acordo com dados do portal de notícias do G1, somente 45% dos casos são realmente resolvidos. Dessa forma, é comum se observar a continuação das opressões.

 

Em segundo plano, vale ressaltar, o pensamento arcaico de que o homem é superior à mulher como um dos principais contribuintes para a problemática. Isso ocorre, pois, tal ideal é visto na sociedade desde os tempos primordiais, tendo o gênero feminino definido pela sua delicadeza e submissão ao gênero masculino. Apesar desse padrão ter seus avanços, ainda é comum de ser  escutar que as moças precisam obedecer aos homens, o que pode gerar a crença dessas palavras em meninas que ainda estão em desenvolvimento. Exemplo disso recai ao filme, “I, Tonya”, em que a esqueitista profissional, Tonya, é diariamente espancada por seu marido, e sempre acredita ser a culpada por esses abusos.

 

Conclui-se, portanto, que intervenções precisam ser tomadas para solucionar essa questão. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, a partir de mídias publicitarias na televisão e nas redes sociais, apresentar conteúdos educativos sobre o tema supracitado, em horários estratégicos ao longo do dia, com o fito de alcançar um maior público, para que as pessoas possam ter conhecimento acerca do assunto. Desse modo, o tema poderá ser intermediado.

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2 Correções

  1. Introdução ->
    Pontos positivos: O uso do “em que” no lugar da expressão “onde” está perfeito (muitas pessoas costumam errar e confundir). Gostei bastante do uso do hífen no lugar das vírgulas, diferenciou e destacou seu texto.
    Pontos negativos: No período “a personagem sofre constantes abusos físicos de sua mãe, e na sua infância era constantemente abusada sexualmente pelo seu próprio pai.” não é necessária a vírgula pois você está adicionando fatos. No último período senti falta de um complemento e algum elemento que dê consistência para sua tese.

    Desenvolvimento (1) ->
    Pontos positivos: Gosto bastante da ideia de citar a constituição pois a sua argumentação fica consistente e incontestável. A estrutura está ótima e a pontuação boa.
    Pontos negativos: Acho que faltou argumentar mais, desenvolver o raciocínio com base nas informações que você deu. Você citou dois tipos diferentes de repertório, o que é bem legal, porém o desenvolvimento de ambos ficou raso, talvez se você separasse um em cada parágrafo conseguiria uma argumentação mais sólida.

    Desenvolvimento(2) ->
    Pontos positivos: Uso correto da crase (erro bastante comum), linearidade dos conectivos (no primeiro parágrafo de desenvolvimento você iniciou com “Em primeiro plano”, seguir a linearidade é um ponto muito positivo. Não necessariamente você precisa utilizar a mesma expressão, poderia mudar e colocar no segunda parágrafo de introdução algo com “Em segundo lugar”. Mas como disse é uma escolha e como colocou ficou ótimo)
    Pontos negativos: Novamente, faltou um pouco mais de desenvolvimento dos argumentos. Percebi que você colocou um repertório no final e particularmente não gosto muito da ideia pois fica confuso e você acaba não conseguindo desenvolver bem o raciocínio.

    Conclusão ->
    Pontos positivos: Você preencheu as 5 perguntas da conclusão muito bem e conseguiu articulá-las para a leitura ficar fluida
    Pontos negativos: Senti falta de uma frase de finalização. Uma ideia é retomar algo do repertório que você utilizou na introdução.

    Competência 1 = 200
    Competência 2 = 200
    Competência 3 = 160
    Competência 4 = 160
    Competência 5 = 180
    Nota final -> 900

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  2. C1 (Domínio da norma culta) = 200
    C2 (Compreensão da proposta de redação) = 200
    C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 160
    C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 160
    C5 (Proposta de intervenção) = 180
    Nota final = 900

    Sua introdução esta muito boa, porém o último período ficou sem coesão, parece que está incompleto. Não sei se foi um erro na hora de passar a limpo, mas tente se atentar a isso.
    No seu d1, houve pouco aprofundamento e posicionamento em relação à ineficiência fiscal em si, você poderia ter criticado mais e argumentado melhor, porém a construção do parágrafo está boa, com exceção do último período, que poderia contar com uma finalização melhor da ideia.
    No seu d2, você pecou na finalização do parágrafo. Lembre-se que cada pragas deve conter início, meio e fim, e há preenchimentos corretos para cada uma dessa partes. Finalizar esse parágrafo com um exemplo, sem finalizar a argumentação, não é uma boa ideia. Isso tirou pontos na c3 e na c4.
    A sua conclusão está muito boa, porém faltou adicionar uma projeção de futuro.

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