Iniciante

A persistência da violência contra a mulher no Brasil (ENEM 2015) SE POSSÍVEL NOTA! DEU NA FOLHA

  • 2

   Protagonizado por Scarlett Johansson, a produção cinematográfica da Marvel “Viúva Negra” retrata o drama de meninas que são sequestradas por uma organização que pretende dominar o mundo. Em uma das cenas, a vingadora Natasha Romanoff é agredida incessantemente pelo homem que a sequestrou. Fora das telas, a persistência da violência contra a mulher é um desafio a ser superado no Brasil. Nesse sentido, o problema se dá por estar enraizado no país e pela ineficácia do governo no que tange a aplicação das leis.

   É válido destacar, de início, que a situação já faz parte da estrutura social brasileira. Nesse âmbito, a violência contra a mulher, no Brasil, surge a partir da colonização, em que foi introduzido o modelo patriarcal. Nesse contexto, a mulher era vista como um ser irracional e incapaz de tomar decisões, por esses motivos, a mesma deveria se submeter ao seu marido, que, muitas vezes, a agredia por não agir de acordo com a vontade do companheiro. No Brasil contemporâneo, percebe-se a permanência da estrutura do patriarcado, onde as mulheres continuam sendo submissas e violentadas pelos homens.

   Outrossim, a ineficiência governamental é um empecilho para a resolução da problemática. Nesse viés, sob a perspectiva de Jean Jacques Rousseau, em sua obra “Contrato Social”, cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. Entretanto, nota-se no Brasil, que a manutenção da violência contra a mulher rompe com o ideal iluminista do filósofo, uma vez que, a aplicação das leis vigentes não tem sido eficazes na contenção das agressões e assassinatos contra as mulheres, pois, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça, pouco mais de 30% dos processos são julgados. Logo, por conseguinte, ao passo que poucos agressores são punidos, muitas mulheres continuam sendo violentadas.

   Portanto, é imprescindível que, para liquidar a situação, o Ministério da Justiça, por meio de verbas destinadas a segurança pública, deve intensificar o andamento dos processos que ainda não foram julgados, a partir da contratação de mais profissionais da área, além de, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura, incentivar nas mídias sociais a denuncia dos agressores, por parte das vítimas e de pessoas ligadas a elas, com o fito de liquidar o problema à medida que a lei é aplicada de forma eficiente. Só assim, o bem-estar social será garantido, como disposto por Rousseau.

Compartilhar

4 Correções

  1. Protagonizado por Scarlett Johansson, a produção cinematográfica da Marvel “Viúva Negra” retrata o drama de meninas que são sequestradas por uma organização que pretende dominar o mundo. Em uma das cenas, a vingadora Natasha Romanoff é agredida incessantemente pelo homem que a sequestrou. Fora das telas, a persistência da violência contra a mulher é um desafio a ser superado no Brasil. Nesse sentido, o problema se dá por estar enraizado no país e pela ineficácia do governo no que tange a aplicação das leis.

    *ótimo parágrafo, contextualizou bem, expôs sua tese ao afirmar que é um problema que precisa ser superado e as causas dele ao dizer que é por estar enraizado e pela ineficácia do governo. Não encontrei erros aqui.

    É válido destacar, de início, que a situação já faz parte da estrutura social brasileira. Nesse âmbito, a violência contra a mulher, no Brasil, surge a partir da colonização, em que foi introduzido o modelo patriarcal. Nesse contexto, a mulher era vista como um ser irracional e incapaz de tomar decisões, por esses motivos, a mesma(1) deveria se submeter ao seu marido, que, muitas vezes, a agredia por não agir de acordo com a vontade do companheiro. No Brasil contemporâneo, percebe-se a permanência da estrutura do patriarcado, onde as mulheres continuam sendo submissas e violentadas pelos homens.

    1- “a mesma” ou “o mesmo” é inadequado quando usado para se referir a termos ou palavras já citadas na redação, use: “ela”.
    *no final do parágrafo, eu te aconselho a citar uma consequência, não precisa argumentar muito, mas só expor. Ex: “No Brasil contemporâneo, percebe-se a permanência da estrutura do patriarcado, onde as mulheres continuam sendo submissas e violentadas pelos homens, fator esse que influencia, negativamente, não só a saúde mental delas, mas também a física.

    Outrossim, a ineficiência governamental é um empecilho para a resolução da problemática. Nesse viés, sob a perspectiva de Jean Jacques Rousseau, em sua obra “Contrato Social”, cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. Entretanto, nota-se(1) no Brasil, que a manutenção da violência contra a mulher rompe com o ideal iluminista do filósofo, uma vez que,(2) a aplicação das leis vigentes não tem sido eficazes(3) na contenção das agressões e assassinatos contra as mulheres, pois, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça, pouco mais de 30% dos processos são julgados. Logo, por conseguinte, ao passo que poucos agressores são punidos, muitas mulheres continuam sendo violentadas.

    1- vírgula. “Nota-se, no Brasil, que…”
    2- uso indevido da vírgula.
    3- eficaz*. “a aplicação…..não tem sido eficaz”.

    Portanto, é imprescindível que, para liquidar a situação, o Ministério da Justiça(agente), por meio de verbas destinadas a segurança pública(meio/modo), deve intensificar o andamento dos processos que ainda não foram julgados(ação), a partir da contratação de mais profissionais da área, além de, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura, incentivar nas mídias sociais a denuncia(1) dos agressores, por parte das vítimas e de pessoas ligadas a elas(detalhamento), com o fito de liquidar(2) o problema à medida que a lei é aplicada de forma eficiente(finalidade). Só assim, o bem-estar social será garantido, como disposto por Rousseau.

    1- denúncia*.
    2- não é proibido a repetição de palavras, mas vc repete duas vezes a msm palavra em em curto espaço “Portanto, é imprescindível que, para liquidar a situação..” e “com o fito de liquidar” troque por frear ou barrar.
    *No geral, apresenta os 5 elementos necessários para a nota máxima na C5.

    obs: releia sua redação antes de passar a limpo, a fim de corrigir os erros gramaticais e de concordância. Esses erros te prejudicam muito na C1.

    C1: 120
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:200

    • 2
  2. Protagonizado por Scarlett Johansson, a produção cinematográfica da Marvel “Viúva Negra” retrata o drama de meninas que são sequestradas por uma organização que pretende dominar o mundo. Em uma das cenas, a vingadora Natasha Romanoff é agredida incessantemente pelo homem que a sequestrou. Fora das telas, a persistência da violência contra a mulher é um desafio a ser superado no Brasil (POR QUÊ? {1}). Nesse sentido, o problema se dá por estar enraizado no país (2) e pela ineficácia do governo no que tange a aplicação das leis.

    Introdução:
    (1) Exponha sua tese. Não basta afirmar que o problema existe, é necessário apontar a causa disso, o seu ponto de vista para que exista esse problema (tese).
    (2) Trocaria por: motivos históricos ou afim, pois soou como frase de tese.

    Ademais, ótimo repertório, mas faltou relacionar com a tese. Apesar disso, é visível a apresentação dos dois argumentos.
    —-
    É válido destacar, de início, que a situação já faz parte da estrutura social brasileira (1). Nesse âmbito, a violência contra a mulher, no Brasil, surge a partir da colonização, em que foi introduzido o modelo patriarcal. Nesse contexto, a mulher era vista como um ser irracional e incapaz de tomar decisões, por esses motivos, a mesma deveria se submeter ao seu marido, que, muitas vezes, a agredia por não agir de acordo com a vontade do companheiro (2). No Brasil contemporâneo, percebe-se a permanência da estrutura do patriarcado (3), onde as mulheres continuam sendo submissas e violentadas pelos homens.

    (1) É claro que faz parte da realidade brasileira, mas você deve especificar mais, apresentar o porquê mesmo que depois seja mostrado, deve estar explicito no tópico frasal.
    (2) Houve redundância. Já havia mencionado a palavra marido, então, bastava apenas ter utilizado o pronome “dele”.
    (3) Podia detalhar mais, mostrando que apesar de a época atual ser diferente da antiga, ainda perpetua-se o patriarcado, desenvolvendo um argumento mais sólido:
    Ex: No Brasil contemporâneo, apesar de tamanha evolução, passaram-se mais de 500 anos e ainda nota-se a supremacia do patriarcado e sua doutrinação errônea.

    Bom desenvolvimento, faltando apenas apresentar as consequências da permanência do patriarcado:
    Ex: Consequentemente, mulheres continuam sendo agredidas, além de reforçar a influência doentia do patriarcado.
    —-
    Outrossim, a ineficiência governamental é um empecilho para a resolução da problemática. Nesse viés, sob a perspectiva de Jean Jacques Rousseau, em sua obra “Contrato Social”, cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. Entretanto, nota-se no Brasil, que a manutenção da violência contra a mulher rompe com o ideal iluminista do filósofo, uma vez que, a aplicação das leis vigentes não tem sido eficazes na contenção das agressões e assassinatos contra as mulheres, pois, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça, pouco mais de 30% dos processos são julgados. Logo, por conseguinte (1), ao passo que poucos agressores são punidos, muitas mulheres continuam sendo violentadas.

    Desenvolvimento perfeito! Com tópico frasal, repertório, contextualização e ainda um dado para comprovar ainda mais, além de apresentar a consequência. Espelhe-se nesse modelo de desenvolvimento e repita-o nos próximos textos.

    (1) Apenas uma redundância aqui. Logo e por conseguinte são conectivos semelhantes. Portanto, só o logo já era suficiente.
    —-
    Portanto, é imprescindível que, para liquidar a situação, o Ministério da Justiça, por meio de verbas destinadas a segurança pública, deve intensificar o andamento dos processos que ainda não foram julgados, a partir da contratação de mais profissionais da área, (finalidade?) além de, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura, incentivar nas mídias sociais a denuncia dos agressores, por parte das vítimas e de pessoas ligadas a elas, com o fito de liquidar o problema à medida que a lei é aplicada de forma eficiente. Só assim, o bem-estar social será garantido, como disposto por Rousseau.

    Ótima conclusão, faltando apenas expor o objetivo da primeira medida.

    C1 200 ( Há desvios, mas que, no geral, não causam prejuízos)
    C2 200- Repertório diversificado e produtivo
    C3 160- Podia ter sido mais claro na introdução e D1
    C4 200- Domina o modelo de texto e apresenta conectivos variados
    C5 160- Apenas faltou uma finalidade
    Nota: 920

    Você já tem um modelo de texto bem sólido, basta se atentar aos detalhes para se aperfeiçoar. Espero ter sido útil. Bons estudos!

    • 1
  3. Olá, bom momento do dia! Sua redação é passível de uma nota bem posicionada, o que talvez tenha afetado a exuberância do texto, tenha sido o primeiro parágrafo do desenvolvimento. Houve muitas informações que, apesar de serem reconhecidas historicamente e socialmente, não apresentaram de fato uma prova concisa dos eventos citados, ao menos um livro de história ou um historiador(a) deveria ter sido referido(a). Ainda, a sua conclusão está no caminho! Tente evitar pleonasmo, como “juntamente com”, “juntamente” já dá a ideia de simultaneidade, tal qual “com”, portanto “juntamente a/ao” (artigos e suas flexões) seria mais prudente. E no que diz respeito aos conectivos, estão bem posicionados, só tente variar mais, usar mais sinônimos. De resto, seu texto está bastante expressivo e desenvolvido. Até mais!! :) (N: 8,5/10)

    • 1
  4. Protagonizado por Scarlett Johansson, a produção cinematográfica da Marvel “Viúva Negra” retrata o drama de meninas que são sequestradas por uma organização que pretende dominar o mundo. Em uma das cenas, a vingadora Natasha Romanoff é agredida incessantemente pelo homem que a sequestrou. Fora das telas, a persistência da violência contra a mulher é um desafio a ser superado no Brasil. Nesse sentido, o problema se dá por estar enraizado no país e pela ineficácia do governo no que tange a aplicação das leis.

    1- vc poderia dividir suas teses em 2 períodos iria ficar mais organizado, destrinchando melhor cada uma.

    É válido destacar, de início, que a situação já faz parte da estrutura social brasileira. Nesse âmbito, a violência contra a mulher, no Brasil, surge a partir da colonização, em que foi introduzido o modelo patriarcal. Nesse contexto, a mulher era vista como um ser irracional e incapaz de tomar decisões, por esses motivos, a mesma deveria se submeter ao seu marido, que, muitas vezes, a agredia por não agir de acordo com a vontade do companheiro. No Brasil contemporâneo, percebe-se a permanência da estrutura do patriarcado, onde as mulheres continuam sendo submissas e violentadas pelos homens.
    2- sua argumentação está muito fraca. muito repertório e pouca argumentação.

    Outrossim, a ineficiência governamental é um empecilho para a resolução da problemática. Nesse viés, sob a perspectiva de Jean Jacques Rousseau, em sua obra “Contrato Social”, cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. Entretanto, nota-se no Brasil, que a manutenção da violência contra a mulher rompe com o ideal iluminista do filósofo, uma vez que, a aplicação das leis vigentes não tem sido eficazes na contenção das agressões e assassinatos contra as mulheres, pois, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça, pouco mais de 30% dos processos são julgados. Logo, por conseguinte, ao passo que poucos agressores são punidos, muitas mulheres continuam sendo violentadas.

    3- Nesse parágrafo eu senti falta de mais dados estatísticos para provar seu argumento.

    Portanto, é imprescindível que, para liquidar a situação, o Ministério da Justiça, por meio de verbas destinadas a segurança pública, deve intensificar o andamento dos processos que ainda não foram julgados, a partir da contratação de mais profissionais da área, além de, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura, incentivar nas mídias sociais a denuncia dos agressores, por parte das vítimas e de pessoas ligadas a elas, com o fito de liquidar o problema à medida que a lei é aplicada de forma eficiente. Só assim, o bem-estar social será garantido, como disposto por Rousseau.

    4- sua proposta de intervenção é questionável para mim, já que o problema não é definitivamente os processos que ainda não foram julgados, mas sim a persistência da violência contra a mulher, sendo assim, vc deveria ir para uma intervenção que de fato intervisse nesse problema. Outra questão que vc não explicou, como que a lei vai ser aplicada de forma eficiente? vc não foi na raiz do problema e é lá que devemos intervir.

    1 160 desvios gramaticais
    C2 160- senti falta de mais dados principalmente no d2
    C3 160- muito repertório e pouca argumentação
    C4 160 – apresenta conectivos
    C5 120- intervenção ineficaz
    Nota: 760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.