A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA – ENEM 2015

  • 0

Por favor corrigir de acordo com as cinco competências do ENEm

No filme “Aves de rapina”, a personagem “canário negro” sofre repressão de seu chefe, o qual lhe trata de forma inferior por ser mulher, ainda, provoca torturas e ameaças à personagem que durante o filme, busca pela sua emancipação. Por certo, isso acontece diariamente no Brasil, já que ao longo de anos mulheres foram sendo encorajadas a denunciar abusos relativos à Lei Maria da Penha. Entretanto, há a persistência de alguns agressores que continuam seus atos, apesar dessa lei estar em vigor, o que de certa forma abre portas para que campanhas antifeminicidio se fortaleçam e ajudem muitas mulheres a buscar algum tipo de ajuda.
Por conjuntura, de acordo com o livro de Guy Debord: “A Sociedade do Espetáculo”, a realidade social não condiz com o espetáculo idealizado. Por isso, as falhas na aplicação da Lei Maria da Penha induzem a insegurança de pessoas que um dia pensaram em recorrê-la. Então, aqui se faz a importância dos vários movimentos contra o feminicidio: incentivar, mostrar e guiar mulheres a denunciarem e buscarem seus direitos constitucionais.
Ainda, comparado com os neurônios no corpo humano, que levam informações até o cérebro, vários dessas campanhas e movimentos atuam juntos para levarem a informação até uma mulher que precisa de coragem e incentivo: duas forças que somadas resultam na aceleração de sua emancipação. Desse modo, os casos diários de agressões à mulheres, tendem por diminuir.
Em suma, como forma de incentivar esses movimentos antifeminicidios e por seguinte as mulheres vítimas, o Ministério da Saúde pode assegurar a qualquer mulher que denunciar o abuso, um acompanhamento psicológico, sendo este oferecido em Universidades Federais e seu respectivo campus da área de saúde. Dessa forma, espera-se que através dessas consultas, as sequelas emocionais das vítimas sejam apartadas, possibilitando que elas possam continuar a vida da melhor forma possível.

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução: Gostei da sua introdução, você citou um filme, o relacionou ao tema, apresentou o problema e as duas teses que serão desenvolvidas nos parágrafos seguintes, mas achei que as frases ficaram muito longas, seria melhor resumir um pouco suas ideias.
    Desenvolvimento 1: Antes de apresentar seu repertório sociocultural, você poderia escrever o tópico frasal do seu primeiro argumento. Achei que esse parágrafo ficou um pouco curto e senti falta de um aprofundamento melhor na questão das falhas da aplicação da Lei Maria da Penha, poderia citar, por exemplo, quais são esses problemas na lei.
    Desenvolvimento 2: Achei esse parágrafo muito bom, mas a primeira frase está bem longa e isso pode atrapalhar um pouco a fluidez da leitura, e poderia ter abordado mais o assunto.
    Conclusão: Achei sua proposta de intervenção bem completa.
    Nota: 920
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

    • 1
  2. Competência 5, olá me chamo esse nome que você está vendo no perfil, não vou corrigir sua redação pois preciso primeiro saber, no caso eu não sei, e afinal eu só tenho 13 anos. E sim só tô falando pra poder ganhar ponto. Então por favor reconsidere, já quero que outras pessoas corrijam a minha redação. A minha não é modelo Enem, e sim uma redação para o IFRN… mds eu já detalhei d+ cara… E ainda tá pedindo mais… Enfim, espero que você tenha sua redação corrigida por uma pessoa bastante experiente.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.