No filme “O quarto de Jack” a protagonista se trata de uma mulher que foi sequestrada quando tinha apenas 15 anos, durante um grande período ela foi abusada sexualmente e psicologicamente, a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é alarmante, de acordo com o IBGE, mais de 96% das mulheres já sofreram ou sofrem alguma categoria de violência, que acaba acarretando uma grande taxa de feminicídio e de doenças psicológicas, como, depressão.
É de extrema importância saber identificar quando uma mulher está passando por uma situação de violência, muitas vezes, os seus agressores são da família, sendo marido, pai, irmão e entre outras opções, o que acaba intimidando a vítima, que por muitas vezes prefere se calar diante a violência, por medo de ser represada ou até mesmo morta pelo seu agressor, dentre isso, os agressores muitas vezes por medo de serem descobertos acabam cometendo feminicídio, acrescentando mais uma vítima, de acordo com o “IBDF” são em torno de 2 mulheres mortas por dia pelo seu agressor.
Em continuidade com a problemática, as mulheres que sobrevivem aos seus agressores acabam por muitas das vezes tendo problemas psicológicos, o problema mais relatado é a depressão, de acordo com psiquiátrico Jorge Dalles, em torno de 88% das vítimas acabam ficando depressivas por conta das violências sofridas durante um grande período, muitas das mulheres que sofreram o abuso são de classe baixa, não tendo como arcar com o tratamento infelizmente escolhem o suicídio ou a automutilação.
É de grande importância o combate à violência contra a mulher, é uma problemática difícil de resolver pelo alto indicie, mas um jeito de diminuir ou cessar essas agressões seria da seguinte forma, a OMS, criaria um número telefônico, onde seria gratuito a ligação, seria apenas o número (1) para ficar mais fácil da vítima pedir ajuda, esse número não ficaria salvo na lista telefônica, assim o agressor não desconfiaria de nada, dentre isso o órgão que a OMS criará, “Juntas somos mais fortes” receberia de imediato a localização do aparelho e enviariam policiais para prender o agressor e resgatar a vítima, logo após a vítima ser resgata ela seria encaminhada a um local seguro onde passaria por conversas com psicólogos para amenizar o trauma sofrido e diminuir o índice de suicídio por conta de abusos sofridos.
Manu_
Oi!
Antes de colocar as notas, vou deixar umas dicas que me ajudaram bastante a ajeitar os meus textos.
1. Na introdução, lembre-se de que o foco é a contextualização e a apresentação do problema. Falar mais sobre ele, colocar o leitor a par da situação no Brasil – como se a intertextualidade fosse um ponto de partida pra você correr o resto do caminho com a sua opinião expressa de modo impessoal (o que você já faz!) sobre o tema.
2. No desenvolvimento tenta colocar o dado, ou a citação sempre no meio, no início, pra você conseguir trabalhar ele direitinho – como você fez no d2.
3. Na conclusão, sempre dê ações imperativas aos agentes (no mínimo 2, sempre). Exemplo: poderia, seria, um jeito de diminuir ❌. Cabe, deve, é imperativo que ✔
Vamos lá, ne?
Competência 1 > 160. A grafia das suas palavras está certinha e a concordância também. Você demonstra bom domínio da norma padrão da língua portuguesa. Só cuidado com as vírgulas!
Competência 2 > 120. Aqui é sobre o relacionamento entre a sua opinião e as citações e dados que você utilizou – como eu acho que falei nas dicas ali em cima, tenta trabalhar essa relação um pouco mais. Pensa que cada citação é uma laranja e você não vai ficar feliz até que todo o suco disponível seja tirado!
Competência 3 > 120. Sua argumentação precisa de um pouco mais de consistência. Antes de escrever o texto, olha pro tema e pergunta “o que eu penso sobre isso? Qual o meu posicionamento”, já que é uma das coisas mais importantes em um texto dissertativo argumentativo.
Competência 4 > 120. É a relação da primeira competência com a terceira. Apesar de a sua primeira estar bem, ela não se encaixou firmemente com a terceira, pelas vírgulas e pela forma que você expressou a sua opinião.
Competência 5 > 120. Você utilizou apenas um agente… Pra essa competência, tem um modelo muito útil que eu acho que você já deve ter visto um monte de vezes por ai:
Quem (faz) – quais são os agentes (no mínimo 2) que vão fazer o que você planejou?
O que – o que esses agentes têm que fazer?
Através de quê – como eles farão isso?
(detalhamento) – detalhar o modo como eles farão isso
Para quê – com que propósito isso será feito?
Nota = 640.
Bem, espero ter te ajudado. Desculpa qualquer coisa! Fighting!
giulia29
Olá, tudo bem? Então, primeira coisa, COLOQUE PONTO FINAL. Você está escrevendo parágrafos inteiros com uma única frase. Separe os assuntos e os relacione. Primeiro fale sobre o filme, depois diga, “é fato que, fora da ficção, a realidade brasileira não difere muito da obra, visto que” e aí coloque os dados estatísticos.
Tente destacar as causas do problema, o porquê dele acontecer, e só depois das consequências. Por exemplo, você pode dizer que o fato de muitas vezes o crime acontecer dentro do lar faz com que as mulheres não denunciem e etc e por isso sofrem problemas psicológicos. A negligência do estado em resolver o problema também contribui para a manutenção da problemática.
A tese é pra focar em O QUÊ E POR QUÊ.
Não repita palavras. E não se esqueça de ser formal nas frases. ‘O agressor não desconfiaria’, é muito informal, não é muito bom de usar para textos de redação.
Enfim, seus argumentos são bons e corretos, você foi objetiva e a conclusão tem bastante detalhamento. Lembre-se sempre de responder 1) quem 2) deve fazer o quê 3) como 4) com qual objetivo. Leia bastante, leia redações nota mil, aprenda palavras novas, veja séries para citar em seu texto e você vai melhorar. Qualquer dúvida pode me chamar. Nota 600