Estudante

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

  • 3

No filme ” O homem invisível” , a personagem principal é agredida pelo marido e resolve fugir, logo após ela tem que enfrentar os traumas que esse convívio perturbador causou. Contudo, isso não é apenas uma obra de ficção, é a realidade de muitas mulheres da sociedade brasileira, que precisam diariamente enfrentar a violência fora e dentro de casa.
Cientificamente não há nenhum gênero sexual que seja superior ao outro. Entretanto, a mulher ao longo da história sempre foi vista e tratada como um sexo frágil. Devido a esse tipo de pensamento a sociedade vêem desmerecendo o sexo feminino, sendo isso, a raiz para os diversos tipos de violência cometida contra ela, tanto físico como sexual e verbal.
Todavia, uma lei foi criada para controlar e minimizar essas agressões, conhecida como ” Lei Maria da Penha” – concedida em homenagem a uma mulher que , também foi vítima dessa violência- , porém essa lei encontra-se com falhas, que permitem ao agressor sair ileso em algumas situações. Por exemplo: está lei somente protege àquelas mulheres em quer o violentador faz parte da família da vítima, enquanto que àquelas que não pertencem à esse critério, não são auxiliadas por essa lei. Mediante a isso, sete em cada dez mulheres depois da ligarem para o 180, são novamente agredidas. Em outras palavras, a mulher nem mesmo tem a segurança de que seu problema será resolvido ao contatar a justiça.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O governo, aliado com a Secretária da Mulher, devem implementar na lei já existente novos artigos e parágrafos quer possam garantir que todas às mulheres vítimas de quaisquer tipo de violência, sejam asseguradas de proteção e justiça. Junto com isso, os órgãos competentes , tem o papel de fiscalizar o cumprimento dessa lei , para que assim , de fato ela torne-se eficaz no combate a violência contra a mulher na sociedade. Assim, o gênero feminino poderá ter segurança no momento de fazer a denúncia, e gradativamente minimizar essa mazela brasileira.

Compartilhar

7 Correções

  1. Olá, Achei muita boa sua alusão, ligando a ficção a realidade vivida pelas mulheres, mas, abordar mais de uma proposta de intervenção pode enriquecer sua proposta ainda mais lhe garantindo uma nota máxima na competência 5, também deve detalhar um pouco mais seu desenvolvimento dando uma melhor visão para os corretores entenderem o que você quer expor como problema.

    • 0
  2. Competência 1 – Uso correto do Português: 140
    Competência 2 – Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo: 160
    Competência 3 – Defender seu Ponto de Vista com argumentos: 140
    Competência 4 – Demonstrar capacidade de argumentação: 140
    Competência 5 – Elaborar a Proposta de Intervenção: 180
    Nota final: 760
    Obs: Gostei muito da sua proposta de intervenção. Vi alguns erros gramáticais na escrita de algumas palavras. Achei os argumentos um pouco rasos

    • 0
  3. Redação incrível, você fez links muito inteligentes, e gostei que apresentou a lei maria da penha, mas creio que você poderia acrescentar mais estatísticas, dados, provas e exemplos que comprovem e defendam sua tese. Além disso, acrescente as referências dos dados apresentados. Fora isso, gostei muito da redação, parabéns.

    • 0
  4. achei muito bom sua alusão de cultura pop.
    teve um bom uso de conectivos e uma bom desenvolvimento, mas acho que poderia colocar dados, pesquisas e tal.
    sua conclusão achei meio óbvia,não deixa se ser boa ,mas acho que poderia ir para outros caminhos , como publicidades, e até na educação como forma de conscientização, é uma boa redação , eu daria no 7,8. espero que tenha ajudado e uma dica, faça uma pesquisa sobre esse assunto e verás que tem muito a se colocar sobre esse tema.

    • 0
  5. Ei!
    Argumentos pertinentes na redação. Apenas como sugestão, acho que o texto apresenta um caráter muito expositivo, o que não é adequado para o Enem. Problematizar dois eixos ou estabelecer uma relação de causa e consequência são as melhores formas, especificando realmente o que é o problema. Bons estudos.

    • 0
  6. Boa noite!
    Minha sugestão sobre sua redação, mostra na problematização a abordagem de temas mais específicos que causas a persistência na violência a mulher, como o machismo e outros vários problemas que muitas mulheres enfrentam. Mostrando como-a mulher é vista dentro da sociedade machista…

    • 0
  7. Olá apenas como sugestão gostaria de dizer que neste paragrafo :
    Cientificamente não há nenhum gênero sexual que seja superior ao outro. Entretanto, a mulher ao longo da história sempre foi vista e tratada como um sexo frágil. Devido a esse tipo de pensamento a sociedade vêem desmerecendo o sexo feminino, sendo isso, a raiz para os diversos tipos de violência cometida contra ela, tanto físico como sexual e verbal.
    Você poderia colocar algo como: A sociedade por si cria esteriótipos que tendem a colocar o homem como sendo superior, pois alem do machismo, as próprias mulheres entre si lutam umas contras as outras…
    Você poderia abordar também sobre o feminicídio…
    Apenas sugestões, mas ta muito boa sua redação…

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.