A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

  • 1

Desde o Iluminismo,entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro.No entanto, quando se observa a violência contra a mulher no Brasil , verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país.Nesse sentido , convém analisarmos as principais consequências de tal postura negligente para a sociedade.

Segundo o filósofo grego Aristóteles , a politica deve ser utilizada de modo que ,por meio da justiça ,o equilíbrio seja alcançado na sociedade.É possível perceber que , no Brasil o machismo rompe essa harmonia ,homens se acham superiores às mulheres e com isso são agressivos e cruéis,eles as preterem e as fazem submissas .Segundo a Organização Mundial da Saúde , estima-se que 35 % das mulheres em todo o mundo já tenham sofrido qualquer violência física e \ou sexual em algum momento de suas vidas.

Outrossim , destaca- se o agressor tem antecedentes de violência como impulsionador do problema.Seguindo essa linha de raciocínio e de acordo com a OMS observa-se que a maioria desses agressores são usuários de drogas ,viram o pai bater na mãe em casa e têm entre 18 e 30 anos .Por ser usuários se descontrolam e repetem o mesmo ato visto em sua casa .

É evidente portanto ,que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor.Destarte, o governo deve fazer com que as leis sejam colocadas em prática e fiscalizadas ,proporcionando a confiança que as mulheres precisam para não temerem em denunciar .Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire , a educação tranforma as pessoas, e essas mudam o mundo .Logo o MEC deve instituir ,nas escolas , palestras mimistradas por psicólogos , que discutam o combate a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira ,a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus.

Compartilhar

4 Correções

  1. Primeiro ponto: sua tese deve ser melhor explicada, lembre-se que o enemdá um tema como um problema, então a tese deve mostras as consequências desse problema para então iniciar a argumentação sobre a questão colocada em discussão.
    Terceiro: oprimeiro parágrafo começa bem, mas você precisa fazer melhores ligaçõs entre os períodos, evite períodos longos, procure fazer períodos de três linhas pra que facilite o entendimento do leitor. Busque fazer ligações entre os períos, ligações mais coesas.
    Terceiro: Busque argumentar mais antes de fazer ligação com dados de instituições.

    • 1
  2. Parabéns, a sua redação está ótima, mas aqui vão minhas opniões, espero que sirva;
    No primeiro parágrafo, foi citado a Organização Mundial da Saúde, faltou a sigla, isso é considerado um erro (OMS).
    Na conclusão foi citado o MEC, não é proibido, mas, deixa o texto mais coeso e menos passível de perda de pontos se não citar orgãos governamentais. Acredito que a substituição por autoridades ficaria melhor.
    Espero ter ajudado.

    • 1
  3. 1- A redação ficou bem estruturada, pois demonstrou um excelente domínio padrão apresentando poucos erros gramaticais.
    2- desenvolveu bem o tema proposto.
    3- foi um belo texto dissertativo-argumentativo muito bem desenvolvido.
    4-demonstrou belos recursos coesivos no texto.
    5-elaborou uma proposta bem entendida que relacionou muito bem com a tese apresentada, porém coloco uma pequena observação na falta de elementos na conclusão.

    • 0
  4. Redação boa, no entanto há alguns problemas. 1. na Introdução, você esqueceu de deixar seu ponto de vista explícito. 2. no Desenvolvimento (1), você generaliza “homens se acham superiores às mulheres e com isso são agressivos e cruéis,eles as preterem e as fazem submissas”, algo que não é legal. 3. no final, na Conclusão, como se trata de um tema do enem, requer proposta de intervenção e deve ser bem detalhada, quando você menciona “o governo deve fazer com que as leis sejam colocadas em prática e fiscalizadas”, quais leis? Faltou um detalhamento. E por ultimo, lembra na suas aulas de redação, quando seu professor diz que o seu texto deve ter conexão entre as partes? Então, faltou você “fechar” sua redação com chave de ouro mencionando novamente o Iluminismo no final, assim seu texto torna-se um texto circuito, com conexão.
    Aliás, foi uma boa abordagem colocar o Iluminismo no início, muito bom. Ao mencionar Aristóteles, Paulo Freire também, você conta ponto de repertório. Parabéns, só reveja alguns errinhos. Continue assim.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.