A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

  • 0

A minissérie de drama “Maid” relata um ponto muito importante na sociedade atualmente, a violência contra a mulher, que vem sendo um assunto cada vez mais em destaque. À medida que isso ganha visibilidade deveria ter-se cada vez menos casos. Contudo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil se encontra em quinto lugar em homicídios contra as mulheres em uma lista envolvendo outros oitenta e três países.

O tema vem ganhando muita atenção, o que deveria dar mais segurança às mulheres para denunciar, entretanto ainda é considerado um “tabu” e a sociedade num geral não dá a devida atenção a esse problema tão evidente. Essa é a realidade da personagem principal no filme de dois mil e dezoito “Acredite em mim” onde ela é vítima de uma agressão, porém ninguém acredita em sua experiência, o que lhe acarretou vários transtornos psicológicos. Da mesma forma que muitas vezes o Estado não dá o devido auxílio às vítimas, as denúncias não são atendidas da forma correta, os casos de investigação são extremamente longos, a mulher não é devidamente acolhida, entre muitos outros inconvenientes.

Vale ressaltar que a violência não é necessariamente física e que pode ser também psicológica; dessa maneira, muitas mulheres são vítimas de agressões assim, que são ainda mais menosprezadas, principalmente em relações de afeto, como namoro, casamento…. Nesses casos é muito presente a existência de algum tipo de manipulação, dependência ou jogo mental, fazendo com que a pessoa em tal situação não consiga ver o que acontece consigo mesma, o que resulta numa identificação mais complicada. Na minissérie “Maid”, anteriormente citada, há uma ótima representação da dificuldade que encontram para sair dessas relações de dependência emocional

Logo, é extremamente necessário que o Estado tome providencias quanto à isso, melhorando o sistema de apoio para acolher da forma adequada quem passa por essa situação, incentivando através de campanhas a denúncia. Além de conscientizar a respeito do cuidado mental, também melhorando o sistema de apoio psicológico público. E adotando no sistema de ensino aulas relacionando o assunto, como educação sexual, inteligência emocional…

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Olha, não nehuma expert em correções, mas vou tentar corrigir a sua de acordo com os meus conhecimentos, ok?

    ❗Introdução: Adorei a citação que você fez, mas você pecou no momento de relacioná-la como o tema, faltou mais conectivos para manter o texto coerente. Sugiro que pesquise e varie seu leque de conectivos.

    “À medida que isso ganha visibilidade deveria ter-se cada vez menos casos.” essa frase parece meio perdida na sua introdução, ela não tem conexão com a frase anterior, talvez ficasse melhor se fosse uma vírgula ao invés de um ponto.

    Não sou a melhor para apontar erros de vírgula, mas vi que faltou algumas ao longo da sua redação. ❗Contudo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) ,(deveria ter uma vírgula aqui, separando a fonte de informação, da própria informação)*o Brasil se encontra em quinto lugar em homicídios contra as mulheres em uma lista envolvendo outros oitenta e três países.
    Você não apresentou os argumentos na introdução, ou sequer deixou em aberto como em que iria basear sua tese.

    D1: Não encontrei nada de errado no seu desenvolvimento, achei bem criativo a citação do filme.
    D2: Não sei se é errado, mas não indicaria o uso de reticências, dá a ideia de continuidade, mas ao meu ver, a redação modelo enem(estou corrigindo com base nela, se não era esse tipo de correção já peço desculpas de agora kksk) tem que ser precisa.

    Conclusão: Achei legal, mas faltou um pouco de detalhamento, sei que parece pouco, mas é importante descrever como a sua solução vai beneficiar a quem precisa. É muito interessante também você colocar um segundo agente, dividir a responsabilidade. Como a secretária da mulher, ou algum Ministério.
    Reiterando o uso de reticências, não recomendo.

    Continue estudando e treinando, com esforço e dedicação tenho certeza que se sairá melhor na próxima redação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.