A Persistência da Violência Contra a Mulher na Sociedade Brasileira

  • 0

FAVOR CORRIGIR COM BASE NOS CRITÉRIOS DO ENEM. DEÊM NOTA SE POSSÍVEL.

O filósofo Raimundo de Teixeira, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para o país que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, destaca-se a violência contra a mulher, problema recorrente na sociedade brasileira. Nesse sentido, essa realidade se deve, principalmente à objetificação feminina e à globalização.

Primordialmente, é explícito que as mulheres sofrem com a sua reificação. Desde os primórdios da civilização, o corpo feminino é visto somente como um objeto de agrado aos homens e que os mesmos podem fazer o que quiserem, trazendo à tona a violência, tanto sexual como psicológica. Nessa lógica, o Mito de Procusto evidencia que todos devem se encaixar em um padrão e aqueles que não pertencerem devem ser execrados. Essa visão é semelhante ao pensamento de muitos machistas, visto que não aceitam o fato de que a mulher possa ser um indivíduo independente e ter os mesmos direitos.

Ademais, cabe avaliar o quanto a globalização contribuiu para que a mulher sofresse ainda mais traumas. Segundo “Histórias e Conversas de Mulher”, livro de Mary Del Priore, a mundialização com a sua supressão de fronteiras relaciona-se com a proliferação de crimes organizados, com ênfase em tráfico internacional de mulheres. Portanto, é ilógico pensar que em um país desenvolvido, a persistência dessa brutalidade contra os corpos femininos seja colocada como segundo plano.

Devido aos fatos supracitados, é evidente que essa problemática deve ser resolvida e fazer jus ao lema de Raimundo. Desse modo, cabe ao Estado implementar um projeto, utilizando-se de propagandas nas redes sociais, para induzir as mulheres a denunciarem quaisquer tipos de agressões, através do disque denúncia 180, canal criado pela Secretaria de Políticas Para as Mulheres. Á vista disso, espera-se garantir apoio e segurança para esse grupo da sociedade e trazer o país para um patamar de maior integridade.

Compartilhar

4 Correções

  1. Parabéns pela organização de sua dissertação, sendo que teve êxito na estruturação de sua dissertação.
    “Portanto, é ilógico pontas que em um país desenvolvido, a persistência dessa brutalidade contra os corpos femininos seja colocada como segundo plano.” Percebo que quando coloca que a violência frente a mulher é pontuada como segundo plano, não houve uma citação real de onde você retirou esse fundamento. Citar algo é relevante quando se pode provar, já que não podemos atribuir opinião em dissertação, porém podemos argumentar.
    Ademais soube fundamentar o desenvolvimento e possui qualidade sobre o conteúdo exposto.

    • 2
  2. O filósofo Raimundo de Teixeira, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para o país que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. (1) Lamentavelmente, destaca-se a violência contra a mulher, problema recorrente na sociedade brasileira. (2) Nesse sentido, essa realidade se deve, principalmente à objetificação feminina e à globalização. (3)
    (1) Alusão filosófica: Pertinente ao tema e essencial para a problematização do tema;
    (2) Recorte do tema feito de maneira objetiva;
    (3) Apresentação de tesa com o encaminhamento argumentativo: à objetificação feminina AGR 1 e à globalização ARG 2.
    Obs.: A Introdução está muito bem estruturada e a relação de ideias é nítida nesse momento de apresentação do tema.

    Primordialmente, é explícito que as mulheres sofrem com a sua reificação. (4) Desde os primórdios da civilização, o corpo feminino é visto somente como um objeto de agrado aos homens e que os mesmos podem fazer o que quiserem, trazendo à tona a violência, tanto sexual como psicológica. (5) Nessa lógica, o Mito de Procusto evidencia que todos devem se encaixar em um padrão e aqueles que não pertencerem devem ser execrados. (6) Essa visão é semelhante ao pensamento de muitos machistas, visto que não aceitam o fato de que a mulher possa ser um indivíduo independente e ter os mesmos direitos. (7)
    (4) Novo momento do alusão ou menção filosófica;
    (5) O termo filosófico é aprofundado e vinculado a discussão com indícios de argumentação;
    (6) A alusão é pertinente ao tema e é devidamente explicada e exemplificada, porém, o termo “execrados”, pode soar rebuscado (aqui fica a seu critério);
    (7) “Essa visão é semelhante ao pensamento de muitos machistas”, Sim isso é verdade, porém quem seriam os “muitos machistas”? Dica: A sociedade patriarcal seria um complemente mais dinâmico para a validação da argumentação. O término da oração apresenta um ótimo fechamento argumentativo.

    Ademais, cabe avaliar o quanto a globalização contribuiu para que a mulher sofresse ainda mais traumas. (8) Segundo “Histórias e Conversas de Mulher”, livro de Mary Del Priore, a mundialização com a sua supressão de fronteiras relaciona-se com a proliferação de crimes organizados, com ênfase em tráfico internacional de mulheres. (9) Portanto, é ilógico pensar que em um país desenvolvido, a persistência dessa brutalidade contra os corpos femininos seja colocada como segundo plano. (10)
    (8) Retomada da Globalização, porém superficialidade nos “mais traumas”, pois não são destacados os primeiros traumas ou traumas anteriores;
    (9) Aqui é relacionado uma consequência e desenvolvida por meio da exemplificação da obra literária;
    (10) Fechamento textual relaciona-se com a relação literária e apresenta novamente indícios de autoria;
    Devido aos fatos supracitados, é evidente que essa problemática deve ser resolvida e fazer jus ao lema de Raimundo. (11) Desse modo, cabe ao Estado implementar um projeto, utilizando-se de propagandas nas redes sociais, para induzir as mulheres a denunciarem quaisquer tipos de agressões, através do disque denúncia 180, canal criado pela Secretaria de Políticas Para as Mulheres. Á vista disso, espera-se garantir apoio e segurança para esse grupo da sociedade e trazer o país para um patamar de maior integridade. (12)
    (11) Retomada conclusiva no tópico frasal e a apresentação da informação “lema de Raimundo” torna o texto cíclico, Parabéns;
    (12) Análise da proposta de intervenção:
    Quem? Estado (Qual setor ou área do Estado); Sempre mobilizar um agente especifico, por exemplo o Ministério da Justiça ou Câmara dos Deputados.
    O que? implementar um projeto (ação);
    Como? utilizando-se de propagandas nas redes sociais (Meio/Modo);
    Efeito? espera-se garantir apoio e segurança para esse grupo da sociedade e trazer o país para um patamar de maior integridade. (Finalidade);
    Detalhamento? para induzir as mulheres a denunciarem quaisquer tipos de agressões, através do disque denúncia 180, canal criado pela Secretaria de Políticas Para as Mulheres (Detalhou o meio/modo);

    Segue as notas por cada competência exigida na correção da redação do ENEM:
    C1. LÍNGUA PORTUGUESA: 200 PONTOS
    C2. ABORDAGEM / GÊNERO: 200 PONTOS
    C3. DEFESA / COERÊNCIA: 160 PONTOS (Apresenta uma defesa inicial porém a coerência é superficial, em poucos momentos, devido à carência de aprofundamento).
    C4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 160 PONTOS (a coesão é prejudicada por alguns desvios apontados na C3).
    C5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 160 PONTOS (Não mobiliza um agente especifico ou relacionado a intervenção).
    NOTA FINAL: 880
    Bons estudos e parabéns por escrever, essa é a minha mais objetiva análise espero que possa ajudá-la.

    • 1
  3. O filósofo Raimundo de Teixeira, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para o país que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, destaca-se a violência contra a mulher, problema recorrente na sociedade brasileira. Nesse sentido, essa realidade se deve, principalmente, (faltou uma vírgula para isolar o aposto) à objetificação feminina e à globalização.

    Primordialmente, é explícito que as mulheres sofrem com a sua reificação. Desde os primórdios da civilização (que civilização)?, o corpo feminino é visto somente como um objeto de agrado aos homens e que os mesmos (o mesmo não pode ser utilizado como mecanismo de retomada substituindo pronome, pois é errado gramaticalmente) podem fazer o que quiserem, trazendo à tona a violência, tanto sexual como psicológica. Nessa lógica, o Mito de Procusto evidencia que todos devem se encaixar em um padrão e aqueles que não pertencerem (conseguirem) devem ser execrados. Essa visão é semelhante ao pensamento de muitos machistas, visto que não aceitam o fato de que a mulher possa ser um indivíduo independente e ter os mesmos direitos. Sendo assim, .. (poderia ter feito um desfecho. Cada parágrafo é como se fosse uma mini redação, com introdução (tópico frasal), desenvolvimento (repertório e contextualização do repertório) e conclusão (desfecho do parágrafo)).

    Ademais, cabe avaliar o quanto a globalização contribuiu para que a mulher sofresse ainda mais traumas. Segundo “Histórias e Conversas de Mulher”, livro de Mary Del Priore, a mundialização com a sua supressão de fronteiras relaciona-se com a proliferação de crimes organizados, com ênfase em tráfico internacional de mulheres. Sob essa perspectiva, .. (poderia ter feito um período aqui para contextualizar seu repertório articulando-o à sua argumentação, tornando-o produtivo). Portanto, é ilógico pontas (pontas?) que em um país desenvolvido (se tiver se referindo ao Brasil, ele é subdesenvolvido), a persistência dessa brutalidade contra os corpos femininos seja colocada como segundo plano.

    Devido aos fatos supracitados (coloque no início dos parágrafos operadores argumentativos, pois isso é exigência do ENEM. O ENEM exige que tenha pelo menos 2 no início dos parágrafos. Até o momento só teve 1, que foi o “ademais”), é evidente que essa problemática deve ser resolvida e fazer jus ao lema de Raimundo. Desse modo, cabe ao Estado (agente) implementar um projeto (ação), utilizando-se de propagandas nas redes sociais (detalhamento da ação), para induzir as mulheres a denunciarem quaisquer tipos de agressões (finalidade), através (vou considerar, mas o através não é aceito para indicar modo meio. Use por meio, mediante ou por intermédio, tá?) do disque denúncia 180, canal criado pela Secretaria de Políticas Para as Mulheres. Á vista disso, espera-se garantir apoio e segurança para esse grupo da sociedade e trazer o país para um patamar de maior integridade.
    RESULTADO:
    C1 -160
    C2 – 200
    C3 – 160
    C4 – 160
    C5 – 200
    NOTA FINAL: 880

    • 1
  4. Parabéns seu texto está bem organizado, bem estruturado.
    Nos seus desenvolvimentos vejo que faltou um pouco mais de argumentação.
    Tem alguns erros gramaticais.
    Alguns dos conectivos não estão nos lugares corretos, fazendo com que seu texto fique um pouco sem nexo.
    A conclusão não possui todos os elementos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.