A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

  • 1

Na série da BBC com a HBO, “I May Destroy You”, Michaela Coel, criadora e protagonista da obra, dá vida a uma personagem que passou pelo mesmo trauma que ela, a violência sexual. A partir disso, a personagem Arabella denuncia, mas encontra um sistema falho e repleto de julgamentos fortalecidos pelo machismo estruturado na sociedade. Dessa forma, notamos o quanto se faz necessário termos a sociedade e o governo lutando juntos pelo fim da violência contra a mulher, problema este que persiste em nossa sociedade.

Em primeiro lugar, ressaltamos a importância da Lei Maria da Penha, que desde 2006 contribui fortemente pelo fim destes crimes. Porém, ainda assim, segundo o “Mapa da Violência”, o número de assassinatos contra mulheres cresceu 230% na última década. Desse modo, notamos que apesar de já existir uma lei de proteção à mulheres violentadas, tal lei ainda não é totalmente efetiva na resolução do problema.

Além disso, o machismo que está enraizado na sociedade contribui para o pensamento de submissão da mulher ao homem, ou mesmo, de não intervir em relacionamentos tóxicos de pessoas que conhecemos. Entretanto, segundo a filósofa Djamila Ribeiro, “o silêncio é cúmplice da violência”, portanto, quando nos omitimos em situações de opressão e violência, estamos nos tornando cúmplices do problema.

Sendo assim, se torna  fundamental uma intervenção do Governo Federal para a resolução do problema, promovendo a criação de um programa de proteção para mulheres violentadas após a denúncia, até que seus agressores estejam presos, além de promover campanhas para a identificação dos tipos de violências sofridas, por meio dos meios de comunicação, como Televisão e mídias digitais. Assim, primordialmente lutando para que não hajam mais mulheres como Arabella, sem justiça no mundo.

Compartilhar

4 Correções

  1. C 1 – 80- Erros e desvios gramaticais. Na redação não é recomendável conjugar o verbo na terceira pessoa. Ao invés de
    C 2 – 120 – 3 repertórios, nenhum está produtivo.
    C 3 – 80 – Seu texto não deixa claro a sua ideia, isso é um ponto principal na redação. Na introdução vc não mostrou os seus argumentos, que eram pra ser seguidos no desenvolvimento, e isso deixou seu texto sem um caminho pra seguir, ele está sem rota.
    C 4- 120- Uso de conectivos no início dos parágrafos, isso faz com sua nota aumente. Porrém há repetições de palavras, melhor trocar por sinônimos. Além disso, tem parágrafo que só há 2 períodos, e isso não é bom, pq torna as frase muito longas.
    C 5- 120 – PI incompleta. Há duas propostas de intervenção, a mais completa apresenta: agente, ação e meio.

    NOTA FINAL: 520!!
    Parabéns!!! Continue praticando para alcançar os 900+.

    Dicas:
    – Planeja e desenvolva melhor o seu texto, dando um caminho a ser seguido.
    – Recomendado não conjugar verbo na terveira pessoa, e não usar gerúndio.
    – Busque dar produtividade para os repertório nos desenvolvimentos.
    – Repertório na introdução é rencomendado pra apresentar em poucas linhas, assim terá mais espaço pra apresentar sua ideia.

    • 1
  2. ▪︎Achei muito bom seu repertório sociocultural na redação.
    ▪︎Acho que faltar citar qual o tipo de violência contra a mulher,explicar um pouco mais qual vai ser a tese que você vai defender no texto.
    ▪︎Faltou um agente na proposta de intervenção e como aquilo poderá ser feito.Isso é muito importante para redação o agente, a medida que deve ser tomada, detalhes de como aquilo deve ser feito, por qual meio é qual a finalidade para essa ação.

    • 0
  3. Seu texto esta muito bem estruturado e achei muito interessante você ter colocado uma série como referência ao tema. No meu ver faltou um pouco de detalhamento em algumas partes do texto como por exemplo: ” campanhas para identificação dos tipos de violências sofridas” que tipos de violência? patrimonial, sexual , física , moral e psicológica. Tirando isso o seu texto está ótimo.

    • 0
  4. Sua redação tem uma estrutura correta, porém notei que você termina os períodos poucas vezes no último parágrafo (suas frases são longas, em algumas situações poderia colocar um ponto final em vez de uma vírgula)
    Exemplo: “Sendo assim, se torna fundamental uma intervenção do Governo Federal para a resolução do problema … televisões e mídias digitais.”
    *percebeu que você começou o período no SENDO ASSIM e terminou só no MÍDIAS DIGITAIS?*

    Em vez disso, poderia ser:
    Sendo assim, é fundamental uma intervenção do Estado para solucionar essa problemática. O Governo do Estado deve, por meio de…(meio/modo),promover a criação de um programa de proteção… estejam presos. Além disso, promover… televisões e mídias digitais.”
    *aqui já deu para ter 3 períodos em vez de apenas 1*

    CONTINUANDO
    Outra coisa que eu notei:
    Você poderia tirar 200 na competência 5 se tivesse usado
    AGENTE (quem vai fazer?)
    MODO/MEIO (por meio de quê?)
    AÇÃO (o que vai fazer?)
    DETALHAMENTO (enriquecer a ação de detalhes- “o programa de proteção vai acontecer tal dia” ou “o programa de proteção vai ser feito em tal lugar”
    FINALIDADE (para que vai ser feito isso?)

    obs: Sou nova aqui, não sei como deve ser a estrutura de uma correção, se eu deveria ter te dado uma nota ou comentado. É a minha primeira correção.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.