Iniciante

A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • 2

No livro “Eleanor&Park” da autora Rainbow Rowell, Eleanor é uma garota que passa por situações difíceis em casa, já que seu padrasto além de humilhá-la, comete abusos psicológicos, físicos e patrimoniais direcionados a sua mãe. Em analogia a ficção, é de conhecimento geral que a violência contra a mulher é perene na sociedade brasileira. Por conseguinte, a ineficiência da Justiça e o machismo enraizado na cultura do Brasil impulsionam ainda mais essa problemática.

Dessa maneira, é importante destacar que a Constituição Federal não é plenamente eficaz. A Lei Maria da Penha foi sancionada em 2006 a fim de coibir a agressão doméstica e familiar contra a mulher, bem como garantir direitos ás vítimas. Todavia, apesar da existência de determinações legais em oposição a opressões femininas, mulheres permanecem sendo violentadas não só em suas residências, como também em ambientes profissionais e áreas públicas, ou seja, os infratores não sentem-se intimidados em profanar a Carta Magma em quaisquer lugares.

Outrossim, é notório que a nação brasileira naturalizou a mulher ser inferior ao homem. Na série “As Telefonistas”, da plataforma de streaming Netflix, a personagem Ángeles sofre com seu cônjuge, Mário, que acha-se “proprietário” de sua esposa, ademais tornaria-se fraco diante de todos caso não a proibisse de trabalhar, como Ángeles não aceitou, foi agredida fisicamente. Essa realidade faz-se presente no Brasil, pois durante anos os indivíduos foram ensinados a associar a masculinidade a ser superior as suas consortes, assim como todas as mulheres, em adição, quando contrariados praticarem diferentes formas de agressões para demonstrarem autoridade e punição sob as mulheres.

Portanto, medidas são necessárias para solucionar esse empecilho. Cabe ao Ministério da Justiça elaborar o endurecimento das penalizações da Legislação e das fiscalizações das denúncias, juntamente com a mídia,  promovendo a conscientização sobre a violência contra a mulher, por meio de campanhas publicitárias em redes sociais, anúncios e jornais, com o fito de informar as pessoas sobre seus direitos, quando devem prestar queixas e quais são as formas de agressão sob a mulher. Somente assim será possível que a proteção das mulheres seja cumprida e que os transgressores não saiam impunes de seus atos.

 

Por favor, corrijam e deem nota de acordo com as competências do Enem. Grata!

Compartilhar

4 Correções

  1. Oii, Bru! Vi sua mensagem! Primeiramente, obrigada, fico feliz que tenha gostado das correções. Vou corrigir sua redação, e se tiver algum erro me fala, tá? :)

    –INTRO–
    -> ausência de vírgula: ‘ “Eleanor&Park”, da autora Rainbow…’; isole o nome da autora entre vírgulas, pois é um aposto
    -> ausência de crase: “analogia a ficção”
    -> dizer “é de conhecimento geral” é uma generalização, e isso deve ser evitado na redação
    -> a estrutura da sua introdução está correta, apresenta citação, contextualização + tema e uma tese de 2 argumentos

    –D1–
    -> estruturação correta
    -> amiga, eu não recomendo começar logo o D1 com um conectivo conclusivo, uma vez que você ainda vai apresentar suas teses e problematizações, o lugar de concluir é no final. Veja na internet conectivos pra começar o desenvolvimento 1, existem vários. Mas, atente-se: Em primeiro lugar/plano/análise, Primeiramente, Apriori e Aposteriori NÃO são expressões consideradas de coesão pelo INEP
    -> a crase é pro outro lado, mas acredito que foi apenas erro de digitação: “ás vítimas”
    -> “não” é uma palavra negativa, uma das partículas atrativas que exigem o uso da próclise: : “não sentem-se”, o correto seria “não se sentem”
    -> minha dica é você nunca terminar seu parágrafo com uma informação externa, no caso, a Carta Magna, pois é onde você vai concluir seu pensamento a respeito do problema
    -> da mesma forma que você não deve terminar seu parágrafo com uma “citação”, também não o comece. Você ja de cara trouxe a Constituição no seu tópico frasal, depois a lei na afirmação e a Carta Magna na conclusão, ou seja, 3 citações. Embora englobem tudo a mesma coisa, evite fazer isso, pois prejudica a organização do seu parágrafo. No primeiro período traga apenas uma espécie de “minirresumo” do parágrafo, deixe as citações no próximo período e finalize com sua opinião.
    -> outra coisa, acrescente-se “na prática” quando se referir a algo da Constituição que não é seguido, pois, na teoria, sabemos que ela é (ou deveria ser) plenamente eficaz sim. Ficaria: “…é importante destacar que, na prática, a Constituição Federal não é plenamente eficaz”
    -> e, por último, uma coisa que eu faço e recomendo muito: inicie cada período com um conectivo, isso enriquece seu texto e os corretores gostam

    –D2–
    -> aqui o seu tópico frasal está perfeito!
    -> toda vez que você colocar uma palavra estrangeira na redação, esta deve vir entre aspas: “de “streaming” Netflix”
    -> “que” é um pronome relativo, uma das partículas atrativas que exigem o uso da próclise: “que acha-se”, o correto seria “que se acha”
    -> falha estrutural em: “ademais tornaria-se fraco”. Amiga, é complicado explicar isso, vou tentar resumir. Existe uma ordem de prioridade nas frases: 1 próclise, 2 mesóclise e 3 ênclise. Usa-se a mesóclise quando o verbo estiver no presente do futuro/pretérito, no caso o verbo “tornaria” está no fut. do pretérito, o correto seria: ” ademais tornar-se-ia fraco diante de todos”. Entretanto, eu não recomendo usar mesóclise na redação, pois alguns corretores não gostam, eles acham que “força muito a gramática”. Minha recomendação seria uma alteração na frase para encaixar a próclise, já que está é a primeira da ordem, assim ficando: “de sua esposa, [este se tornaria fraco] diante de todos caso não a proibisse de trabalhar, [e como] Ángeles não…”. Coloquei um pronome demonstrativo “este”, que também é uma partícula atrativa, e, no final, o “e” no final tem sentido de contraposição, por isso admite ser precedido por vírgula.
    -> a sua problematização ficou toda baseada em “anos passados”, senti falta do >seuação: elaborar o endurecimento das penalizações da Legislação e das fiscalizações das denúncias
    -> agente: Ministério da Justiça e mídia
    -> meio/modo: por meio de campanhas publicitárias em redes sociais, anúncios e jornais
    -> finalidade: com o fito de informar as pessoas sobre seus direitos, quando devem prestar queixas e quais são as formas de agressão sob a mulher
    -> detalhamento: promovendo a conscientização sobre a violência contra a mulher

    -> ausência de vírgula: “Somente assim, será…”
    -> tente finalizar sua conclusão com uma retomada e não com mais uma finalidade. Você poderia ter feito uma ótima retomada à série que você citou.

    C1: 120 (colocação pronominal, pontuação, erro estrutural e generalização)
    C2: 200 (ótimo uso de repertório sociocultural)
    C3: 160 (invista mais na sua problematização)
    C4: 160 (organize melhor suas ideias dentro dos limites do parágrafo e use conectivos)
    C5: 200 (proposta de intervenção completa)
    =840 [representativa]

    Parabéns pela redação, Bru, você escreve super bem! Não se preocupe com os erros, no enem os corretores deixam escapar muitas coisas, eles não têm tempo de serem tão rígidos. Mas, procure sempre melhorar, a hora de você errar é agora. Qualquer coisa, sabe que pode chamar. Abraços e bons estudos! =)

    • 4
  2. Oii Bru!!!
    Sua redação está muito boa, trabalhou muito bem no tema. Uma dica que dou é trabalhar melhor nos conectivos, na sua problematização e organização de ideias.
    No segundo paragrafo, pode ultilizar “primeiramente”, “em primeira analise”…
    Bom, dedique-se bastante e continue treinando, você vai longe.
    Parabéns!!!

    • 1
  3. Sua redação está incrível!
    Uma dica: Escreva usando um conectivo nessas frases:
    “De modo que, na série “As Telefonistas”, da plataforma de streaming Netflix,”
    “E, essa realidade faz-se presente no…”
    “Em virtude disso, cabe ao..”
    E talvez você possa escrever, “sabe-se que, a Lei Maria da Penha…”, ou use outro conectivo, ficaria melhor.
    No restante das frases você usou conectivos, como por exemplo: “em analogia..”, “todavia”, “por conseguinte”, portanto continue escrevendo assim, acrescentando os conectivos nos inícios de frase que faltaram.
    Você escreve muito bem. Acredito eu, (sou iniciante), que faltaram algumas vírgulas, sobretudo no último parágrafo, portanto, sua nota é:
    CO1- 160, (falta de vírgulas)
    CO2- 200
    CO3- 200
    C04- 200
    C05- 200

    • 1
  4. Competência 1- 200 pts
    Competência 2 – 200 pts
    Competência 3 – 200 pts
    Competência 4 – 200 pts
    Competência 5 – 200 pts

    Sua redação está ótima, só achei que poderia usar palavras mais populares, algumas palavras eu não conhecia e tive que pesquisar o que significava. Uma boa redação não precisa conter palavras rebuscadas. 🤓

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.