Iniciante

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

  • 1

Na série “Bom Dia, Verônica”, da Netflix, a personagem Janete sofre abuso físico e psicológico de seu marido Brandão, sendo privada de possuir um aparelho telefônico e, posteriormente, é vigiada por câmeras em sua própria casa. Fora da ficção, a violência contra mulher – como retratado no seriado – é um quadro persistente na sociedade brasileira, tendo como duas principais causas o medo de denunciar e a sensação de superioridade dos agressores. Dessa forma, torna-se imprescindível a tomada de iniciativas para mitigar esse entrave, intrinsecamente ligado ao aspecto social

Sob esse viés, é mister destacar o receio de muitas mulheres em denunciar seus abusadores. Ainda no mesmo ponto de vista, o filósofo Heráclito afirma que nada é permanente exceto a mudança. No entanto, certas vítimas de violência doméstica tem medo de sofrer represália, por seus algozes, ao delata-los, adiantando a mudança que ressalta Heráclito. Tal situação é agravada pela omissão de pessoas – seja vizinhos ou parentes – que possuem conhecimento de casos de agressão contra mulheres mas não realizam a denúncia. Assim, observa-se a necessidade de incentivar o corpo social brasileiro a prestar queixas, para que menos casos, como o de Janete, ocorram.

Ademais a sensação de soberania de tais agressores contribui para o enorme índice de abuso contra a figura feminina no Brasil. Analogamente, dados da Secretaria de Política para as mulheres mostram que mais de 50% destas sofrem violências físicas.Paralelamente, cabe relacionar a cultura patriarcal como uma das principais influenciadoras de tal realidade, uma vez que a mulher é vista – por esse violentadores – como inferior ao homem.

Portanto faz-se necessário que medidas estratégicas sejam criadas para atenuar esse quadro. Para isso, urge que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos garanta segurança a todas às mulheres brasileiras, por meio da divulgação de cartilhas – contendo informações sobre a persistente violência contra mulher e número de delegacias próximas -, com a finalidade de incentivar a denúncia de casos abusivos. Essa campanha deverá ser publicada em redes sociais, como Instagram e Facebook, para que alcance maior público. Feito isso, a vida de muitas “Janetes” melhorará, abrindo caminho para um país menos opressivo.

Compartilhar

1 Correção

  1. OLÁ, Marcos!

    Gostaria de dizer que achei seu texto incrível, de verdade. Vc utilizou ótimos argumentos e execelentes repertórios(ps: quando vc citou a série “Bom dia, Verônica” ficou perfeito
    -sou fã kk- relacionou direitinho com tema, parabéns!)

    C1-160
    A palavra delata-los deveria estar acentuada
    “Seja vizinhos ou parentes” palavra seja deveria estar no plural, concordando com vizinhos e parentes.
    Ausência de vírgula após conectivos, tais como: assim e portanto.
    “que possuem conhecimento de casos de agressão contra mulheres mas não realizam a denúncia” antes de conectivos adversativos é necessária a utilização de vírgula, uma vez que indica a introdução de uma oração coordenada adversativa.
    C2-200
    Relacionou muito bem os repertórios ao texto e às teses defendidas
    C3- 160
    Faltou realizar o fechamento do D2 para deixar o texto como um todo mais harmônico. E há pouca presença de marca de autoria(expresse mais sua indignação com o problema emergente)
    C4- 200
    C5-200 =============== Total=920

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.