Aprendiz

A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • 0

“Mulheres delas viemos e pra elas voltaremos ” é uma citação do livro “O Manual dos Manuais ” de Paulo Coelho. Essa frase faz com que refletimos o real valor da mulher como um todo no tempo comtempôraneo .Desde os períodos coloniais vemos as mulheres serem totalmente reprimidas e violentadas na sociedade brasileira e em todo mundo. E toda essa violência pode ser resumida em poucas palavras ,DESIGUALDADE DE GÊNERO .

Maria da Penha é uma mulher negra que foi perseguida pelo seu marido, ela sofreu duas 2 tentativas de feminicídio, além te todas as outras agressões que já caracterizava o pensamento horrendo e equivocado do agressor em relação ao corpo e mente feminina. Depois de uma luta árdua tentando sair daquela situação , viu-se em uma cadeira de rodas permanentemente , resultado do acometimento sofrido . Hoje o seu nome dá referência a LEI MARIA DA PENHA criada em 2004 que protege mulheres das mais diversas violências.

237 mil mulheres já denunciaram violência domestica segundo o G1 ,uma parte dessas denuncias resultaram em algumas prisões ou metidas protetivas. Em controvérsia, vemos uma parcela grande de metidas protetivas que não foram respeitadas e acabaram com a morte das demais . Também há aquelas denuncias que foram retiradas por ‘arrependimento’ , pois a maioria dessas mulheres dependem financeiramente e emocionamento dos parceiros, dificultando o processo de incriminação do sujeito.

Para que esse desafio seja vencido podemos apostar na parceria das escolas públicas e particulares  com a polícia militar para que através de palestras em instituições educacionais efetuarmos a conscientização dos alunos, para uma formação de cidadãos conscientes da gravidade que é qualquer tipo de violência ,principalmente a violência contra a mulher.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, aqui algumas dicas :).
    Nunca use na redação do Enem o verbo na primeira pessoa, ou seja, não pode colocar palavras como “eu acho” “deveríamos” “podemos” etc.
    A redação do Enem é dissertativa-argumentativa, em outras palavras, a redação no Enem deve ser um texto que tenha o seu ponto de vista sutilmente (sem usar a primeira pessoa) e que tenha argumentos para comprovar o mesmo, o seu texto tá parecendo uma história.. você nunca pode fazer isso pois foge dos padrões.
    *Aqui segue a ordem dadas pela maioria dos professores de redação*
    Introdução: – contextualização – aqui você vai começar por algo mais amplo, no caso desse seu tema poderia ter sido sobre a VIOLÊNCIA em si.
    – tema – agora nessa parte você irá falar sobre o tema em questão, ou seja, você vai falar sobre o tema com as suas palavras.
    – tese – aqui você vai colocar o seu ponto de vista, tu vai fazer duas perguntas básicas : O que eu acho sobre esse tema? e porque isso acontece?, após fazer essas perguntas e colocar no texto ( com suas palavras, é óbvio) tu irá tirar duas causas para o problema acontecer, essas serão, respectivamente, seus dois parágrafos de desenvolvimento.
    Desenvolvimento 1 e 2: – afirmação – você vai afirmar que alguma coisa (pode ser sobre a violência da mulher ou pode ser sobre a primeira causa que você citou no parágrafo de introdução).
    – explicação – agora você vai explicar o porquê disso acontecer.
    – exemplificação – você vai mostrar que o q vc disse anteriormente é verdadeiro, pode ser citação de filósofos, dados estatísticos, reportagens, exemplos reais, etc.
    – Conclusão – essa parte serve para vc não terminar o seu parágrafo de desenvolvimento do nada, pois tem pessoas que apenas lançam as coisas e não concluem, use conectivos ex: (Com isso, Com base nisso, Desse modo, Dessa maneira, Dessarte..) e diga que tal problema deverá ser resolvido.
    Conclusão: Esse é o mais fácil. use um conectivo de resumo ( portanto, conclui-se então, percebe-se então que…) logo após afirmar que medidas devem ser necessárias vc deverá fazer as 4 perguntinhas básicas, (Quem? O que? Como? Por meio de que?) fazendo isso não terá erro, faça as mesmas perguntas para a próxima proposta de intervenção e feche sua redação com uma “conclusão da conclusão”, pode ser por meio da retomada de repertórios citados anteriormente ou simplesmente dizendo que o q vc propôs será possível de obter a extinção da problemática.
    Extra: procure ler redações nota mil.
    Não escreva palavras difíceis pois isso não acrescenta em nada se vc n souber utilizá-las.
    Seja simples e clara nas suas orações.
    Procure não errar acentuações.
    Com essas dicas e bastante prática vc irá melhorar e chegará na tão sonhada nota mil.
    P.S: não sou professora, sou iniciante e erro muito, porém eu procuro sempre ajudar os outros no que posso.

    • 1
  2. Larissa, irei fazer algumas sugestões.
    Primeiro parágrafo:
    “[…] Essa frase faz com que refletimos o real valor […] no tempo comtemporâneo”
    Neste trecho, acredito que o uso correto do verbo seria “reflitamos”. Além disso, a palavra contemporâneo que foi escrita com m no lugar de n.
    “[…] na sociedade brasileira e em todo mundo.”
    Eu escreveria, neste trecho: “em todo o mundo”, para diferenciar todo o mundo (planeta) de todo mundo (pessoas) .
    “[… ] DESIGUALDADE DE GÊNERO.”
    Não entendi o uso de maiúsculas, mas não acredito que seja interessante para a redação do ENEM.
    A utilização das vírgulas também é importante. Elas sempre sucedem uma palavra e precedem um espaço. Assim, devemos usar a vírgula (veja como ela tá juntinha na esquerda e separada na direita).
    Devo também salientar que considerei sua redação muito expositiva. Vi muitos fatos e informações que posso pesquisar, mas não vi argumentos no seu texto. Você deve, ao realizar uma redação, convencer quem está lendo a entender o seu ponto de vista.
    Bons estudos!

    • 1
  3. 1- Você não é obrigado a usar citações no começo da redação. Tente usar referências pop, referências históricas, flashes, referências literárias e até mesmo fale o óbvio (descreva o que está acontecendo atualmente). Fazer com que o leitor saiba qual tema está sendo abordado é fundamental.
    2-“Mulheres delas viemos e pra elas voltaremos ” é uma citação do livro “O Manual dos Manuais ” de Paulo Coelho. Essa frase faz com que refletimos o real valor da mulher
    como um todo no tempo comtempôraneo.
    -Existe um “pulo” nesse trecho. Faltou um ser um pouco mais amarrado e coerente;
    -“Essa frase faz com que refletimos o real valor da mulher como um todo no tempo comtempôraneo” poderia ser refraseada para ser mais curta e fluída:” Essa frase traz a reflexão sobre o valor da mulher no mundo contemporâneo…”;
    3-“no tempo comtempôraneo .Desde os períodos coloniais vemos…”
    – Nesse trecho existe um pulo histórico muito grande, invertido e sem coesão;
    4-“E toda essa violência pode ser resumida em poucas palavras ,DESIGUALDADE DE GÊNERO .”
    – Apresentar sua tese foi um acerto, mas maneira como você fez foi um erro. Tu não apresentou todos os argumentos que seriam usados no desenvolvimento. Ademais, faz-se necessário acrescentar que escrever em letras maiúsculas é proporcional a gritar na vida real, ou seja, não é bem vindo em textos formais;
    5-“Maria da Penha é uma mulher negra que foi perseguida pelo seu marido, ela sofreu duas 2 tentativas de feminicídio, além te todas as outras agressões que já caracterizava o pensamento horrendo e equivocado do agressor em relação ao corpo e mente feminina. Depois de uma luta árdua tentando sair daquela situação , viu-se em uma cadeira de rodas permanentemente , resultado do acometimento sofrido . Hoje o seu nome dá referência a LEI MARIA DA PENHA criada em 2004 que protege mulheres das mais diversas violências.”
    – Tu percebe que seu texto tem um teor expositivo muito forte? A maioria dos leitores pensaria que estão consumindo um artigo da Wikipédia ou algum texto informativo. O problema é que você está escrevendo um texto dissertativo-argumentativo, assim não basta apenas falar sobre um tema, mas também é preciso se posicionar e argumentar sobre esse;
    -Não há tópico frasal;
    6-“237 mil mulheres já denunciaram violência domestica segundo o G1 ,uma parte dessas denuncias resultaram em algumas prisões ou metidas protetivas. Em controvérsia, vemos uma parcela grande de metidas protetivas que não foram respeitadas e acabaram com a morte das demais . Também há aquelas denuncias que foram retiradas por ‘arrependimento’ , pois a maioria dessas mulheres dependem financeiramente e emocionamento dos parceiros, dificultando o processo de incriminação do sujeito.”
    -Expositivo
    -Como você pode provar seu argumento? A resposta: repertório sociocultural produtivo
    7-“Para que esse desafio seja vencido podemos apostar na parceria das escolas públicas e particulares com a polícia militar para que através de palestras em instituições educacionais efetuarmos a conscientização dos alunos, para uma formação de cidadãos conscientes da gravidade que é qualquer tipo de violência ,principalmente a violência contra a mulher.”
    – Tu não fez uma conclusão modelo ENEM. Para conseguir fazer uma conclusão nesse modelo, te darei uma ajuda: PARÁFRASE DA TESE + PROPOSTA DE INTERVENÇÃO com agente, ação, meio, objetivo e detalhamento + FECHAMENTO que dialogue com a introdução ou título = CONCLUSÃO.
    GERAL:
    C1- Muitos erros gramáticos e desvios de formalidade.
    C2-Não respeitou o modelo dissertativo-argumentativo e também não usou o repertório sociocultural produtivo.
    C3-Não selecionou, relacionou e organizou as ideias de maneira coerente.
    C4-Não usou métodos para escrever um texto fluído e amarrado.
    C5-Proposta de intervenção incompleta e sem detalhamento.
    Tentei fazer uma crítica construtiva do seu texto e recomendo que comece estudando o básico. Boa sorte nos estudos!

    • 1
  4. Pesquise um pouco sobre estrutura de redação para o ENEM. Vc n escreve errado, mas o ENEM exige certos padrões. Pesquise: Conectivos na redação e Proposta de intervenção e os 5 elementos. Fora isso mt bom o texto.
    E é bom vc começar a estudar tbm o que o ENEM corrige na redação. Possui uns 5 níveis e cada um com 200 pontos. Isso já é meio caminho andado pra ter uma boa redação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.