A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

  • 0

Na série brasileira “coisa mais linda” a personagem Lígia é uma mulher que abriu mão do seu sonho de ser cantora e é agredida por seu marido Augusto. Já fora da ficção, isso é uma realidade no Brasil, pois muitas mulheres ainda sofrem esse tipo de violência.

Durante o final do século XX e início do século XXI mais de 92 mil mulheres foram assassinadas no país. O crescimento do feminicídio é um grave problema e a sociedade brasileira sofre com essa barreira.

Contudo, caminhamos lentamente em direção a uma solução para o problema. Apesar da violência contra a mulher ser crime, muitas mulheres não denunciam o seu agressor, por já sofrerem uma violência psicológica o medo as impede de denunciá-los.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Justiça em união com a Polícia Civil poderia criar uma plataforma para receber mensagens de textos de forma anônima, podendo facilitar no processo de investigação e punição do agressor mediante a lei brasileira. Ademais, como já dizia o filósofo Jean-Paul Sartre “a violência seja qual for a maneira como ela se manifesta é uma derrota”. Assim, o MEC deveria realizar programas e palestras em escolas brasileiras mostrando que a violência nunca deve ser presente em nossas vidas e que todos devem se respeitar e respeitar aqueles que vivem ao seu redor.

Compartilhar

5 Correções

  1. Você escreveu muito bem, foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação pra evitar: não exceda a conclusões do texto de 30 linhas, esta deve ser menor que os desenvolvimentos. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim !

    • 0
  2. “Durante o final do XX” – final do que?
    1- faltou alguns argumentos, os dois primeiros paragrafos ficou repetitivo.
    2- Importante citar outros tipos de violência seja ela psicologica, moral, econômica, social. e motivos que levam a agressão contra a mulher.
    3- a conclusão ficou boa.
    nota 500

    • 0
  3. 1. A sua tese ficou bem “rasa”, faltou aprofundamento.
    2. Faltou argumentos (sua opinião) nos 2 parágrafos e conectivos que liguem eles entre si.
    3. A conclusão ficou legal, porém, não entendi como você conseguiu solucionar algo sem ao menos expor algo a ser solucionado.

    • 0
  4. faltou argumento e conectado cuidado com pontuação.tem internet muito videos aulas, faltou citações para redação. nota 505

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.