Iniciante

A persistência da violência contra a mulher-ENEM 2015

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SE POSSÍVEL COLOQUEM NOTA,GRATA DESDE JÁ.

Na música ”perdeu a razão” das cantoras Joelma e Marília Mendonça ,é narrado o ato da agressão.Lançada em 2018, a canção ratifica a persistência da violência até os dias atuais, excluindo o mito do extermínio desse hábito ultrapassado.

Baseada nas antigas nações,como a Grécia, em que o homem era denominado “pater” e administrava o “oiko” ou clã,o sentimento patriarcal tomou força.Atualmente, as consequências de tal linha de pensamento é ainda visível, especialmente nas camadas mais conservadoras da sociedade,engatilhando crenças da inferioridade feminina e dominação total masculina.

A título de exemplo,temos o caso de Romina Ashraf, Iraniana de 14 anos, decapitada pelo pai com a acusação de ferir a honra da família, logo após fugir de casa com o namorado , quando o mesmo se opôs ao casamento de ambós. Este e outros casos  representam a realidade do século XXI.

Cabe então aos grupos sócias primários,reformular os métodos educacionais enfatizando a igualdade,também ao governo avivar as campanhas de denuncia e enriquecer as leis da proteção à mulher oferecendo assistência.

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3 Correções

  1. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 140 pts:Seu texto é bem escrito, no entanto, falta pontuação em muitos locais que deveria ter e pequenos desvios gramaticais.
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 120 pts:Você compreendeu a proposta, mas não deixou isso bem definido. Sua tese não está bem definida. Você trouxe o conhecimento da Grécia Antiga, mas não relacionou tão bem com sua argumentação, por exemplo. Além disso, o exemplo da garota iraniana ficou”jogado”. Não tem um desenvolvimento além do exemplo.
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120 pts: Sua opiniões ficam claras, mas pouco desenvolvidas, ou quase não desenvolvidas. Como disse, o D2 sequer existe.
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 140 pts:Você usa bem os conectivos, mesmo sendo poucos.
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 80 pts: proposta de intervenção insuficiente. Não apresenta agentes específicos, não explica quem, o quê e como. Grupos primários? O que seriam eles? O governo? O governo é algo muito abrangente, qual âmbito do governo faria o quê? Estude os ministérios e suas funções, as secretarias, as repartições governamentais e suas funções.
    Nota: 600
    Espero ter ajudado. Abs

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  2. Oi, boa tarde. Tudo bem? Espero que sim! :)
    Estou estudando redação pro Enem, e com base no que eu já estudei, vou tentar te ajudar.
    Na introdução no meu ponto de vista não ficou muito claro a tese, que o problema persiste é verdade, mas por qual motivo?
    É por falta que a mulher não tem voz ativa? Medo? Por ser desacredita?
    Gostei muito da redação, espero ter ajudado. Meus parabéns!

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  3. Oii! Vou tentar te ajudar!
    – Competência 1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 120 Pts
    -Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160 Pts
    – Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema limitados

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